Piaget, Vygotsky e Wallon

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Transcrição da apresentação:

Piaget, Vygotsky e Wallon Profa.Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz

WALLON 1879 – 1962 PIAGET 1896 – 1980 VYGOTSKY 1896 – 1934 Origem interna é biológica, e externa é afetiva. Do estado orgânico para o cognitivo racional através do coletivo. A afetividade faz a criança emergir do mundo orgânico para conceitos coletivos. Afetividade é o motor do movimento e aproxima-se com o desenvolvimento gnósico. A inteligência do adulto é diferente da criança de forma qualitativa, a criança é inteligente ao seu modo. As emoções são responsáveis pelas aprendizagens (envolvimento). O ato mental se estabelece por atos motrizes, ação=pensamento PIAGET 1896 – 1980 Desenvolvimento mental se dá em acordo com períodos de idade, estágios. 04 estágios: sensoriomotor (0 a 2 anos), pré-operacional (2 a 7 anos), operações concretas (7 a 11 anos) e operações formais (11 anos em diante). Os estágios são em ordem seqüencial e seguem uma ordem preestabelecida. O processo da aprendizagem segue o do desenvolvimento. Independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Linearidade, continuidade e progressividade do desenvolvimento. Afetividade é destaque no desenvolvimento cognitivo. O jogo é o desenvolvimento da moral coletiva. Os padrões intelectivos seguem os motivos afetivos, alavancas do processo. VYGOTSKY 1896 – 1934 O processo relacional é a tônica do desenvolvimento humano Crença no método genético. Diferenças qualitativas entre o adulto e a criança. Os processos mentais resultam da inter-relação dos fatores internos e externos. A aprendizagem abre uma ilimitada gama de novas possibilidades mentais. Dois níveis de desenvolvimento – o real e o potencial. A Zona Proximal é o nível de desenvolvimento social. São as comunicações entre aquilo o que a criança já sabe e aquilo o que pode vir a saber. O jogo cria novas zonas proximais na criança. Ao interagir o adulto empresta novas capacidades às crianças. A ação surge no social, para depois se tornar movimento.

WALLON 1879 – 1962 PIAGET 1896 – 1980 VYGOTSKY 1896 – 1934 Os processos superiores são arrolados através da afetividade, pelo caráter contagioso e coletivo. A percepção se dá com as experiências do movimento. O jogo infantil coletivo, antes da escola, desperta a atenção e a concentração. Os processos do pensamento e da linguagem acontecem no coletivo. A linguagem é a expressão e estrutura do pensamento. Dois tipos de pensamento o Sincrético e o Categorial. O primeiro confunde sentimentos afetivos com os objetivos. O segundo forma categorias apoiadas sob um fundo simbólico estável. Ênfase na descoberta daquilo o que as crianças já tem, capacidades inatas. Crença no fato de que as crianças já nascem com diferentes capacidades intelectuais. O pensamento é concomitante a ação, ao agir pensa. Fala egocêntrica – posição genética e estrutural para a fala voluntária e para o pensamento. Subdivide a fala infantil em fala egocêntrica e fala socializada, ambas de origem biológica. Dualização entre o consciente e o inconsciente. o consciente é reconhecido como pensamento dirigido e social, o inconsciente como autista e individual. Os processos psicológicos superiores tem sua origem no coletivo. Os processos mentais podem ser entendidos somente mediante a compreensão dos instrumentos e signos que atuam como mediadores. O pensamento e a linguagem nascem a partir do complexo das inter-relações. A fala primitiva da criança é essencialmente social. A função da fala é a comunicação com o outro. A fala egocêntrica é a origem da fala interior e do pensamento. Subdivide a fala infantil em fala egocêntrica e fala comunicativa, ambas de origem social: a primeira como estabelecimento primitivo do pensamento e a segunda como necessidade de comunicação.

PIAGET WALLON VYGOTSKY Desenvolvimento Sensório- motor Pré-operatório Operações concretas Operações formais Desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio Estágio impulsivo-emocional Estágio sensório-motor e projetivo Estágio do Personalismo Estágio Categorial Estágio da Adolescência As trocas relacionais da criança com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa. Zona de Desenvolvimento Real, Potencial e Proximal O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas.  

PIAGET WALLON VYGOTSKY LINGUAGEM Desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento da inteligência A linguagem tem um papel decisivo no processo de identificação e localização dos objetos, pois instrumenta a criança a focalizar o objeto num conjunto perceptivo e a compará-lo a objetos semelhantes, ultrapassando sua impressão presente Principal instrumento simbólico de representação da realidade, desempenha papel fundamental

PIAGET WALLON VYGOTSKY APRENDIZAGEM Aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Caracteriza-se pelo sincretismo, passando gradativamente para a diferenciação; A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.

PIAGET WALLON VYGOTSKY PENSAMENTO Organização; adaptação; esquemas; assimilação e acomodação. equilíbrio É sincrético. O termo se refere à principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos - as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam. O sincretismo corresponde a um momento da evolução do pensamento humano e possui uma lógica própria, diferente daquela observada na fase adulta, que é marcada pela categorização. Generalização da linguagem

Concluindo Piaget, Wallon e Vygotsky mostram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo sujeito-mundo uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecê-lo.