PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
Advertisements

CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
. FAMÍLIA COMO FOI QUE EU NASCI?. E.M.E.I VERA LÚCIA PEYROT PROJETO: FAMÍLIA COMO FOI QUE EU NASCI? EDUCADORA: ROSEMERI BARCELOS TURMA: MATERNAL.
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ATLETISMO O ENSINO DAS HABILIDADES.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Língua Inglesa | Ensino Fundamental – Anos Iniciais
6ºC.
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
Educação Híbrida na Escola.
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
Projeto: Copa do Mundo Tema: União das Nações através da Copa do Mundo. Conteúdos Curriculares Envolvidos: GEOGRAFIA (Conhecendo a cultura, bandeiras dos.
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Jogos GCompris * ATIVIDADES DE MEMÓRIA DE MATEMÁTICA CONTRA O TUX (cálculos por 2) * OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO * JOGO DAS BOLAS * MONTE UM QUEBRA CABEÇA.
Nome do Professor – X Série
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) DISCIPLINAS: Revisão Sistemática para apoio didático-Pedagógico na sala de aula Professora: Elizabete Tomomi kowata.
Olá.
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
Clube Educacional Gestar
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
Projeto: O Bichinho da Corrupção
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Diversidades Culturais:
Brincando com a tabuada
Projeto Para que o preconceito?
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
“PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”.
A ÁGUA E O RISCO DE ESCASSEZ
TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
OS RETIRANTES.
Tema Números..
Tecnologia aliada à Educação. Projeto: Livro Digital, uma parceria: Laboratório de Informática & Sala de Aula.
Plano de aula Tema: Reciclagem e o ambiente Disciplinas envolvidas: Ciências, Geografia, Matemática e Historia. Carga Horária: 1ª 45 MINUTOS Justificativa:
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
SOBRE A CRIAR E RECREAR Com muita dedicação e estudo, a Escola Criar e Recrear desenvolve projetos pedagógicos. Desde os seis meses até 5º ano do Ensino.
Conscientização das crianças na reciclagem
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
1ª Reunião de Pais 9º ano
Números inteiros juliana
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Pesquisa realizada por Luiza Pontes
DESCOBERTA ESPIRITUAL DESENVOLVENDO AMIZADE ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA
Estagio Supervisionado em Docência
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Jogo “Trilha Das Soluções”
Matemática na Prática.
Cinema e Educação Projeto Interdisciplinar
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
1 Representa no geoplano figuras a teu
Jogo de matemática
JOGO DE MATEMÁTICA (1A10)
Jogar
Transcrição da apresentação:

PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos Silva

Objetivos ◦ Objetivos gerais: Levar as crianças refletir sobre a importância de preservar o mundo em que vive. Conscientizar que cada um de nós precisa exercer seu papel de cidadão, em todas as situações possíveis, no dia a dia em casa e nos ambientes que nos cercam. ◦ Objetivos Específicos: ◦ Desenvolver a oralidade fazendo a interpretação dos vídeos; ◦ Produzir um pequeno relato de algumas atitudes que podemos fazer para preservar o ambiente que vivemos; ◦ Instigar as crianças a demonstrar consciência ecológica e noção de cidadania com o “jogo do caminho”; ◦ Criar uma obra de arte utilizando massinha de modelar; ◦ Montar e jogar o “jogo da memória” relacionando atitudes conscientes para preservar o planeta.

 Tempo de duração: 2 horas  Materiais necessários: Cola, tesoura, folhas A4, massinha de modelar, lápis de cor, fita adesiva (larga), canetas hidrográficas. A aula deverá ser desenvolvida em três momentos.

1º Momento ◦ Início da aula com o vídeo da turma da Mônica com a história: Um plano para salvar o planeta. Nesse vídeo a Turma da Mônica apresenta uma solução para salvar o planeta: Utilizar os Três “R” s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao término do vídeo propor aos alunos uma discussão sobre o tema abordado na história com as seguintes indagações:

Figura 1 - Video Um plano para salvar o planeta

Oralidade ◦ Por que a turma da Mônica precisa salvar o planeta? ◦ Qual a solução para salvar o planeta de acordo com o vídeo? ◦ O que é reciclar, reutilizar e reduzir? ◦ Diante as respostas dos alunos propor as seguinte atividades: ◦ Escrever algumas atitudes para cuidar do planeta. ◦ Pintar cores dos coletores e relacionar os materiais recicláveis às lixeiras corretas.

2º Momento ◦ Montar o tabuleiro para o Jogo do Caminho, em dupla cada aluno segue uma trilha em seu tabuleiro e depois compara o resultado com o do colega. Vence quem faz mais ponto. ◦ Regras do Jogo: ◦ Nos caminhos existem várias situações que fazem você ganhar ou perder pontos. ◦ Para chegar até a escola, você precisa de, no mínimo, setenta pontos. Se conseguir 100 pontos ou mais parabéns, você demonstra ter consciência dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

◦ Caso chegue à porta da escola com menos de setenta pontos, volte ao início do jogo e tente novamente. ◦ Não é permitido passar duas vezes pelo mesmo lugar. ◦ Após todos terminarem trocar as seguintes ideias: ◦ Você conseguiu chegar à escola com setenta pontos ou mais? ◦ O que foi mais difícil no percurso? ◦ No seu dia a dia, você consegue tomar algumas das atitudes corretas que aparecem na trilha? Comente com seus colegas

3º Momento ◦ Assistir o Vídeo da Música Herdeiros do Futuro de Toquinho, em seguida criar uma obra de arte utilizando massinha de modelar de acordo com a música que ouvimos. Figura 2 - Vídeo Herdeiro do Futuro – Toquinho

◦ Após a atividade passar fita adesiva transparente nas obras de artes dos alunos e expor na sala de aula, dando oportunidade para cada um explicar o que foi feito para cuidar bem do nosso país. ◦ Encerrar a aula com jogo da memória para exercitar a cidadania e estimular ao aluno exercer atitudes que ajudam na preservação do planeta.

Atividades

JOGO DA MEMÓRIAJOGO DA MEMÓRIA

REFERÊNCIAS: ◦ SUCKOW, Jucimar Machuca Cardoso. – Grupo Educacional Expoente: Língua Portuguesa 2º Ano – Volume 04. Editora Expoente - Curitiba: ◦ – Um Plano Para salvar o Planeta, acessado 10/12/16 às 20:03h. ◦ - Vídeo Herdeiro do Futuro – Toquinho, acessado 10/12/16 às 20:07h.