ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS MÉDICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
O que é gestão financeira
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
Administração Estratégica
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
Pós-Graduação - EAD FACINTER
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
2ª Oficina temática Gestão: como fazemos?
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Gestão de Projetos.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Plano de Negócio Elber Sales.
Apresenta.
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
O Início de um novo negócio
MARKETING FARMACÊUTICO
Universidade Federal Fluminense
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
clique.
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Proposta Comercial.
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
FUNÇÃO FINANCEIRA.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
DECISÕES ESTRATÉGICAS PESSOAIS E O CICLO DE VIDA DAS CLÍNICAS
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Função da Administração:
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Planejamento de Comunicação
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
APTUS Managemet O seu parceiro na Clínica Médica Excelência em Gestão
O PLANO DE MARKETING.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
O plano de Negócio.
Seu Agente de Mudança..
Planejamento Organizacional Integrado
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Plano de negócio.
Empreendedorismo ________________________________________
Balanced Scorecard.
Universidade Corporativa Procenge
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Plano de Negócio Exercício.
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Gestão Estratégica de Negócios
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Abertura e Estruturação Organizacional
Plano de produção ou plano operacional
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS MÉDICOS São Paulo, 10 de Março de 2009.

JEANETE HERZBERG Administradora de Empresas pela FGV - (80) CEAG/FGV – (83) Diretora de Construções Elétricas Eltec S/A 1987 - 1992 Diretora de Interact Ltda. - desde 1982 Membro do Conselho Consultivo do Centro de Voluntariado de São Paulo: 2002 - 2007 Curso de Marketing na University of Michigan (2000), de Empreendedorismo na BABSON College (2005) e Seminário “Associates, Partners and Appraisals” – PRIDE INSTITUTE (2007) - EUA

INTERACT Empresa de consultoria especializada em: Processos de Decisão Decisões Estratégicas Gestão de negócios www.interact-consult.com.br

O QUE DEFINE A ESCOLHA POR UM NEGÓCIO? Paixão pela atividade; Disposição de enfrentar riscos; UM CONSULTÓRIO É UM NEGÓCIO

TER UM NEGÓCIO PRÓPRIO É EMPREENDER É ASSUMIR RISCOS!

QUAIS SÃO E DE ONDE VÊM ESSES RISCOS?

O QUE É O NEGÓCIO? O QUE É O NÉGÓCIO Concorrência Mercado Forne- Alvo cedores Franquias O QUE É O NÉGÓCIO Capital Local Adminis- tração Sociedade

(“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol) Pode dizer-me que caminho devo tomar? Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) Não tenho destino certo. Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO = GPS DAS ORGANIZAÇÕES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir objetivos definidos.

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição da visão,dos princípios e valores da organização e declaração da missão. Análise de ambiente externo e interno avaliar a posição/participação da empresa no mercado analisar fatores internos e externos utilizar dados fidedignos e consistentes.

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição dos objetivos específicos Atendimento “técnico” - atualizado “Burocracia”: Marcação de consulta rápida e eficiente Menor tempo de espera pela consulta Processamento sem erros de documentação para convênio Emissão de recibos e/ou Nota Fiscal

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Elaboração das ações Participação de cursos e congressos Implantação software de agenda e emissão de recibos Definição de: responsável(is) pela execução como e quando serão implementadas cronograma a ser seguido custos

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição dos indicadores e metas Qualidade no atendimento “não médico” Tempo de permanência do paciente na recepção Meta: 15 minutos Implementação Estudo de processos (organização e métodos)

ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Avaliação: mensurar desempenho x investimento Alcance das metas verificar o cumprimento do cronograma identificar as dificuldades e prováveis falhas. Revisão

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Direciona os rumos da instituição e Dá sustentabilidade ao sugerir as seguintes reflexões:

QUEM SOMOS? O QUE É O NEGÓCIO? ONDE QUEREMOS CHEGAR? COMO FAREMOS? QUANDO? COM QUEM? A QUE CUSTO?

QUEM SOMOS? MÉDICO(S) BUSCANDO MONTAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO? MÉDICO(S) BUSCANDO ONDE TRABALHAR? INVESTIDOR(ES) BUSCANDO NEGÓCIOS ONDE APLICAR SEU DINHEIRO?

O QUE É O NEGÓCIO? CLÍNICA GERAL CLÍNICA DE ESPECIALIDADE POLICLÍNICA CENTRO DIAGNÓSTICO CENTRO CIRURGICO DAY CLINIC HOSPITAL

ONDE QUEREMOS CHEGAR? “Resolver os problemas clínicos e cirúrgicos de nossos pacientes, onde nosso objetivo maior, sem dúvida é o de contribuir para uma significativa melhora em sua qualidade de vida...” “Nosso principal objetivo é proporcionar a prática médica dentro dos mais altos padrões éticos e científicos, aliados à seriedade e à moderna tecnologia...” “Nossa missão é tornar a Clínica um ponto de referência para atendimentos oftalmológicos de qualquer natureza não só em nossa cidade, mas em toda a região...”

