Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro

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Transcrição da apresentação:

Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro

PERIÓDICOS NACIONAIS 1ª FASE 1982 - 1994 42 PERIÓDICOS ANALISADOS OS TÍTULOS DOS ARTIGOS

Aproximadamente 2.000 artigos IDENTIFICADAS ATÉ 3 PALAVRAS-CHAVE PARA CADA ARTIGO

PERIÓDICOS NACIONAIS 2ª FASE 1995-2000 54 PERIÓDICOS NACIONAIS

ANALISADOS OS TÍTULOS E RESUMOS DOS ARTIGOS CLASSIFICADOS EM ATÉ TRÊS PALAVRAS-CHAVE

Avaliação Educacional Relações Público-Privado Administração Participativa

Administração de Sistemas Educacionais Educação e Profissionalização do Educador

ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR

“Indica artigos cujos títulos apontam predominantemente para a administração educacional em nível micro referidos à escola como instituição e como organização formal.”

31 palavras-chave representam 80% de incidência de artigos

Dez palavras-chave mais freqüentes 1982 - 2000

Palavra-chave Freqüência Percentual 01- Administração do Ensino Superior 529 6,55% 02- Administração da Educação e Determinantes do Contexto 412 5,10% 03- Política Educacional 387 4,83% 04- Políticas Públicas 325 4,02% 05- Administração Educacional Escolar 310 3,84%

Palavra-chave Freqüência Percentual 06- Formação e Desenvolvimento Pessoal 301 3,73% 07- Administração e História 241 3,00% 08- Poder 223 2,73% 09- Legislação 210 2,10% 10- Avaliação da Educação 201 2,50%

Palavras-Chave com destaque nos períodos: 1982-1994 /1995-2000 1982-2000

Administração do Ensino Superior Administração da Educação e Determinantes do Contexto Administração Educacional Escolar Política Educacional

Palavras-Chave com destaque 1982-1994 1982-2000 Legislação Políticas Públicas

Palavras-Chave com destaque 1995-2000 1982-2000 Poder Avaliação da Educação Formação e Desenvolvimento Profissional

Implicações para um Estado do Conhecimento em Administração da Educação

1)Abrangência Ampla 2)Relacionado ao momento Histórico 3)Específica e Geral 4)Quatro níveis de Interação

5)Planos que se sobrepõem 6)Ingerência entre sistemas de Ensino 7)Sistema Complexo Adaptativo

Outra imagem é a do sistema complexo adaptativo como expressiva e característica da área da Administração da Educação.

Estes sistemas se caracterizam pela interdependência entre o comportamento individual e coletivo

Os sistemas complexos adaptativos se definem pela população de agentes interativos sejam eles células, pessoas, animais, organizações, escolas ou outros sistemas.

CONCEITOS

“Gestão provém do verbo latino gero, gessi,gestum, gerere. Ele significa : levar sobre si, chamar a si, executar, exercer, gerar. (...)

... Um dos substantivos dele derivado é gestatio, gestação ou o ato de trazer em si algo novo, diferente.”

“ Administração da Educação é um termo amplo que engloba políticas, gestão, planejamento e avaliação.”

“Política foi conceituada como ‘diretrizes ou linhas de ação que definem e norteiam práticas, como as normas, leis e orientações.’”

“Gestão é o processo de coordenação da execução de uma linha de ação, executa um plano.”

“O planejamento educacional gera e alimenta políticas e operacionaliza e concretiza políticas. A gestão da educação é a coordenação dos esforços individuais e coletivos de implementação das políticas e planos.”

“Avaliação da educação foi definida ‘como um processo de análise ou julgamento da prática’ buscando através de seu acompanhamento a melhoria das práticas e das instituições escolares.”

“... Se a escola é a fonte primeira de dados que necessitamos para a reelaboração do domínio teórico da administração escolar, então é preciso regressar à escola, integrar-se a ela com os olhos e todos os sentidos do observador participante...

para sentindo-a, poder entendê-la, e entendendo-a poder explicá-la ...para sentindo-a, poder entendê-la, e entendendo-a poder explicá-la. Isso se consegue por meio da pesquisa etnográfica e do estudo de caso.” (Silva,2002,p.210)

LAP – Liderança Assistida pelos Pares

RESULTADOS COM OS ALUNOS CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS CLIMA INSTRUCIONAL COMUNIDADE RESULTADOS COM OS ALUNOS CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS COMPORTAMENTO ROTINEIRO DO DIRETOR CONTEXTO INSTITUCIONAL ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO

Nível socio-econômico Composição étnica Estabilidade Apoio dos pais COMUNIDADE (LOCALIZAÇÃO): Nível socio-econômico Composição étnica Estabilidade Apoio dos pais

CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS: Experiências profissionais; História pessoal Filosofia educacional

CONTEXTO INSTITUCIONAL Caracterização tipo: Programas estaduais Programas federais Trajetória Entidade de classes

CLIMA INSTRUCIONAL: Planta física Currículo social Disciplina Interelações: estudantes, staff e a comunidade

ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO: Currículo acadêmico; Estruturas e colocação: estrutura das classes, seleção dos estudantes; Avaliação e promoção dos estudantes;

Pedagogia: técnicas de ensino, trabalho de casa, agrupamento; Desenvolvimento do staff: avaliação, treinamento em serviço.

COMPORTAMENTO ROTINEIRO DO DIRETOR (A): Estabelecimento de objetivos e planejamento; Controle; Avaliação;

Comunicação; Estabelecimento de horários,alocação de recursos, organização; Seleção de pessoal oferecendo modelo governado

RESULTADOS COM OS ALUNOS: Rendimento acadêmico Auto-estima Responsabilidade Cidadania Atitudes em relação à aprendizagem