MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Tipologias de Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
TITULO DO TRABALHO. Orientador: DOUGLAS TYBEL COMPONENTE 1
Prof. José Paulo Hernandes
ESTATÍSTICA AULA 03 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
O que é Pesquisa de Mercado?
Elaboração de um projeto de pesquisa
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
O PLANO DE MARKETING.
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Processo de Produção da Notícia
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Métodos da pesquisa – coleta de dados
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO PROCESSO
O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários.
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
GÊNERO ENTREVISTA.
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
Funções de Várias Variáveis
Relatórios de Auditoria
Preparação do inquérito
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
ACADEMIA DE LÍDERES Competência: Liderança e Gestão de Pessoas Projeto de Aplicação 2012.
Douglas Pereira da Silva
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Formulação do problema quantitativo
Ferramentas de comunicação
A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa
Algoritmos e Programação I
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – maio/junho
Protocolo de observação
Sindicâncias | Guia Prático
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Aula 2 Modelagem Econômica
Doação de sangue.
Aula 2.4.
Aula 4.2.
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
Intersecção de Intervalos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Aula 2 Modelagem Econômica
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Pesquisa Científica
O Significado de Pesquisar
Transcrição da apresentação:

MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III

PESQUISA DE MERCADO COMO VIMOS NA AULA PASSADA, DETERMINAR QUANTAS PESSOAS SERÃO ENTREVISTADAS EM UMA PESQUISA É UM PASSO IMPORTANTE PARA DAR CREDIBILIDADE AO TRABALHO.

UMA PESQUISA NA SALA DE AULA POR EXEMPLO. PESQUISA DE MERCADO SE O NÚMERO DE PESSOAS QUE COMPÕEM O GRUPO DE INTERESSE (UNIVERSO) FOR PEQUENO, ELE PODERÁ QUESTIONAR TODOS OS PARTICIPANTES. UMA PESQUISA NA SALA DE AULA POR EXEMPLO.

PESQUISA DE MERCADO – ERROS COMUNS VAMOS FALAR DE ALGUNS ERROS COMUNS QUE DEVEM SER EVITADOS. ESSA RELAÇÃO VALE PARA O TRABALHO PRÁTICO A SER REALIZADO:

QUESTÕES TENDENCIOSAS PESQUISA DE MERCADO – ERROS COMUNS QUESTÕES TENDENCIOSAS ALGUMAS EXPRESSÕES DENTRO DO QUESTIONÁRIO LEVAM O ENTREVISTADO A RESPOSTAS IRREAIS.

ACABAM LEVANDO O ENTREVISTADO A RESPONDER SEMPRE SIM. PESQUISA DE MERCADO – ERROS COMUNS PERGUNTAS COMO: VOCÊ SABIA VOCÊ CONHECE VOCÊ JÁ VIU ACABAM LEVANDO O ENTREVISTADO A RESPONDER SEMPRE SIM.

QUESTIONÁRIO MUITO LONGO PESQUISA DE MERCADO – ERROS COMUNS QUESTIONÁRIO MUITO LONGO CANSA O ENTREVISTADO E ELE PASSA A RESPONDER QUALQUER COISA PARA A ENTREVISTA SE ENCERRAR LOGO.

PESQUISA DE MERCADO – ERROS COMUNS BUSCAR RESPOSTA PARA VÁRIAS QUESTÕES A PESQUISA DEVE SER OBJETIVA, TER UMA FINALIDADE CLARA.

TREINAMENTO DOS ENTREVISTADORES PROCEDIMENTOS APÓS A DEFINIÇÃO DE TODAS ESSAS INFORMAÇÕES TEMOS O PLANEJAMENTO CONCLUÍDO E PARTIMOS PARA OS PROCEDIMENTOS. TREINAMENTO DOS ENTREVISTADORES PRÉ-TESTE APLICAÇÃO DA PESQUISA

TREINAMENTO DOS ENTREVISTADORES: COMO DEVERÁ SER A ABORDAGEM? PROCEDIMENTOS TREINAMENTO DOS ENTREVISTADORES: COMO DEVERÁ SER A ABORDAGEM? É IMPORTANTE LER TODO O QUESTIONÁRIO CASO SEJA PESQUISA DE OBSERVAÇÃO – NECESSÁRIO TER ROTEIRO UTILIZAÇÃO DE CARTÕES?

PROCEDIMENTOS PRÉ-TESTE REALIZAR A PESQUISA COM UM NÚMERO DE ENTREVISTADOS PARA VER SE O QUESTIONÁRIO ESTÁ DE FÁCIL COMPREENSÃO E VERIFICAR O TEMPO GASTO.

PROCEDIMENTOS APLICAÇÃO DA PESQUISA CHECAGEM DE PERCENTUAL DA AMOSTRA PARA SABER SE A PESQUISA FOI REALMENTE REALIZADA DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS DEFINIDOS.

PROCESSAMENTO DOS DADOS DEPOIS DA PESQUISA REALIZADA SEGUE-SE O MOMENTO DE TABULAÇÃO DO RESULTADO. O IDEAL É FAZER CRUZAMENTO DE DADOS PARA TER RESPOSTAS MAIS CONSISTENTES

PROCESSAMENTO DOS DADOS COM O CRUZAMENTO DE DADOS PODEMOS DEFINIR MELHOR O COMPORTAMENTO DE DETERMINADA CLASSE SOCIAL, FAIXA ETÁRIA OU GÊNERO.

PROPAGAÇÃO APÓS A TABULAÇÃO DOS DADOS, O ÚLTIMO PASSO É A PROPAGAÇÃO, OU SEJA A ANÁLISE QUE DEVERÁ SER FEITA PARA QUE A PESQUISA PRODUZA AÇÃO!

PROPAGAÇÃO É IMPORTANTE SABER QUEM PRECISA CONHECER O RESULTADO DA PESQUISA, QUAL SETOR, QUAL GESTOR, PARA QUE ELA REALMENTE FAÇA SENTIDO DENTRO DA EMPRESA.

O RESULTADO DA PESQUISA DEVERÁ GERAR UMA ESTRATÉGIA PARA A EMPRESA. PESQUISA DE MERCADO – TRABALHO INTERDISCIPLINAR O RESULTADO DA PESQUISA DEVERÁ GERAR UMA ESTRATÉGIA PARA A EMPRESA. PORTANTO NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO / ROTEIRO, PERGUNTE-SE COMO PODERÁ USAR A RESPOSTA PARA CRIAR ESTRATÉGIA PARA A EMPRESA.

PESQUISA DE MERCADO – TRABALHO INTERDISCIPLINAR O resultado final da Pesquisa de deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.

PESQUISA DE MERCADO – TRABALHO INTERDISCIPLINAR VAMOS ENTÃO DEFINIR OS QUESTIONÁRIOS/ ROTEIROS E ESTUDAR OS OBJETIVOS DA PESQUISA A SER APLICADA.