INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA DA FONSECA MARVILA ELAINE DE JESUS DE CARLE MARA LUCIA LARANGEIRA MALHEIROS SELEÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Barra de São Francisco 2017
BRUNA DA FONSECA MARVILA ELAINE DE JESUS DE CARLE MARA LUCIA LARANGEIRA MALHEIROS SELEÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Software Educativo do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional, do Instituto Federal do Espírito Santo – polo da Cidade de Barra de São Francisco/ES, como requisito parcial para avaliação. Professor: Gustavo Andrade Barra de São Francisco 2017
Cada grupo (os mesmos da tarefa anterior) deverá: - selecionar um software educacional; - preparar uma apresentação com pelo menos 5 telas do software escolhido; - identificar o tipo de software educacional, a teoria de aprendizagem que fundamenta o software e suas principais características; TAREFA EM GRUPO – GRUPO 7 4ª Semana – Agenda: 27 de novembro a 03 de dezembro Atividade Proposta:
Projeto Participar
Tipo de software educacional: Jogos A teoria de aprendizagem que fundamenta o software: O grupo classificou o software dentro da teoria Behaviorista, por apresentar estímulos que atuam como reforços, sejam positivos ou negativos. Além disso, aplica os princípios básicos da instrução programada de Skinner: informação apresentada em pequenos passos; o aluno participa diretamente; ocorre a correção imediata da resposta; o ritmo do processo de aprendizagem do aluno é respeitado; só é possível passar para a tarefa seguinte após a resolução da anterior.
Suas principais características: Desenvolvido por estudantes da UnB, a plataforma auxilia na alfabetização e leitura de mundo, principalmente para pessoas com deficiência intelectual e autistas; Explora questões da Língua Portuguesa, Matemática e AVD (Atividades da Vida Diária); Incentiva a comunicação através de um simulador de bate-papo, favorecendo a autonomia do usuário; Sinaliza os erros com feedback imediato; Estimula a capacidade de concentração e atenção; Proporciona a interpretação das ordens e regras; Favorece o raciocínio lógico e a percepção visual e auditiva por meio de som, imagem e animação.
Alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, utilizando o software Participar, como recurso no processo de alfabetização.
Simulador de bate-papo estimulando o raciocínio lógico e a autonomia do usuário;
As atividades têm correção imediata e estímulos que atuam como reforços, sejam positivos ou negativos, em janelas laterais na tela principal.
Considerações Finais: