BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS” E.E. “LAURA LOPES” BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS” Sala de recurso do Atendimento Pedagógico Especializado APE. NOVEMBRO /2017
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS COM OS ALUNOS PÚBLICOS ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. DIRETOR: Márcia Cristina de C. Lacalle Piotto COODENADORA PEDAGÓGICA: Claudia Yolanda Alves PROFESSORA: Maria Madalena Dornelas Borges ENSINO FUNDAMENTAL: 01 aluno. ENSINO MÉDIO: 02 alunos. NOVEMBRO /2017
IDENTIFICAÇÃO: ALUNA: Grazieli Souza do Nascimento. HIPÓTESES SILÁBICAS: Silábico Alfabético. Ano: 2 º A do E. M.
Passos para a realização do texto: Este texto foi desenvolvido na sala de recurso do Atendimento Pedagógico Especializado (APE).
Desenvolvimento do texto e da reescrita:
Original do desenho do texto:
História:
História:
História:
História:
O texto da aluna como de dois alunos da sala de recurso do Atendimento Pedagógico Especializado (APE) foram escolhidos para compor o livro: “Contos dos Amigos”: Alfabetização e Letramento de Alunos com Deficiência e Dificuldade de Aprendizagem” da professora Maria Madalena Dornelas Borges. O livro tem como objetivo oferecer ao professor e ao estudante um auxílio no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. A ideia é proporcionar habilidades leitoras aos alunos com deficiências e dificuldade de aprendizagem.Os textos e alguns desenhos que estão presentes na obra foram produzidos pelos alunos da própria autora. O livro apresenta linguagem simples, acessível e visual, interligando textos com interpretações escritas e produção verbal e não verbal.
Livro: Contos do Amigos.
ALUNO: Danilo Queiroz Silva. HIPÓTESES SILÁBICAS: Alfabetizado. IDENTIFICAÇÃO: ALUNO: Danilo Queiroz Silva. HIPÓTESES SILÁBICAS: Alfabetizado. Ano: 7 º A do E. F.
Este texto foi desenvolvido na sala de recurso do Atendimento Pedagógico Especializado (APE). O aluno fez dois textos para o livro.
IDENTIFICAÇÃO: ALUNO: Caique Victor Santos. HIPÓTESES SILÁBICAS: Para leitura sozinha o aluno se encontra no Silábico Alfabético. O aluno tem letramento preservado. Ano: 1 º A do E. M.
Este texto foi desenvolvido na aula de Arte com a professora Leda Matheus da Silva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: PORTFÓLIOS, dos alunos da Sala de Recurso do Atendimento Pedagógico Especializado (APE) da E. E. “ Laura Lopes”. São Caetano do Sul, SP. 2017.; BORGES, Maria Madalena Dornelas – Contos dos Amigos: alfabetização e letramento de alunos com deficientes e dificuldade de aprendizagem. São Paulo. Editora: BT Acadêmica, 2017. p. 30; 82; 97 e 102.