Material para avaliação BSC Balanced ScoreCard

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Transcrição da apresentação:

Material para avaliação BSC Balanced ScoreCard Professor Douglas Pereira da Silva DPS.BSC Aula 4º parte ADM 2016.2

Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas.  Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.  DPS.BSC Aula 4º parte ADM 2016.2

DPS.BSC Aula 4º parte ADM 2016.2

DPS.BSC Aula 4º parte ADM 2016.2

Dois assuntos financeiros fundamentais têm sido amplamente reforçados, como sendo o resultado do Balanced Scorecard: O problema da mediação eficaz do desempenho organizacional e a questão relevante da implementação bem sucedida da estratégia. DPS.BSC Aula 4º parte ADM 2016.2

As medidas financeiras do desempenho foram evoluindo e hoje prevalece o conceito de Valor Econômico Adicionado (EVA). Esse conceito sugere que a menos que o lucro da empresa ultrapasse seu custo de capital, ele não estará criando valor para seus acionistas. Usando o EVA como uma lupa é possível determinar que, apesar da elevação dos ganhos, uma empresa pode estar destruindo o valor do acionista caso o custo de capital associado aos novos investimentos seja consideravelmente alto. DPS.BSC Aula 4º parte ADM 2016.2

Os relatórios financeiros são abstrações pela sua própria natureza. As medidas financeiras não são relevantes para vários níveis da organização. Os relatórios financeiros são abstrações pela sua própria natureza. A abstração neste contexto é definida pela mudança de nível, abandonando certas características. Quando disseminamos os contextos financeiros pela organização é exatamente o que fazemos – compilando informações em um nível cada vez mais elevado até que se torne quase irreconhecível e inútil ao processo decisório da maioria dos gerentes e funcionários. Os funcionários de todos os níveis da organização necessitam ter dados sobre o desempenho para se basearem. Essas informações devem ser bastante relevantes para que possa realizar suas atividades rotineiras. DPS.BSC Aula 4º parte ADM 2016.2

As Barreiras à Implementação Estratégica Apenas 10% das empresas executam sua estratégia Barreiras à execução da Estratégia Barreira da Visão Apenas 5% da força de trabalho entendem a estratégia Barreira Humana Apenas 25% dos gestores recebem incentivos vinculados à estratégia Barreira Gerencial 85% dos altos executivos gastam menos de uma hora por mês discutindo a estratégia Barreira dos Recursos 60% das organizações não vinculam a estratégia ao orçamento

O Balance Scorecard A empresa pode enfrentar muitos obstáculos para desenvolver sistemas medidores do desempenho que expressem corretamente o que é necessário. O que necessitamos é de um sistema que contrabalance a precisão histórica dos números financeiros com os motivadores do desempenho futuro enquanto auxilia as empresas a implementarem suas estratégias diferenciadoras. O Balanced Scorecard é a ferramenta que atende ambos os desafios.

Origens do Balance Scorecard O Balanced Scorecard foi desenvolvido por dois homens: Robert Kaplan, professor da Universidade de Harvard, e David Norton, um consultor igualmente da região de Boston. Em 1990, Kaplan e Norton lideraram um estudo de pesquisa para 12 empresas explorando novos métodos de medição do desempenho. A razão do estudo foi a crescente convicção de que as medidas financeiras do desempenho eram eficazes para a empresa financeira moderna. As empresas estudadas, assim como Kaplan e Norton, estavam convencidas de que a confiança nas medidas financeiras do desempenho estavam afetando sua capacidade de criar valor.

O que é Balanced Scorecard? Podemos descrever o Balanced Scorecard como um grupo de medidas cuidadosamente selecionadas para o Scorecard, são informações que os líderes usarão para comunicar aos funcionários interessados os resultados e motivadores de desempenho através dos quais a organização atingirá sua missão e seus objetivos estratégicos. No entanto, uma mera definição não é capaz de exprimir tudo que envolve o Balanced Scorecard. Visando melhores práticas de utilização do Scorecard, é considerado uma ferramenta que cumpre finalidades: É um sistema de medição, um sistema de gerenciamento estratégico e uma ferramenta de comunicação.

Perspectiva do Cliente Quando a empresa seleciona medidas para a perspectiva do cliente do Scorecard, deve responder a duas perguntas fundamentais: Qual é o nosso público alvo? Qual é a nossa proposta de valor para servi-lo? A escolha de uma proposta adequada de valor representa um grande desafio para quase todas as empresas. Muitas optarão por uma das três “disciplinas” a seguir.

Excelência Operacional: As organizações que buscam uma disciplina de excelência operacional dão enfoque ao preço baixo, conveniência e com freqüência, "sem luxos”. A rede Wal-Mart representa um bom exemplo de uma empresa operacionalmente excelente. Liderança no Produto.: Os líderes de produto procuram aprimorar constantemente os produtos de sua em Inovando sem parar, eles lutam para nada menos do que o melhor produto do mercado. A Nike exemplo de um líder de produtos no ramo de calçados esportivos. Intimidade com o Cliente.: O que define as empresas que cultivam a intimidade com a clientela é fazer todo o possível para oferecer para as necessidades específicas do cliente. Elas não visam uma única transação comercial, de uma relação de longa duração, ao seu profundo conhecimento das necessidades da clientela.