ONDE QUEREMOS CHEGAR? “X” DE FATURAMENTO “Y” PACIENTES ATENDIDOS “Z” CIRURGIAS “N” EXAMES ATENDENDO GRATUITAMENTE “W” PACIENTES DA COMUNIDADE

COMO FAREMOS? QUANTAS PESSOAS PRECISAREMOS? QUANDO E COMO CONTRATAR? QUE TAMANHO DE CLÍNICA PRECISAMOS (LOCAL FÍSICO, CUSTOS, RECEITAS) PLANEJAMENTO

COMO FAREMOS? QUE EQUIPAMENTOS SERÃO NECESSÁRIOS? QUANDO E COMO COMPRAR? QUE ESPECIALIDADES NECESSITAMOS? PLANEJAMENTO

QUANDO? ELABORAR CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DEFINIR RESPONSÁVEIS PELAS ATIVIDADES E SEUS RESULTADOS

COM QUEM? FORMAÇÃO DA EQUIPE EM FUNÇÃO DO TAMANHO E RITMO QUE SE QUER ATINGIR FORMA DE CONTRATAÇÃO: Funcionários, prestadores de serviços, estagiários, cooperados, pessoas jurídicas... PARCEIROS

A QUE CUSTO? PREVISÃO DE RECEITAS RELACIONAMENTO COM CONVÊNIOS CONTRATOS COM EMPRESAS PACIENTES PARTICULARES

A QUE CUSTO? PREVISÃO DE CUSTOS PESSOAL A CONTRATAR LOCAL DE FUNCIONAMENTO IMPOSTOS E TAXAS MATERIAL DE CONSUMO EQUIPAMENTOS

A QUE CUSTO? FLUXO DE CAIXA PREVISÃO DE LUCROS DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS CAPITAL PRÓPRIO OU DE 3os. INVESTIDORES

“A carreira médica está sendo invadida paulatinamente por requisitos e exigências típicas do setor empresarial e comercial.” Nishide, 2002

O QUE É MEU CONSULTÓRIO – MINHA CLÍNICA? Pessoa jurídica Carteira de Clientes Equipe Equipamentos Local estruturado Contratos com Convênios, Hospitais ou empresas

DE ONDE VEM OS RISCOS? O QUE É O NÉGÓCIO Concorrência Mercado Forne- Alvo Forne- cedores Franquias O QUE É O NÉGÓCIO Capital Local Adminis- tração Sociedade

MERCADO ALVO Quem são meus clientes? Pacientes particulares Pacientes de convênios Empresas Hospitais Outras clínicas Outros...

TIPO DE CLÍNICA Aspectos da medicina: Especialidade de atendimento Tipos de procedimentos Potencial de diversificação de atividades Potencial de crescimento da clínica Equipamentos

FORMALIDADES TRIBUTÁRIAS Aspectos contábeis e fiscais Balanço anual e balancetes mensais Lucro obtido no passado e projeções futuras Certidões negativas de débito (federal, estadual e municipal) Dívidas fiscais Regularização das exigências fiscais

CAPITAL Aspectos financeiros: Mix: particulares x convênio Contas a pagar e receber Fluxo de caixa Inadimplência

QUEM NÃO MEDE, NÃO CONHECE; QUEM NÃO CONHECE, NÃO CONTROLA; QUEM NÃO CONTROLA, CHUTA; QUEM CHUTA, NÃO FAZ GESTÃO!

FORMALIDADES TÉCNICAS Aspectos de funcionamento: Relacionamento com CRM e outros órgãos Licenças de funcionamento Regularização do imóvel

ADMINISTRAÇÃO Aspectos de pessoal Quantas pessoas são necessárias? Atendimento aos pacientes Treinamento Satisfação no trabalho Trabalho em equipe

ADMINISTRAÇÃO Aspectos trabalhistas: Registro de funcionários Recolhimento regular dos encargos trabalhistas Condições físicas de trabalho Processos trabalhistas

SOCIEDADE Aspectos societários: Quem são os sócios? Como é a divisão de responsabilidades? Existem impedimentos jurídicos para a venda?

MÉDICOS EMPREENDEDORES DEDICAÇÃO e ADMINISTRAÇÃO X “TOCAR O NEGÓCIO” “VAI DO JEITO QUE VAI”

EMPREENDER ENVOLVE CONHECER RISCOS TOMAR DECISÕES BASEADAS EM BOAS INFORMAÇÕES DEDICAÇÃO OLHAR PROFISSIONAL

JEANETE HERZBERG Jeanete@interact-consult.com.br www.interact-consult.com.br tel: 11 5686-5577 fax: 11 5521-2560