SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação Regular: Inclusão sob diferentes perspectivas Profa. Kelly Vigato da Silva Pedagoga com especialização em educação especial e na síndrome do autismo. Trabalha com múltiplas deficiências na APAE de Itatiba e coordena um projeto interdisciplinar no atendimento de alunos especiais.
Processo em construção INCLUSÃO Processo em construção
Mudanças: Sistema Educacional em geral; À sociedade; Às escolas – aspectos físicos; Às escolas – aspectos pedagógicos:
Professores; Diretores; Supervisores; Funcionários; Projeto Político – Pedagógico; Currículo; Avaliação.
Quebra do paradigma tradicional de Educação. Inclusão Escolar Quebra do paradigma tradicional de Educação.
Integração x Inclusão
Inclusão: É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro; Privilégio de conviver e compartilhar com as pessoas diferentes de nós.
Dificuldade dos alunos Mantoan (2003), afirma: É necessário uma modernização e reestruturação das escolas. Dificuldade dos alunos Modo como o Ensino é ministrado E de como a aprendizagem é concebida e avaliada
Na Inclusão: Os alunos aprendem nos seus limites; Professor explora as possibilidades de cada um.
Teoria e Prática
Integração: Aluno frequenta classe regular e o Ensino Especial; Inserção Parcial; Alunos se adaptam às exigências das escolas.
Então, a inclusão acaba sendo uma provocação, cuja intenção é melhorar a qualidade do ensino nas escolas.
Revista Nova Escola (2007): Há 10 anos 90% Atualmente 53%
APAE ??? As instituições especializadas (como as Apaes) são acima de tudo ESCOLAS.
APAE: Educação de qualidade; Currículo adequado; Atendimentos terapêuticos; Parceria entre professor e o terapeuta; Interdisciplinaridade.
O que devo fazer? Como devo fazer?
1º Passo: ACEITAR
2º Passo: BUSCAR INFORMAÇÕES
3º Passo: ESPECIALIZAR
Colégio Integral Equipe interdisciplinar que atende alunos especiais; Parceria da escola com a equipe especializada.
Bom desenvolvimento do educando. Resultado Bom desenvolvimento do educando.
Fácil??? Sabemos que não é!!!
É fundamental: Que o professor acredite em si mesmo; Faça sua parte; Acredite na capacidade dos alunos; Não desista nunca; Busque meios para vencer os obstáculos escolares.
Acredite: Você é Capaz!