SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.

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Transcrição da apresentação:

SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação Regular: Inclusão sob diferentes perspectivas Profa. Kelly Vigato da Silva Pedagoga com especialização em educação especial e na síndrome do autismo. Trabalha com múltiplas deficiências na APAE de Itatiba e coordena um projeto interdisciplinar no atendimento de alunos especiais.

Processo em construção INCLUSÃO Processo em construção

Mudanças: Sistema Educacional em geral; À sociedade; Às escolas – aspectos físicos; Às escolas – aspectos pedagógicos:

Professores; Diretores; Supervisores; Funcionários; Projeto Político – Pedagógico; Currículo; Avaliação.

Quebra do paradigma tradicional de Educação. Inclusão Escolar Quebra do paradigma tradicional de Educação.

Integração x Inclusão

Inclusão: É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro; Privilégio de conviver e compartilhar com as pessoas diferentes de nós.

Dificuldade dos alunos Mantoan (2003), afirma: É necessário uma modernização e reestruturação das escolas. Dificuldade dos alunos Modo como o Ensino é ministrado E de como a aprendizagem é concebida e avaliada

Na Inclusão: Os alunos aprendem nos seus limites; Professor explora as possibilidades de cada um.

Teoria e Prática

Integração: Aluno frequenta classe regular e o Ensino Especial; Inserção Parcial; Alunos se adaptam às exigências das escolas.

Então, a inclusão acaba sendo uma provocação, cuja intenção é melhorar a qualidade do ensino nas escolas.

Revista Nova Escola (2007): Há 10 anos  90% Atualmente  53%

APAE ??? As instituições especializadas (como as Apaes) são acima de tudo ESCOLAS.

APAE: Educação de qualidade; Currículo adequado; Atendimentos terapêuticos; Parceria entre professor e o terapeuta; Interdisciplinaridade.

O que devo fazer? Como devo fazer?

1º Passo: ACEITAR

2º Passo: BUSCAR INFORMAÇÕES

3º Passo: ESPECIALIZAR

Colégio Integral Equipe interdisciplinar que atende alunos especiais; Parceria da escola com a equipe especializada.

Bom desenvolvimento do educando. Resultado Bom desenvolvimento do educando.

Fácil??? Sabemos que não é!!!

É fundamental: Que o professor acredite em si mesmo; Faça sua parte; Acredite na capacidade dos alunos; Não desista nunca; Busque meios para vencer os obstáculos escolares.

Acredite: Você é Capaz!