ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS MÉDICOS São Paulo, 10 de Março de 2009.
JEANETE HERZBERG Administradora de Empresas pela FGV - (80) CEAG/FGV – (83) Diretora de Construções Elétricas Eltec S/A 1987 - 1992 Diretora de Interact Ltda. - desde 1982 Membro do Conselho Consultivo do Centro de Voluntariado de São Paulo: 2002 - 2007 Curso de Marketing na University of Michigan (2000), de Empreendedorismo na BABSON College (2005) e Seminário “Associates, Partners and Appraisals” – PRIDE INSTITUTE (2007) - EUA
INTERACT Empresa de consultoria especializada em: Processos de Decisão Decisões Estratégicas Gestão de negócios www.interact-consult.com.br
O QUE DEFINE A ESCOLHA POR UM NEGÓCIO? Paixão pela atividade; Disposição de enfrentar riscos; UM CONSULTÓRIO É UM NEGÓCIO
TER UM NEGÓCIO PRÓPRIO É EMPREENDER É ASSUMIR RISCOS!
QUAIS SÃO E DE ONDE VÊM ESSES RISCOS?
O QUE É O NEGÓCIO? O QUE É O NÉGÓCIO Concorrência Mercado Forne- Alvo cedores Franquias O QUE É O NÉGÓCIO Capital Local Adminis- tração Sociedade
(“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol) Pode dizer-me que caminho devo tomar? Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) Não tenho destino certo. Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO = GPS DAS ORGANIZAÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir objetivos definidos.
ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição da visão,dos princípios e valores da organização e declaração da missão. Análise de ambiente externo e interno avaliar a posição/participação da empresa no mercado analisar fatores internos e externos utilizar dados fidedignos e consistentes.
ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição dos objetivos específicos Atendimento “técnico” - atualizado “Burocracia”: Marcação de consulta rápida e eficiente Menor tempo de espera pela consulta Processamento sem erros de documentação para convênio Emissão de recibos e/ou Nota Fiscal
ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Elaboração das ações Participação de cursos e congressos Implantação software de agenda e emissão de recibos Definição de: responsável(is) pela execução como e quando serão implementadas cronograma a ser seguido custos
ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição dos indicadores e metas Qualidade no atendimento “não médico” Tempo de permanência do paciente na recepção Meta: 15 minutos Implementação Estudo de processos (organização e métodos)
ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Avaliação: mensurar desempenho x investimento Alcance das metas verificar o cumprimento do cronograma identificar as dificuldades e prováveis falhas. Revisão
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Direciona os rumos da instituição e Dá sustentabilidade ao sugerir as seguintes reflexões:
QUEM SOMOS? O QUE É O NEGÓCIO? ONDE QUEREMOS CHEGAR? COMO FAREMOS? QUANDO? COM QUEM? A QUE CUSTO?
QUEM SOMOS? MÉDICO(S) BUSCANDO MONTAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO? MÉDICO(S) BUSCANDO ONDE TRABALHAR? INVESTIDOR(ES) BUSCANDO NEGÓCIOS ONDE APLICAR SEU DINHEIRO?
O QUE É O NEGÓCIO? CLÍNICA GERAL CLÍNICA DE ESPECIALIDADE POLICLÍNICA CENTRO DIAGNÓSTICO CENTRO CIRURGICO DAY CLINIC HOSPITAL
ONDE QUEREMOS CHEGAR? “Resolver os problemas clínicos e cirúrgicos de nossos pacientes, onde nosso objetivo maior, sem dúvida é o de contribuir para uma significativa melhora em sua qualidade de vida...” “Nosso principal objetivo é proporcionar a prática médica dentro dos mais altos padrões éticos e científicos, aliados à seriedade e à moderna tecnologia...” “Nossa missão é tornar a Clínica um ponto de referência para atendimentos oftalmológicos de qualquer natureza não só em nossa cidade, mas em toda a região...”
