BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
Advertisements

IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
I FEIRA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Festas e Organizações Religiosas Prof. Dagoberto Ribeiro Neto Núcleo Regional de Educação de Paranaguá 2012.
Comunicação & Expressão INTRODUÇÃO Vanessa Lima
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
XADREZ E. M. Professor Antonio Lopes Lins
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
Práticas pedagógicas escolares presentes nos tempos que correm
Confabulando com Fábulas.
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Estágio IV.
Desenvolvimento ou corpo do artigo
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Neurociência a favor da educação
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Consciência Negra - Valorizando a identidade.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Ensino Médio Integrado
Grupo de Pesquisa em Produção de Material Didático para Ensino PROEJA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
ANO 2 UNIDADE 1.
Revista em sala de aula Cecília Barchi Domingues Lidiane Modo Candido
Leitura dos Resultados EXEMPLO
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Resultados e Discussão
Educação no Brasil Tragédia.
Formação de professores e aprendizagem científica
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Capacitação Pedagógica Aula 02
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Aprendizagens Contextualizadas no Território
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
2018 VAMOS RECORDAR!!.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Metodologia do Ensino de Física I
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS” E.E. “LAURA LOPES” BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS” Sala de recurso do Atendimento Pedagógico Especializado APE. NOVEMBRO /2017

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS COM OS ALUNOS PÚBLICOS ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. DIRETOR: Márcia Cristina de C. Lacalle Piotto COODENADORA PEDAGÓGICA: Claudia Yolanda Alves PROFESSORA: Maria Madalena Dornelas Borges ENSINO FUNDAMENTAL: 01 aluno. ENSINO MÉDIO: 02 alunos. NOVEMBRO /2017

IDENTIFICAÇÃO: ALUNA: Grazieli Souza do Nascimento. HIPÓTESES SILÁBICAS: Silábico Alfabético. Ano: 2 º A do E. M.

Passos para a realização do texto: Este texto foi desenvolvido na sala de recurso do Atendimento Pedagógico Especializado (APE).

Desenvolvimento do texto e da reescrita:

Original do desenho do texto:

História:

História:

História:

História:

O texto da aluna como de dois alunos da sala de recurso do Atendimento Pedagógico Especializado (APE) foram escolhidos para compor o livro: “Contos dos Amigos”: Alfabetização e Letramento de Alunos com Deficiência e Dificuldade de Aprendizagem” da professora Maria Madalena Dornelas Borges. O livro tem como objetivo oferecer ao professor e ao estudante um auxílio no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. A ideia é proporcionar habilidades leitoras aos alunos com deficiências e dificuldade de aprendizagem.Os textos e alguns desenhos que estão presentes na obra foram produzidos pelos alunos da própria autora. O livro apresenta linguagem simples, acessível e visual, interligando textos com interpretações escritas e produção verbal e não verbal.

Livro: Contos do Amigos.

ALUNO: Danilo Queiroz Silva. HIPÓTESES SILÁBICAS: Alfabetizado. IDENTIFICAÇÃO: ALUNO: Danilo Queiroz Silva. HIPÓTESES SILÁBICAS: Alfabetizado. Ano: 7 º A do E. F.

Este texto foi desenvolvido na sala de recurso do Atendimento Pedagógico Especializado (APE). O aluno fez dois textos para o livro.

IDENTIFICAÇÃO: ALUNO: Caique Victor Santos. HIPÓTESES SILÁBICAS: Para leitura sozinha o aluno se encontra no Silábico Alfabético. O aluno tem letramento preservado. Ano: 1 º A do E. M.

Este texto foi desenvolvido na aula de Arte com a professora Leda Matheus da Silva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: PORTFÓLIOS, dos alunos da Sala de Recurso do Atendimento Pedagógico Especializado (APE) da E. E. “ Laura Lopes”. São Caetano do Sul, SP. 2017.; BORGES, Maria Madalena Dornelas – Contos dos Amigos: alfabetização e letramento de alunos com deficientes e dificuldade de aprendizagem. São Paulo. Editora: BT Acadêmica, 2017. p. 30; 82; 97 e 102.