MODELO DA CADEIA DE VALOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Advertisements

Perguntas 1)A logística foi utilizada, primeiramente, em que contexto ? 2)Em um macroambiente, distingue as mudanças de caráter laminar das caráter turbulento.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS 5ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
GRUPO 05 Abiel Peyrot Ademir Pereira Gabriela Borin Luana Sperluk Neide Eyng ORÇAMENTO.
1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Teoria contingencial!! 1.
PROF . PAULO ROBERTO LEITE
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Administração de serviços 7º período
ESTRATÉGIA NO NÍVEL DE NEGÓCIOS
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Convenção da Família Bonaparte Hotel Salinas – Maragogi
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
Manual do Participante
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Aula 6.1 O elo entre as estratégias da unidade de negócio e as estratégias funcionais WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica:
Cadeia de Valor.
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Introdução à Administração
o competidor estratégias
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
Gestão da Cadeia de Suprimentos
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Comportamento do Consumidor
Arranjo Físico Celular
Planejamento estratégico
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Administração de Novos Negócios
Gestão da Logística de Distribuição
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gestão da Qualidade 2º período
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
Planejamento Estratégico ZIMOL
Conceitos essenciais em Logística de Distribuição
Armazenagem e Manuseio de Materiais
Aula 3 – Visão Estratégica
Entendendo a cadeia de abastecimento integrada
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Prof. Alberto Martins Júnior
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico para Exportação
Gestão Estratégica em Logística
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
Operação Convencional
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Logística e Gerenciamento da
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Os quatro Ps do Marketing
Transcrição da apresentação:

MODELO DA CADEIA DE VALOR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL Prof. João Maurício G. Boaventura

Estratégia Competitiva É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria.

CADEIA DE VALOR CARACTERÍSTICAS DA CADEIA DE VALOR A Cadeia de Valor é uma configuração das atividades da unidade de negócios. Ela permite a representação e a análise da criação de valor no nível da unidade de negócios. É um método de decomposição da UN em atividades estrategicamente importantes para entender seu impacto no custo e no valor do produto (bem ou serviço).

CADEIA DE VALOR DEFINIÇÃO DE CADEIA DE VALOR SEGUNDO PORTER O conceito de valor desenvolvido por Porter considera uma empresa como uma série de atividades básicas (cadeia) que adiciona valor a seus produtos ou serviços que apóiam uma margem de lucro para a empresa. No conceito de cadeia de valor, algumas atividades empresariais são atividades primárias e outras são atividades apoio.

CADEIA DE VALOR Atividades de Apoio Atividades Primárias Infra-estrutura da empresa Gerência de Recursos Humanos Desenvolvimento de Tecnologia Aquisição - Obtenção de Recursos Marketing e Vendas Serviços / Atendimento Cliente Logística Interna Logística Operações Externa Atividades Primárias

CADEIA DE VALOR ATIVIDADES PRIMÁRIAS E ATIVIDADES DE APOIO ATIVIDADE PRIMÁRIAS: São as atividades envolvidas na criação de um produto, na sua venda, transferência para o comprador e no pós – venda, e são subdivididas em 5 categorias genéricas. ATIVIDADES mesmas. DE APOIO: Sustentam as atividades primárias e a si

CADEIA DE VALOR ATIVIDADES DE APOIO Criam a infra – estrutura interna que fornece direção e apoio para o trabalho especializado das atividades primárias. -Aquisição compra de insumos empregados na cadeia de valor da empresa. -Desenvolvimento de tecnologia uso da tecnologia com objetivo de aperfeiçoar o produto e o processo. -Gerência de Recursos Humanos atividades relacionadas a recrutamento, treinamento, desenvolvimento de pessoas, entre outras. -Infra estrutura da empresa consiste em uma série de atividades que fornece apoio à toda cadeia de valor.

CADEIA DE VALOR ATIVIDADES PRIMÁRIAS Atividades que contribuem diretamente para o processo de transformação da organização. -Logística interna operações relacionadas a área de transporte e armazenamento. -Operações atividades associadas à transformação dos insumos no produto final, como trabalho com máquinas, embalagens, montagem, manutenção de equipamentos e testes. -Logística externa atividades associadas à coleta, armazenamento e distribuição física do produto para compradores, como armazenamento de produtos acabados, manuseio de materiais.

CADEIA DE VALOR ATIVIDADES PRIMÁRIAS -Marketing e vendas atividades associadas a oferecer um meio pelo qual compradores passam comprar o produto e induzi–los a fazer isso, como propaganda, força de vendas, cotação, seleção de canal, relações com canais e fixação de preços. -Serviços atividades associadas ao fornecimento de serviço para intensificar ou manter o valor do produto, como instalação, conserto, treinamento, fornecimento de peças e ajuste do produto. Em todas as categorias as atividades primárias desempenham até certo ponto algum papel na vantagem competitiva.

CADEIA DE VALOR VANTAGEM COMPETITIVA A vantagem competitiva não pode ser compreendida observando a empresa como um todo, faz-se necessário analisar todas as partes da empresa individualmente. A obtenção e sustentação de uma vantagem competitiva dependem da compreensão da cadeia de valores e do modo como a empresa se enquadra no sistema de valores geral.

CADEIA DE VALOR VANTAGEM COMPETITIVA A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação da empresa.

CADEIA DE VALOR Dois Tipos Básicos: Liderança de Custo Diferenciação VANTAGEM COMPETITIVA Dois Tipos Básicos: Liderança de Custo Diferenciação

CADEIA DE VALOR ELOS DENTRO DA CADEIA DE VALORES SISTEMA DE ATIVIDADES INTERDEPENDENTE ELOS REDUZIR CUSTOS OTIMIZAR E COORDENAR ATIVIDADES MELHORAR O DESEMPENHO

CADEIA DE VALOR O valor criado por uma empresa para seu comprador é determinado pelo conjunto total de elos entre a cadeia e valores na empresa e a cadeia de valores de comprador, ou seja, o quanto a empresa pode afetar a cadeia do comprador. Veja a figura abaixo: CADEIA DE VALORES DA EMPRESA CADEIA DE VALORES DO COMPRADOR IE GRH DT A IE GRH DT A LI O LE M+V S LI O LE M+V S

FIM