ONDE QUEREMOS CHEGAR? “X” DE FATURAMENTO “Y” PACIENTES ATENDIDOS “Z” CIRURGIAS “N” EXAMES ATENDENDO GRATUITAMENTE “W” PACIENTES DA COMUNIDADE
COMO FAREMOS? QUANTAS PESSOAS PRECISAREMOS? QUANDO E COMO CONTRATAR? QUE TAMANHO DE CLÍNICA PRECISAMOS (LOCAL FÍSICO, CUSTOS, RECEITAS) PLANEJAMENTO
COMO FAREMOS? QUE EQUIPAMENTOS SERÃO NECESSÁRIOS? QUANDO E COMO COMPRAR? QUE ESPECIALIDADES NECESSITAMOS? PLANEJAMENTO
QUANDO? ELABORAR CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DEFINIR RESPONSÁVEIS PELAS ATIVIDADES E SEUS RESULTADOS
COM QUEM? FORMAÇÃO DA EQUIPE EM FUNÇÃO DO TAMANHO E RITMO QUE SE QUER ATINGIR FORMA DE CONTRATAÇÃO: Funcionários, prestadores de serviços, estagiários, cooperados, pessoas jurídicas... PARCEIROS
A QUE CUSTO? PREVISÃO DE RECEITAS RELACIONAMENTO COM CONVÊNIOS CONTRATOS COM EMPRESAS PACIENTES PARTICULARES
A QUE CUSTO? PREVISÃO DE CUSTOS PESSOAL A CONTRATAR LOCAL DE FUNCIONAMENTO IMPOSTOS E TAXAS MATERIAL DE CONSUMO EQUIPAMENTOS
A QUE CUSTO? FLUXO DE CAIXA PREVISÃO DE LUCROS DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS CAPITAL PRÓPRIO OU DE 3os. INVESTIDORES
“A carreira médica está sendo invadida paulatinamente por requisitos e exigências típicas do setor empresarial e comercial.” Nishide, 2002
O QUE É MEU CONSULTÓRIO – MINHA CLÍNICA? Pessoa jurídica Carteira de Clientes Equipe Equipamentos Local estruturado Contratos com Convênios, Hospitais ou empresas
DE ONDE VEM OS RISCOS? O QUE É O NÉGÓCIO Concorrência Mercado Forne- Alvo Forne- cedores Franquias O QUE É O NÉGÓCIO Capital Local Adminis- tração Sociedade
MERCADO ALVO Quem são meus clientes? Pacientes particulares Pacientes de convênios Empresas Hospitais Outras clínicas Outros...
TIPO DE CLÍNICA Aspectos da medicina: Especialidade de atendimento Tipos de procedimentos Potencial de diversificação de atividades Potencial de crescimento da clínica Equipamentos
FORMALIDADES TRIBUTÁRIAS Aspectos contábeis e fiscais Balanço anual e balancetes mensais Lucro obtido no passado e projeções futuras Certidões negativas de débito (federal, estadual e municipal) Dívidas fiscais Regularização das exigências fiscais
CAPITAL Aspectos financeiros: Mix: particulares x convênio Contas a pagar e receber Fluxo de caixa Inadimplência
QUEM NÃO MEDE, NÃO CONHECE; QUEM NÃO CONHECE, NÃO CONTROLA; QUEM NÃO CONTROLA, CHUTA; QUEM CHUTA, NÃO FAZ GESTÃO!
FORMALIDADES TÉCNICAS Aspectos de funcionamento: Relacionamento com CRM e outros órgãos Licenças de funcionamento Regularização do imóvel
ADMINISTRAÇÃO Aspectos de pessoal Quantas pessoas são necessárias? Atendimento aos pacientes Treinamento Satisfação no trabalho Trabalho em equipe
ADMINISTRAÇÃO Aspectos trabalhistas: Registro de funcionários Recolhimento regular dos encargos trabalhistas Condições físicas de trabalho Processos trabalhistas
SOCIEDADE Aspectos societários: Quem são os sócios? Como é a divisão de responsabilidades? Existem impedimentos jurídicos para a venda?
MÉDICOS EMPREENDEDORES DEDICAÇÃO e ADMINISTRAÇÃO X “TOCAR O NEGÓCIO” “VAI DO JEITO QUE VAI”
EMPREENDER ENVOLVE CONHECER RISCOS TOMAR DECISÕES BASEADAS EM BOAS INFORMAÇÕES DEDICAÇÃO OLHAR PROFISSIONAL
JEANETE HERZBERG Jeanete@interact-consult.com.br www.interact-consult.com.br tel: 11 5686-5577 fax: 11 5521-2560