Sistema de Gestão Econômica:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing.
Reunião de Análise Crítica dos Processos Corporativos Data: 20/02/2014 Local: Sala 7 – Subsolo – Bloco A Sistema de Gestão Integrada Processo: Gestão.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
Gestão Econômica Ana Beatriz Mauro Mona Sarout
Planejamento do Projeto Exemplo
Prefeitura Municipal de Guarujá
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - NITERÓI
ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL)
Investimentos em Ativo Fixo
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Administração Financeira III
Metodologia otimizada
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Controladoria Financeira
Tema 15- Avaliação de Desempenhos
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II
Avaliação de desempenho: geral
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Definição da Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA Alunos: Gustavo Brandão Luciana Padovez.
Avaliação de Desempenho Econômico
Modelo Conceitual do Sistema de Informação de Gestão Econômica
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Elaboração de Projetos
UNIDADE 4 – O Processo Estratégico: Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas.
Surgiu no início do século XX Surgimento no Brasil
Modelo de Planejamento Estratégico
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLÁSSICO
Instrumentos Utilizados
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Execução e Controle
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
II CONEXSUL II Congresso de Executivos das Associações Empresariais do Extremo Sul Qualidade de processos e serviços requer... Carlos Cyrne.
BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.
Funções de administração
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Sistemas de Informações Gerenciais
Planejamento Global de Eventos
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
DEFINIÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Instrumentalidade e Processos de Trabalho
0 Grandes verdades sobre o desenvolvimento de sistemas de gestão.
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
ORÇAMENTO EMPRESARIAL 3º Adm– 2º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
Clóvis Luís Padoveze Bauru - 27/04/ A Importância da Contabilidade nas Organizações 2. O Sistema Empresa e o Processo de Gestão 3. A Contabilidade.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão Prof. Carlos Alberto Pereira Prof. Reinaldo Guerreiro

Processo de Gestão PLANEJAMENTO EXECUÇÃO CONTROLE OTIMIZAÇÃO DO LUCRO E CRIAÇÃO DE VALOR

Foco no Planejamento Envolvimento no processo de planejamento das diversas áreas, objetivando o melhor desempenho econômico da empresa como um todo.

Foco na Execução Facilitar a ação dos gestores das diversas áreas, mantendo um sistema de informações econômico-financeiro que apoie todas as fases do processo decisório.

Foco no Controle Efetivar o controle dos desempenhos das diversas áreas no sentido de assegurar que o resultado econômico global seja efetivamente atingido.

Acompanha- mento de Resultados SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS VISÃO GERAL DO PROCESSO DE GESTÃO E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Diretrizes Estratégicas PLANEJAMENTO OPERACIONAL Pré Planejamento Planejamento de Curto/Médio/Longo Prazos Planos Aprovados EXECUÇÃO Transações Realizadas CONTROLE Acompanha- mento de Resultados Ações Corretivas Sistema de Simulações s/ Resultado Econômico Sistema de Apuração de Resultados Realizados Avaliação de Resultados e Desempenhos Econômicos Sistema Orçamentário Sistemas de Informações sobre Variáveis Ambientais SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 6

Planejamento Estratégico Tem como premissa fundamental assegurar o cumprimento da missão da empresa. Essa fase do processo de gestão gera um conjunto de diretrizes estratégicas de caráter qualitativo que visa orientar a etapa de planejamento operacional. O processo de planejamento estratégico contempla a análise das variáveis do ambiente externo (identificação das oportunidades e ameaças) e do ambiente interno da empresa (identificação de seus pontos fortes e fracos). Assim, o conjunto de diretrizes estratégicas objetiva evitar as ameaças, aproveitar as oportunidades, utilizar os pontos fortes e superar as deficiências dos pontos fracos. Papel Produto Processo Pré-requisito assegurar o cumprimento da missão da empresa. conjunto de diretrizes estratégicas. estabelecimento de cenários; identificação de oportunidades e ameaças ambientais; identificação dos pontos fortes e fracos; determinação das diretrizes estratégicas. clara definição da missão da empresa; envolvimento e participação dos gestores; conhecimento das variáveis atuais dos ambiente interno e externo; sistema de informações sobre variáveis ambientais; informações sobre os desempenhos passados. 7

