PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
BRICOLAGEM DO ARTIGO: EDUCAÇÃO MULTICULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE BRICOLAGEM DO ARTIGO: EDUCAÇÃO MULTICULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE MULTICULTURALISMO FORMAÇÃO.
Profa. Therezinha Conde
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
Didática das Ciências Experimentais
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Confabulando com Fábulas.
Docência do Ensino Superior
Avaliação Algumas questões para pensar
Currículo e planejamento
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Pedagogia Waldorf e a dimensão cultural
Professor Douglas Pereira da Silva
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
Metodologia do Ensino de Física I
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
30anos CENPEC.
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Prof. Dr. Reinaldo Portal Domingo
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
A Contribuição de Max Weber
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Introdução ao estudo da Química
Gamificação da Khan Academy: Uma Proposta Mais Lúdica na Aprendizagem da Matemática A Experiência de um Projeto-Piloto no Ensino Básico em Portugal Renata.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Leitura dos Resultados EXEMPLO
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Cartografia: ciência ou arte?
Centro Universitário Internacional Uninter
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Reflexividade e formação de professores
A docência na educação superior
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011

A história da Matemática no seu ensino Análise dos livros didáticos Introdução de história da Matemática no ensino da Matemática. Concepção de Matemática como fruto de uma longa trajetória do homem na busca de resolução de seus problemas de sobrevivência e de transcedência. Objetivo Concepção da Matemática como construção humana e participante e construtora da cultura. Reunião com professores - Maio de 2011

A história da Matemática no seu ensino Para quem serve a história da Matemática? Para alunos, professores, pais e público em geral. Para que serve a história da Matemática? Para situar a Matemática como uma manifestação cultural de todos os povos em todos os tempos, como a linguagem, os costumes, os valores, as crenças e os hábitos, e como tal diversificada nas suas origens e na sua evolução. Para mostrar que a Matemática que se estuda nas escolas é uma das muitas formas de Matemática desenvolvidas pela humanidade. Para destacar que essa Matemática teve sua origem nas culturas da Antiguidade mediterrânea e se desenvolveu ao longo da Idade Média e somente a partir do séc. XVII se organizou como um corpo de conhecimentos, com um estilo próprio. Para mostrar que a partir daí ela foi incorporada aos sistemas escolares das nações colonizadas e se tornou indispensável em todo o mundo para o desenvolvimento científico e tecnológico.

A história da Matemática no seu ensino RESULTADOS EQUIVOCADAMENTE NATURAIS Sob o ponto de vista educacional, muitas coisas são transmitidas de forma tal, que passam a ser vistas como se fossem naturais. Abandona-se o processo que foi necessário para se chegar a um determinado conceito, e passa a utilizar somente o resultado final. Utiliza-se somente o produto de um processo que demorou centenas de anos para ser desenvolvido. E este resultado passa a ser visto como se fosse natural. O aluno deve estar ciente de que a fórmula acabada, na qual se encontra, passou por inúmeras modificações ao longo da história. Reunião com professores - Maio de 2011

Reunião com professores - Maio de 2011 A história da Matemática no seu ensino Como introduzir história da Matemática no seu ensino? Se em algum conteúdo matemático tem uma informação ou curiosidade histórica, compartilhe com seus alunos. Não é necessário ter um currículo de história da Matemática, basta colocar “aqui e ali” algumas reflexões. Não se trata de cobrar dos alunos a história quanto objetivo educacional, mas desenvolver nos alunos a noção de que o conhecimento matemático é uma PRODUÇÃO HUMANA, cuja história é a história dos homens que constroem e reconstroem as matemáticas nos mais diversos contextos e épocas. Fazer com que o aluno se sinta parte dessa história, percebendo a Matemática na resolução de situações-problema impostas pela relação do homem com a natureza e a sua cultura. Reunião com professores - Maio de 2011

Reunião com professores - Maio de 2011 A história da Matemática no seu ensino Como introduzir história da Matemática no seu ensino? Contar a Matemática a partir da história dos matemáticos, mostrando seu lado humano, real e cultural. Utilizar a história como estratégia didática, mostrando o conhecimento matemático em contextos culturais e históricos. Utilizar livros paradidáticos que tratam da história da Matemática. Ensinar o conceito a ser trabalhado a partir de seu desenvolvimento histórico, mostrando o porquê e o para quê das coisas. Reunião com professores - Maio de 2011