Abrangência das ações aos municípios paranaenses

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA CULTURAL E INOVAÇÃO NO CONTEXTO PÚBLICO

Abrangência das ações aos municípios paranaenses Mudança de paradigma e escopo A partir de julho de 2016... Desde 2004... INSTITUCIONAL PILARES ESTRUTURAIS DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Sistema Integrado de Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos no Poder Executivo Estadual PESQUISA INOVAÇÃO Abrangência das ações aos municípios paranaenses

Programa de Aprendizagem para Resultados Vinculação das ações às estratégias e diretrizes da gestão Assume papel de coordenação e articulação da rede de Centros Formadores do Paraná Foco em competências essenciais de gestão pública Compromisso com resultados Estímulo à inovação e ao compartilhamento Amplia suas ações aos municípios paranaenses

Programa de Aprendizagem para Resultados

Formato: Trilhas de Aprendizagem

Demanda da Coordenadoria de Administração de Serviços - CAS Além disso... Demandas especiais Demanda da Coordenadoria de Administração de Serviços - CAS

Atores envolvidos Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná Celepar – responsável pelo desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação voltados às melhorias na gestão pública; Coordenadoria de Administração e Serviços CAS da Secretaria da Administração e da Previdência – Seap – setor demandante do sistema e-protocolo Digital; Arquivo Público – responsável pela gestão documental do Estado; Escola de Gestão – responsável pela capacitação e articuladora de todo o processo. Instituto Publix – design instrucional do curso.

Demanda recebida Desenvolver habilidades referentes à geração, tramitação, arquivamento e eliminação eletrônica de documentos por meio do Sistema e-Protocolo Digital. Novos elementos na área de trabalho Autenticação eletrônica Assinatura digital Segurança dos dados e informações Sigilo Gestão documental Legislação Produção de conteúdo Grupo de trabalho interinstitucional (Seap, Celepar, Deap e Instituto Publix) Objetivo Unificar conhecimentos e esforços na constituição de um material a ser implantado em um modelo de design instrucional dinâmico e inovador

Desafios Trabalho interinstitucional e intersetorial: confusão; morosidade; divergência em relação aos conteúdos relevantes; desgaste.

Desafios Conteúdo deve contemplar: Legislação Manual de Gestão de Documentos do Estado do Paraná Manual de uso do sistema Formulários utilizados em cada unidade de protocolo Rotinas dos encaminhamentos dos processos de cada órgão Consequência: extenso volume de informações desconexas

Desafios Agravantes: diversidade no perfil de usuários do sistema parque tecnológico disponível para o uso do sistema implantação gradativa do sistema e necessidade constante de atualização dos insumos do sistema resistência ao novo preconceito em relação à segurança sem ser papel demanda tempestiva Consequência: ficou complexo vislumbrar a estrutura instrucional do curso

Desafio primordial Implantação da cultura digital no estado Governo sem papel Educação a Distância como estratégia para mudança cultural e inovação no contexto público.

Desenho do curso Desenho instrucional: Baseado em crowdsourcing, ou seja, a construção colaborativa com a formação de comunidade online. Objetivo: De forma colaborativa, complementar e ampliar o conteúdo do curso, visto que o sistema e-Protocolo Digital está em fase de implantação, mas seu escopo abarca implementações e atualizações constantes. Estratégia: Incluir a participação pública e ativa dos alunos do curso, para aproveitar a base de talentos existentes, assim como o engajamento dos servidores para a evolução permanente do conhecimento e o desenvolvimento da cultura digital no serviço público.

Ferramentas Wiki para de coleta e avaliação de informações, dentro do ambiente de capacitação que, após validada pelo grupo moderador, transforma-se em guia de perguntas e respostas sobre o uso do sistema, gestão documental, novas funcionalidades, etc. (Wiki padrão do Moodle) Fórum avançado: para a contribuição dos alunos a partir da expertise de cada órgão e o compartilhamento de experiências. Também funciona como ponto focal do suporte ao uso do sistema. (Plugin Advanced Forum) Simulações: aplicar os conceitos aprendidos dentro de um ambiente de simulação com atividades corriqueiras dos servidores, como por exemplo, a solicitação de licença especial. (Adobe Captivate) Aulas temáticas e interativas: com o propósito de facilitar o acesso à informações pontuais na hora que o servidor necessita de uma ação dentro do sistema e-Protocolo Digital, como por exemplo, assinar um processo eletrônica ou digitalmente. (Plugin H5P incorporado à atividade Lição do Moodle)

Detalhes importantes A concepção do curso contempla um limite atemporal, não concluído, baseado em contribuições constantes dos participantes. Contempla a necessidade de um aprimoramento das funcionalidades e cenários disponíveis, à medida que as rotinas modificam e se atualizam. Uma vez aluno, o curso estará sempre disponível para consultas, sugestões e simulações de novas conjunturas, de acordo com as especificidades dos órgãos do governo estadual. As contribuições são validadas e os novos cenários e atualizações implementados a partir de um grupo permanente de moderadores, composto por especialistas dos órgãos gestores do processo. Uso de um espaço com depoimentos gravados por servidores para compartilhar suas experiências de uso do sistema e-Protocolo Digital.

A partir do início do 1º ingresso de servidores, temos..... Onde estamos... A partir do início do 1º ingresso de servidores, temos.....

Número de ingressos vs. Interações

Totais Número de ingressos: 4126

Quanto a organização do curso

Quanto a composição do curso

Sobre a expectativa quanto ao curso

Acesso ao curso como visitante: goo.gl/4cv9EU Artigo e orientações sobre as ferramentas utilizadas a partir do dia 25/09: goo.gl/zjbQVf