ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

Centre for Nanotechnology and Smart Materials Encontro com a Ciência e Tecnologia 2010 Lisboa, Julho
Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Controlo da Estratégia.  Estratégias - forward looking e baseadas em pressupostos  Controlo – resultados reais vs. esperados/standard  Necessidades.
Estratégias de Diferenciação. Ser diferente é ser inteligente : A empresa diferencia-se da concorrência quando oferece qualquer coisa única que é valorizada.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
Gestão do capital intelectual : A nova vantagem competitiva das organizações Acadêmica: Laraue Pommerening Gestão do conhecimento Autores: Florinda de.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
Análise e qualificação de funções  Posto de Trabalho - Conjunto de tarefas com exigências (aptidões, responsabilidades, esforços e condições de trabalho),
Territórios sustentáveis
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Organização e Análise de Projectos
Valéria Maria Lauande Março/2010
Disciplina: Sistemas de Informação
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA FUNÇÕES ATRIBUIÇÕES GESTÃO MODERNIZÃÇÃO TENDENCIAS AUTONOMIA ESTRUTURA MUDANÇAS.
Plano de Projeto de Negócio
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Gestão de processo Dutra 2017.
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Eviline Neermann Coordenadora da Qualidade
Introdução ao RUP – Rational Unified Process
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Gestão Eficiente de Informática Aplicada
Planejamento.
Definições - Projecto - Equipa
Measuring Eco-Innovation René Kemp
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Sistema sócio técnico aberto
Carteira e Planejamento Agregado
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO PROCESSO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Desenvolvimento Organizacional
Projeto Estruturado de Redes
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Modelo Toyota Valéria Castro.
Vender um Produto ou Serviço
Instrumentos Utilizados
Treinamento.
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
GSI030 – engenharia de software
PLANO DE CAPACITAÇAO EM MDL Dr Tsamba
CICLO DE CONFERÊNCIAS EPUL
MBA em Gestão de Projetos
Desenvolvimento da Comunidade
FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
GSI030 – engenharia de software
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Relatório A3 Resumo do Projeto
Introdução à Engenharia Civil
Papéis dos gerentes de projetos
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
Total Rewards STRATEGY
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS Introdução

O que é um projecto? É um esforço temporário levado a cabo para criar um novo produto ou serviço.

Atributos de um projecto Ser único e específico; Ter prazos Ser complexo; Ter elevado risco; Ter potencial de conflito

Orçamentação Projectos Não projectos Baseia-se em dados previsionais e são construídos de raíz Baseiam-se em dados já observados em anos anteriores e situações repetidas

Da tarefa ao programa Programa Projecto 2 Projecto 1 Actividade 1.1 Tarefa 2.1.j Tarefa 2.2.1 Tarefa 2.2.2 Tarefa 2.2.3 Tarefa 2.2.j Actividade 1.1 Actividade 1.2 Tarefa 1.1.1 Tarefa 1..1.2 Tarefa 1..1.3 Tarefa 1.1.i Tarefa 1.2.1 Tarefa 1.2.2 Tarefa 1.2.3 Tarefa 1.2.j Tarefa 2.3.1 Tarefa 2.3.2 Tarefa 2.3.3 Tarefa 2.2.j

WP Tasks T8.1: Common cases and combination of assessments WP8. Environmental, economic and social sustainability assessment T8.1: Common cases and combination of assessments T8.2: Environmental impacts of organic and low-input cropping systems T8.3: Resource use efficiency analysis of local/regional food supply systems T8.4: Socio-economic evaluation of crop production and food supply systems T8.5: Legal and economic aspects of organic and low-input plant breeding

Ciclo de vida de um projecto 1. Concepção 2. Desenvolvimento 3. Implementação 4. Conclusão Nível de Actividade Identificar necessidades Identificar Alternativas Estudar viabilidade Submeter propostas Obter aprovação para avançar Desenvolver estudos Seleccionar equipamento Comprovar cálculos Orçamentar e calendarizar Obter aprovação para avançar Definir a organização Definir especificações finais Rever o design Estabelecer contratos Verificar desempenho Introduzir alterações Libertar recursos Documentar resultados Transferir responsabilidades Afectar os membros da equipa a novas tarefas

Percentagem de execução Tipos de ciclos de vida 100 Tempo Percentagem de execução

Porquê trabalhar numa óptica de projecto Necessidade de competir num mundo em grande mudança, com níveis de complexidade crescentes em que a capacidade de responder em tempo útil e de uma forma integrada se torna cada vez mais importante Permite atingir objectivos e desenvolver actividades organizacionais que não se enquadram na rotina da organização

O que é a gestão de projectos? É o processo de planeamento, execução e controlo de um projecto, desde o seu início até à sua conclusão, com vista à consecução de um objectivo final num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos, técnicos, financeiros e humanos

Ciclo dinâmico em gestão de projectos Objectivo Tempo Calendarização Orçamentação Definição da estratégia Planeamento Recursos Custo Execução Controlo Afectação de recursos Gestão da execução Coordenação de esforços Motivação Avaliação de resultados vs objectivos Relatórios Resolução de problemas Qualidade Produto Final

A gestão de projectos tem 3 objectivos relacionados Respeito pelo orçamento Cumprimento de prazos Satisfação das especificações dos clientes O gestor do projecto é responsável pelo trade off entre estes objectivos