Comportamento Organizacional Revisão
O que é comportamento organizacional? Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Percepções O que são As percepções nada mais são do que as imagens, as descrições interiores, a nossa maneira de “fotografar” e interpretar o mundo que nos cerca.
Concepção Dentre tais elementos, os de 3º. Nível – concepção, pela sua importância podem ser destacados os valores e crenças, que podem ser definidos de formas variadas: “as pessoas tem experiências, nascem e aprendem. Das experiências surgem certos guias de conduta. Esses guias tendem a dar determinada duração e significado à via e podem ser chamados de valores” (Raths)
Teoria da Motivação de Maslow Comportamento Organizacional Teoria da Motivação de Maslow Abraham Maslow, dizia que o homem é motivado por necessidades hierarquicamente organizadas, de forma que uma necessidade de ordem superior somente surge quando a de ordem inferior for relativamente satisfeita.
Comportamento Organizacional As necessidades são baseadas em dois agrupamentos: Deficiência e Crescimento. As necessidades de deficiência são as fisiológicas, as de segurança, de afeto e as de estima. As necessidades de crescimento são aquelas relacionadas ao auto-desenvolvimento e auto-realização dos seres humanos.
Comportamento Organizacional Hierarquia das Necessidades Pirâmide Motivacional
Comportamento Organizacional Teoria de Herzberg (dois fatores) Herzberg dizia que os fatores que influíam na produção de satisfação profissional eram desligados e distintos dos fatores que levavam à insatisfação profissional. Os dois fatores são: Satisfação: Estão relacionados a própria tarefa: Realização da mesma, natureza dela, responsabilidade e promoção profissional - Motivação
Comportamento Organizacional Teoria de Herzberg (dois fatores) Insatisfação: São fatores ambientais: supervisão, relações interpessoais condições do ambiente de trabalho, salário. – Higiene. Segundo Herzberg, quando o fator “Higiene” está satisfeito, o indivíduo está apenas no ponto de partida para ser motivado.
Inteligência Emocional Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. A inteligência pode ser desenvolvida. Podemos construir/adquirir determinada inteligência. photoxpress.com
Barreiras para a Comunicação Eficaz Barreiras são todos e quaisquer estímulos, ou percepções que poderão atrapalhar ou impedir a comunicação. Não necessariamente são ruídos auditivos.