Pré-Planejamento Operacional A fase de pré-planejamento operacional corresponde ao estabelecimento de objetivos operacionais, à identificação de alternativas de ação e à escolha das melhores alternativas que viabilizem as diretrizes estratégicas. Papel Produto Processo Pré-requisito assegurar a escolha das melhores alternativas que viabilizem as diretrizes estratégicas. conjunto de alternativas operacionais aprovadas. estabelecimento de objetivos operacionais; identificação de alternativas de ação operacionais; análise das alternativas disponíveis; escolha das melhores alternativas simuladas das áreas; consolidação e harmonização das alternativas. conjunto de diretrizes estratégicas; envolvimento e participação dos principais gestores; sistema de simulação de resultados econômicos. 8

Planejamento Operacional de Médio e Longo Prazos Essa fase de planejamento operacional corresponde ao detalhamento das alternativas selecionadas, dentro de determinada perspectiva temporal considerada pela empresa como médio e longo prazos (um ano, por exemplo), quantificando analiticamente recursos, volumes, preços, prazos, investimentos e demais variáveis planejadas. Papel Produto Processo Pré-requisito detalhar as alternativas operacionais aprovadas de forma a otimizar os resultados a médio e longo prazos. plano operacional de médio/longo prazos aprovado. definição do horizonte de planejamento; definição dos módulos temporais de planejamento; determinação dos recursos necessários ao alcance dos objetivos e metas; determinação das etapas e prazos conjunto de alternativas operacionais aprovadas; envolvimento e participação dos principais gestores; sistema de orçamentos. 9

Planejamento Operacional de Curto Prazo Essa fase corresponde a um re-planejamento efetuado em momento mais próximo à realização dos eventos e à luz do conhecimento mais seguro das variáveis envolvidas. O produto desta fase é o programa operacional para um módulo no horizonte temporal de curto prazo (por exemplo: um mês). Papel Produto Processo Pré-requisito re-planejar as ações, à luz das novas variáveis conhecidas, de forma a assegurar a otimização do resultado a curto prazo. plano operacional de curto prazo. identificação das variáveis internas e externas de curto prazo; análise da adequação do plano operacional de médio/longo prazos à realidade operacional do curto prazo; decisão quanto à manutenção ou revisão dos planos originais para o curto prazo; consolidação e harmonização das alternativas. plano operacional de médio/longo prazos aprovado; sistema de simulação de resultados econômicos; envolvimento e participação dos gestores. 10

Execução A fase de execução é exatamente aquela em que as ações são implementadas de acordo com o plano estabelecido e surgem as transações realizadas. Papel Produto Processo Pré-requisito cumprir os objetivos estabelecidos no planejamento operacional de curto prazo. transações realizadas. identificação das alternativas de execução para o cumprimento das metas; escolha das melhores alternativas; implementação das ações. plano operacional de curto prazo aprovado; sistemas de apoio à execução das operações. 11

Controle A fase de controle corresponde à implementação de ações corretivas, quando os resultados realizados são diferentes dos planejados, no sentido de assegurar que os objetivos planejados sejam atingidos. Papel Produto Processo Pré-requisito assegurar que os resultados planejados sejam efetivamente realizados. ações corretivas. identificação das transações realizadas; comparação dos resultados realizados com os planejados; identificação das causas dos desvios; decisão quanto às ações a serem implementadas. sistema de apuração de resultados realizados; envolvimento e participação dos gestores. 12

Vamos lá, não podemos errar todas... Previsão e otimização podem ser complexas Come on! It can‘t go wrong every time... Vamos lá, não podemos errar todas... Precisamos de Instrumentos de Gestão