Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
Avaliação Algumas questões para pensar
Currículo e planejamento
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Docência Online: Funções e Competências do Professor
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Consultor EAD
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
30anos CENPEC.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
ANO 2 UNIDADE 1.
ANO 2 UNIDADE 1.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Leitura dos Resultados EXEMPLO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Avaliar desempenho de servidores
Contextualização: escola e alunos
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TAXONOMIA NANDA Anicésia Cecília Gotardi Ludovino; Leonardo Feriato Moreira; Silvia.
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo O SOFTWARE EDUCATIVO Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo

NOS ANOS 80 SE INICIA O USO DA COMPUTAÇÃO NA ESCOLA CUBANA DESDE 12º GRAU (Ensino Médio Superior) ATE A 9° GRAU (Ultimo grau do Ensino Médio)

No fim da década de 90 foi decidido implantar a disciplina Informática em todos os graus do Ensino Meio

Objetivos da Informática na escola cubana Como objeto de estudo. Como ferramenta de trabalho. Como meio de ensino-aprendizagem. Em Cuba, todas as escolas têm Laboratório de Informática.

USO DA INFORMÁTICA COMO MEIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Conceito: “são todos aqueles componentes do processo de ensino-aprendizagem que se utilizam em situações reais ou virtuais, para apresentar de forma material o conteúdo e facilitar as ações internas e externas do professor e alunos para alcançar os objetivos” (Fernández B. e outros 2001)

Meio de ensino-aprendizagem Objetivos Conteúdos Métodos Formas Organizativas ,e Avaliação.

Conceito de Software Educativo “Os materiais informáticos que são criados com o objetivo expresso de ajudar no processo de aprendizagem. (Rodríguez J.L. 2002).

Conceito de Software Educativo “Conjunto de recursos informáticos projetados com a intenção de serem usados no contexto de ensino-aprendizagem. Tais programas abrangem finalidades diversas que podem ir desde a aquisição de conceitos, até o desenvolvimento de habilidades ou a resolução de problemas”. (Cano. 1998).

Conceito de Software Educativo “A aplicação informática que é criada e utilizada como meio (ensino-aprendizagem) para facilitar o processo de ensinar e aprender um determinado conteúdo”. (Del Toro. 2005).

Na atualidade, um dos tipos de software educativos mais difundidos no âmbito escolar são os hiperentornos de ensino-aprendizagem baseados na tecnologia hipermídia.

Hipertexto, multimídia,hipermídia Não existe suficiente clareza para estudantes e professores de suas semelhanças e diferenças.

Hiperentornos de ensino-aprendizagem De forma geral o hiperentorno ensino-aprendizagem pode ser uma plataforma de educação aberta ou a distancia, destinada a difusão de recursos pedagógicos, como um software para a aprendizagem de uma determinada competência de álgebra (Tchounikine P. 2002)

Os hiperentornos de ensino-aprendizagem Possuem amplas potencialidades tecnológicas: a integração de varias formas de apresentação da informação (texto, imagem, som, animação, vídeos).

Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático Uma implementação simples das estruturas conceituais, geralmente de semântica complexa dos conteúdos de ensino-aprendizagem.

Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático A liberdade de navegação possibilita obter a informação que o aluno precisa na ordem que ele deseja. É livre de dirigir sua aprendizagem, aprofundando em aqueles conteúdos mais significativos para ele.

Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático Se favorece a aprendizagem exploratória dos estudantes e se propicia um papel ativo mediante sua interação com o sistema. Esta interatividade incluí aquela que pode ter os alunos com os conteúdos e com os outros sujeitos.

Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático Ao navegar em um hiperentorno de ensino-aprendizagem, é possível adquirir a transferência da rede semântica ao estudante implementada no mesmo. Em sua interação, o estudante pode apropiar-se das relações entre os conceitos e as estruturas da informação.

Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático Estes sistemas favorecem os processos de integração e contextualização dos conhecimentos.

Alguns resultados positivos do uso dos hiperentornos de ensino-aprendizagem desde o ponto de vista didático A apresentação da informação multimídia resulta mais enriquecedora e atrativa, o que incrementa seu uso e a motivação desses alunos pelo sistema.

Com essas características, em Cuba, foram desenvolvidas 3 coleções: Multisaber: Para Ensino Fundamental. El navegante: Para Ensino Meio. Futuro: Para Ensino Meio Superior.

No desenho didático de cada meio de ensino-aprendizagem (software educativo) precisa-se de uma base teórica que o sustente.

A coleção Multisaber, El navegante e Futuro, foram desenvolvidas a partir dos postulados da Didática Desenvolvimentista

A Didática DESENVOLVIMENTISTA é aquela que deve permitir o desenvolvimento integral da personalidade do estudante, sendo esse o resultado de um processo ativo de apropriação da experiência histórica acumulada pela Humanidade.

Características: Centralizar sua atenção no professor e no aluno, motivo pelo qual seu objeto de estudo é o processo de ensino- aprendizagem. Considerar a direção científica, por parte do professor, da atividade cognitiva, prática e valorativa dos alunos.

Diagnósticar tem um importante papel como processo e como resultado, sendo ainda um diagnóstico integral, ou seja, do estudante, da instituição, dos docentes e diretores, da comunidade e da família (Silvestre 2000, Silvestre y Zilberstein, 2002).

Assumir processos de socialização e comunicação que sejam propiciadas a independência cognitiva e a apropriação de conteúdos (conhecimentos, habilidades, valores).

Formar um pensamento reflexivo e criativo, que permita ao aluno chegar à essência; estabelecer nexos e relações e aplicar o conteúdo à prática social, de modo que, solucione problemas não somente no âmbito educativo, mas também familiar e social.

Propiciar a valoração pessoal daquilo que se estuda, de modo que o conteúdo adquire sentido para o aluno e este interioriza seu significado.

Estimular o desenvolvimento de estratégias que permitem regular os modos de pensar e atuar, o que contribui para a formação de ações de orientação, planejamento, valoração e controle.

Como parte da Educação Continuada os professores da rede de Ensino Médio realizam cursos de capacitação de como utilizar os diferentes software educativos no processo de ensino-aprendizagem, conjuntamente com os conteúdos das disciplinas do currículo.

A modo de conclusão O software educativo é uma poderosa ferramenta, que em mãos do professor, como meio de ensino-aprendizagem, desenvolve habilidades, hábitos, competências, conhecimentos no aluno. O software educativo ajuda no processo de alfabetização digital das novas gerações.

Muito obrigado reinaldoportal@univima.ma.gov.br