ELOGIO DO APRENDIZADO Aprenda o mais simples! Para aqueles

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Informativo #13 – Outubro de 2016.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
MARKETING DIGITAL PARA TERAPEUTAS
Como escrever um Artigo científico?
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Administração de serviços 7º período
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
Título do Trabalho a ser apresentado
Avaliação Algumas questões para pensar
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Leitura na escola e na comunidade
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Desenvolvimento ou corpo do artigo
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Estrutura de Repetição
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
CICLO DE APRESENTAÇÕES
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Aula 3.2.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Pronomes Demonstrativos
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Treinamento e Desenvolvimento
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
TÍTULO DO TRABALHO (FONTE ARIAL, CENTRALIZADO)
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
Reflexividade e formação de professores
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

ELOGIO DO APRENDIZADO Aprenda o mais simples! Para aqueles Cuja hora chegou Nunca é tarde demais! Aprenda o ABC; não basta, mas Aprenda! Não desanime! Comece! É preciso saber tudo! Você tem que assumir o comando!    Aprenda, homem no asilo! Aprenda, homem na prisão! Aprenda, mulher na cozinha! Aprenda, ancião! Frequente a escola, você que não tem casa! Adquira conhecimento, você que sente frio! Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma. Você tem que assumir o comando. Não se envergonhe de perguntar, camarada! Não se deixe convencer Veja com seus olhos! O que não sabe por conta própria Não sabe. Verifique a conta É você que vai pagar. Ponha o dedo sobre cada ítem Pergunte: O que é isso?  Bertolt Brechet, Elogio do Aprendizado, in Poemas 1913 – 1956 - São Paulo, Brasiliense, 1986, p. 121.

ABERTURA

A PARTIR DE AGORA, SILÊNCIO ABSOLUTO NINGUÉM FALA APRESENTAÇÃO A PARTIR DE AGORA, SILÊNCIO ABSOLUTO NINGUÉM FALA

ESCREVA O NOME QUE GOSTA DE SER CHAMADO APRESENTAÇÃO ESCREVA O NOME QUE GOSTA DE SER CHAMADO BEM VISÍVEL NO CRACHÁ EM LETRA DE FORMA, APROVEITANDO TODO O ESPAÇO

APRESENTAÇÃO TODOS DEVEM FICAR EM PÉ E ANDAR PELO CENTRO DO CÍRCULO, APRESENTANDO-SE UNS AOS OUTROS SEM UTILIZAR A FALA

COMO VOCÊ ESTÁ CHEGANDO PARA ESSA FORMAÇÃO? APRESENTAÇÃO CRIE UM MOVIMENTO CORPORAL QUE EXPRESSE: COMO VOCÊ ESTÁ CHEGANDO PARA ESSA FORMAÇÃO?

COMO ESTÁ O SEU MOVIMENTO? APRESENTAÇÃO COMO ESTÁ O SEU MOVIMENTO? VOCÊ ESTÁ SATISFEITO?

CONTINUE ANDANDO E MOSTRE O SEU MOVIMENTO AOS OUTROS APRESENTAÇÃO CONTINUE ANDANDO E MOSTRE O SEU MOVIMENTO AOS OUTROS

AINDA SEM FALAR E EM CÍRCULO APRESENTAÇÃO AINDA SEM FALAR E EM CÍRCULO FAÇAM UM MOVIMENTO QUE EXPRESSE: COMO O GRUPO ESTÁ CHEGANDO?

NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.

ESTRUTURA CURRICULAR Base Instrumental Base Tecnológica Formação geral para o mundo do trabalho. Desenvolve e aperfeiçoa competências necessárias a todo tipo de trabalho. Base Tecnológica Desenvolve competências específicas de funções demandadas pelo negócio da empresa e pelo segmento de mercado. Base Integradora Projeto integrador e prática profissional integrando o currículo, além de atividades flexíveis (artes, teatro, línguas, projetos comunitários, etc.)

NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.

Metodologia de desenvolvimento de competências.

NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.

COMO FUNCIONA? Integra teoria e prática Estruturada em situações de aprendizagem que exigem o exercício da competência Situações de aprendizagem descritas em planos de ensino Os planos de ensino apoiam a ação do educador Aluno como centro e protagonista de sua própria aprendizagem Educadores atuam como mediadores da aprendizagem seguindo o plano de ensino Avaliação de aprendizagem por competência

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM? E O QUE SÃO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM? Conjunto organizado e articulado de ações a serem realizadas pelos alunos, propostas e orientadas pelo educador, envolvendo pelo menos um ciclo de ação-reflexão-ação, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências.

O BAILE

O BAILE FOI POSSÍVEL ENTENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO, AINDA QUE OS PERSONAGENS NÃO FALASSEM NADA?

Entregar: texto “O CORPO FALA” CENA MUDA COMENTÁRIOS Entregar: texto “O CORPO FALA”

RODA DE CAPOEIRA

COMENTÁRIOS: Como vocês se sentiram vivendo esta situação de aprendizagem? O que vocês aprenderam sobre linguagem corporal nesta vivência?

VOCÊS ACABARAM DE VIVENCIAR UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM! Conjunto organizado e articulado de ações a serem realizadas pelos alunos, propostas e orientadas pelo educador, envolvendo pelo menos um ciclo de ação-reflexão-ação, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências.

CONTEXTUALIAÇÃO E MOBILIZAÇÃO ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM TARJETAS: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM AÇÃO CONTEXTUALIAÇÃO E MOBILIZAÇÃO = O BAILE ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM = CENA MUDA REFLEXÃO ANÁLISE E AVALIAÇÃO = COMENTÁRIOS OUTRAS REFERÊNCIAS = TEXTO “O CORPO FALA” AÇÃO SÍNTESE E APLICAÇÃO = RODA DE CAPOEIRA

Artigo sobre Metodologia de Desenvolvimento de Competências SE QUISER SABER MAIS... Artigo sobre Metodologia de Desenvolvimento de Competências

Entregar: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM COMPLETA

WORLD CAFÉ CONTEXTUALIAÇÃO E MOBILIZAÇÃO (Preparação para a ação): Destina-se a motivar os alunos para a realização das atividades de aprendizagem que serão propostas no passo a seguir. ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: Dadas as orientações minimamente necessárias para que os alunos possam enfrentar o desafio, solucionar o problema ou qualquer outra ação proposta pelo educador. As atividades propostas sempre preveem o exercício da competência em desenvolvimento. ANÁLISE E AVALIAÇÃO: As próprias atividades de aprendizagem e seus resultados serão o objeto da reflexão individual, da discussão em pequenos grupos, sempre contrapondo resultados obtidos ao processo de trabalho adotado.   OUTRAS REFERÊNCIAS: Os alunos têm acesso às recomendações práticas, à produção teórica existente, ao conhecimento humano acumulado e relacionado à competência em desenvolvimento. Tais referências devem ampliar e aprofundar a reflexão realizada no passo anterior. SÍNTESE E APLICAÇÃO: É proposta uma nova atividade, também exigindo o exercício da competência em desenvolvimento. Toda a aprendizagem anterior será integrada em uma nova e mais aperfeiçoada forma de exercício da competência. AÇÃO REFLEXÃO AÇÃO

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!