Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
DIA D AUTOAVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Ciclo I, II e Ensino Médio.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
PDDE INTERATIVO 2015/2016 O QUE É PDDE INTERATIVO ?
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Processo Administrativo
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 1
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Aulas Multimídias – Santa Cecília
O PLANO DE MARKETING.
Introdução a Educação a Distância
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Elaboração de Projetos
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo e gestão administrativa
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Currículos e Programas
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Funções de administração
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Realizar Formação Continuada
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO O QUE É O PLANEJAMENTO? O planejamento escolar é um processo de reflexão sobre os desafios.
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte

O que é planejamento? O planejamento: É analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados; É um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão ( HAYDT,200 6).

O que é planejamento? Consiste em prever e decidir sobre: — o que pretendemos realizar; — o que vamos fazer; — como vamos fazer; — reflexão crítica, a fim de verificar se o pretendido foi alcançado.

O que é plano? É o resultado, a culminância do processo mental de planejamento. Pode ou não assumir uma forma escrita.

2. Tipos de planejamento na área da educação a) planejamento de um sistema educacional; b) planejamento geral das atividades de uma escola; c) planejamento de currículo; d) planejamento didático ou de ensino: — planejamento de curso; — planejamento de unidade didática ou de ensino; — planejamento de aula.

2. Tipos de planejamento na área da educação Nacional, estadual e municipal; Processo de análise e reflexão das várias facetas de um sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução; Definição de prioridades e metas; Planejamento de um sistema educacional

2. Tipos de planejamento na área da educação Processo participativo de tomada de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão das ações, tanto pedagógicas como administrativas que devem ser executadas por toda a equipe escolar; Tem como resultado o plano escolar. Planejamento escolar;

2. Tipos de planejamento na área da educação 1. Realizar a sondagem e diagnóstico da realidade da escola: sondagem é o levantamento de dados e fatos importantes de uma realidade; diagnóstico é a análise e interpretação objetiva dos dados coletados, permitindo que se chegue a uma conclusão sobre as condições da realidade; Ao planejar a escola deve:

2. Tipos de planejamento na área da educação 2. Definir os objetivos e prioridades da escola. Ao planejar a escola deve:

2. Tipos de planejamento na área da educação 3. Propor a organização geral da escola no que se refere a: 3.1. currículo e carga horária; 3.2. calendário escolar; 3 3. critérios de agrupamento dos alunos; 3.4 definição do sistema de avaliação.3. Propor a organização geral da escola no que se refere a: 3.1. currículo e carga horária; 3.2. calendário escolar; 3 3. critérios de agrupamento dos alunos; 3.4 definição do sistema de avaliação. Ao planejar a escola deve:

2. Tipos de planejamento na área da educação 4. Elaboração de plano de curso; 5. Elaboração do sistema disciplinar da escola; 6. Atribuição de funções a todos os participantes da equipe escolar; Ao planejar a escola deve fazer:

2. Tipos de planejamento na área da educação Previsão dos diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdos programáticos de cada componente.Previsão dos diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdos programáticos de cada componente. Planejamento curricular:

3. Planejamento didático ou de ensino Previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos.Previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. O professor ao planejar o ensino antecipa, de forma organizada, todas as etapas do trabalho escolar.O professor ao planejar o ensino antecipa, de forma organizada, todas as etapas do trabalho escolar. Conceito

3. Planejamento didático ou de ensino a) planejamento de curso; b) planejamento de unidade didática ou de ensino; c) planejamento de aula. Tipos de planejamento didático ou de ensino

3. Planejamento didático ou de ensino a)planejamento de curso: - previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivos. Tipos de planejamento didático ou de ensino

3. Planejamento didático ou de ensino planejamento de unidade: b) planejamento de unidade: - "reúne várias aulas sobre assuntos correlatos, constituindo uma porção significativa da matéria, que deve ser dominada em suas inter- relações“. Tipos de planejamento didático ou de ensino

3. Planejamento didático ou de ensino c) planejamento de aula: O professor especifica e operacionaliza os procedimentos diários para a concretização dos planos de curso e de unidade. Tipos de planejamento didático ou de ensino

3. Planejamento didático ou de ensino c) planejamento de aula: — prever os objetivos imediatos a serem alcançados; — especificar os conteúdos que serão trabalhados durante a aula; — definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de aprendizagem; Tipos de planejamento didático ou de ensino

3. Planejamento didático ou de ensino c) planejamento de aula: — indicar os recursos (cartazes, mapas, jornais, livros, objetos variados) que vão ser usados durante a aula; — estabelecer como será feita a avaliação das atividades. Tipos de planejamento didático ou de ensino

3. Planejamento didático ou de ensino c) planejamento de aula: "é a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. (...). É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino aprendizagem” (HAYDT, 2003, p.103). Tipos de planejamento didático ou de ensino

4. A função do planejamento das atividades didáticas — atingir os objetivos desejados; — superar dificuldades; — controlar a improvisação. Animação ORMIE Contribui para:

4. A função do planejamento das atividades didáticas a)Prever as dificuldades que podem surgir durante a ação docente, para poder superá-las com economia de tempo. b)Evitar a repetição rotineira e mecânica de cursos e aulas. c)Adequar o trabalho didático aos recursos disponíveis e às reais condições dos alunos. Tem como função:

4. A função do planejamento das atividades didáticas d) Adequar os conteúdos, as atividades e os procedimentos de avaliação aos objetivos propostos. e) Garantir a distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo disponível. Tem como função:

5. Características de um bom plano didático ou de ensino É a conexão entre objetivos e meios, pois os meios devem ser adequados para atingir os objetivos propostos. Convergência, correlação entre os objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e aprendizagem, além da avalição. Coerência e unidade

5. Características de um bom plano didático ou de ensino É a previsão do trabalho de forma integrada do começo ao fim, garantindo a relação existente entre as várias atividades. Continuidade e sequência

5. Características de um bom plano didático ou de ensino É a possibilidade de reajustar o plano, adaptando-o às situações não previstas. Flexibilidade

5. Características de um bom plano didático ou de ensino O plano deve apresentar uma linguagem simples e clara: os enunciados devem ser exatos e as indicações precisas, pois não podem ser objeto de dupla interpretação. Precisão e clareza

5. Características de um bom plano didático ou de ensino O plano didático, sendo a culminância desse processo eminentemente dinâmico, não pode ser estático e rígido. Para não esquecer

Bibliografia HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 1.ed. São Paulo : Ática, 2011.