Docência do Ensino Superior

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Transcrição da apresentação:

Docência do Ensino Superior Currículo

Currículo Proposta educacional feita por uma instituição que se responsabiliza por sua fundamentação, implementação e avaliação. Tudo que acontece na escola é parte do currículo. Na instituição onde o curso é dado, nada é neutro.

Currículo Currículo ideal Currículo Real C. Aparente C. Oculto Declaração de intenções Conhece Amolda Executa Avalia Professor Currículo Real C. Aparente C. Oculto

Currículo Oculto Inadvertidamente: a instituição se revela Deliberadamente: a instituição omite certos valores e os faz conhecer por outras formas

Currículo Oculto Todas as concepções e valores que são transmitidos aos estudantes em uma instituição educacional, não por ensino formal, mas inconscientemente, pelo que a instituição cobra implicitamento do aluno (por exemplo: regularidade do trabalho, deferência a autoridade, respeito por motivação extrínseca etc.) B. R. Snyders, 1971

Concepção curricular Desenvolvimento cognitivo Formar indivíduo capaz de pensar Racionalismo acadêmico A escola deve selecionar o conteúdo relevante para aprendizado Relevância pessoal A escola deve formar pessoas felizes e adaptadas Tecnologia Busca a racionalidade e a eficiência

Concepção curricular Tradicional ou enfoque baseado em disciplinas Programa de estudo baseado em unidades ou tópicos Cada tópico estruturado de maneira racional Conhecimento compreendido como existindo independentemente (corpo teórico) O processo de aprendizado é baseado em informação, fatos e conceitos O papel do professor é selecionar e transmitir A avaliação é utilizada para confirmar a extensão do conhecimento aprendido e para classificar os estudantes Enfoque baseado em desempenho ou sistemas O programa é entendido como técnico, uma questão sobre os meios a serem utilizados para atingir determinados resultados (Ralph Tyler) Utiliza um processo de três fases: estabelecer objetivos, planejar métodos de estudo, testá-los A evidência do conhecimento é o desempenho – o que o indivíduo é capaz de fazer ou dizer O papel do professor é variável e depende de seu envolvimento no desenvolvimento do programa ou não O conteúdo é organizado em função da prática ou do desempenho

Concepção curricular Abordagem cognitiva O maior papel da escola ou universidade é desenvolver a mente, ajudar os estudantes a aprender a aprender, prover oportunidades a utilizar e fortalecer suas faculdades intelectuais O conhecimento é pessoalmente construído Professor e estudante deverão trabalhar em profundidade sobre conteúdos limitados O conteúdo é selecionada com base na oportunidade de prover o domínio de conceitos importantes e de praticar habilidades intelectuais chave. Avaliação visa permitir aos estudantes demonstar a compreensão e aperfeiçoar habilidades intelectuais Relevância pessoal Foco na relevância pessoal e no aprendizado pela experimentação (Knowles) O conhecimento relevante é aquele com significância pessoal e útil Baseado no estabelecimento de um clima de confiança e de respeito mútuo, com ênfase na colaboração Os estudantes avaliam seu aprendizado

Concepção curricular Abordagem sócio-crítica Objetiva desenvolver uma consciência crítica (Paulo Freire) O conhecimento é construído sob uma perspectiva histórica e cultural Trabalhos colaborativos com relevância social Avaliação baseda em trabalho em grupo e projetos

Concepção curricular Modalidades didáticas Dependem da concepção curricular Técnicas Recursos

Concepção curricular A escolha da concepção curricular depende, principalmente, de como o aluno aprende

Princípios de aprendizagem É fazer e manter conexões Depende de estar em um contexto que inclui desafio e oportunidade É uma busca ativa de significado É um processo em desenvolvimento É realizado por indivíduos que estão ligados a outros seres vivos sociais Depende muito do clima educacional em que ocorre Requer retro-informação Ocorre também informalmente e incidentalmente É baseado em contextos particulares e experiências pessoais Envolve habilidade dos indivíduos de monitorar seu próprio aprendizado

Currículo Objetivos Modalidade Didática Conteúdo Avaliação

Questões fundamentais O que caracteriza o conhecimento no seu curso ou profissão? Como ocorre o aprendizado? Quais os objetivos e metas? Que conteúdo é essencial? Como deve ser organizado o conteúdo? Qual o papel do professor? O que esperar dos estudantes?

Objetivos Quais? Como expressar? Quando? Níveis de especificação Para que(m) servem os objetivos?

Análise de um Currículo Perfil do graduando Objetivos do curso Competências e habilidades do profissional Organização do curso Desenvolvimento de conteúdos Evidências do Currículo Oculto (?)