Conceitos essenciais em Logística de Distribuição

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Transcrição da apresentação:

Conceitos essenciais em Logística de Distribuição UNESC FACULDADES - ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA- Conceitos essenciais em Logística de Distribuição Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

1 FUNÇÃO E OBJETIVOS DO SETOR DE COMPRAS

Introdução à Logística Em seu início, o termo logística envolve uma evolução do planejamento e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis para alocar tropas nas frentes de batalha e supri-las de armazenamentos, Munições e alimentos.

Canais de Distribuição e Distribuição Física CANAL DE DISTRIBUIÇÃO Conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar o produto ou serviço disponível para uso ou consumo. DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é entregue ao consumidor final. SETORES ENVOLVIDOS (exemplo) DEPTO. DE VENDAS DO FABRICANTE ATACADISTA VAREJO SERVIÇO DE PÓS-VENDA

Atividades do setor de Compras A distribuição física e os canais de distribuição possuem uma correlação e um paralelismo. A estratégia da empresa define o esquema de distribuição (canais). As atividades logísticas são definidas a partir da estrutura planejada para os canais de distribuição. A escolha dos canais depende da análise de suas implicações nas operações logísticas. Os canais de distribuição são difíceis de alterar, pois envolvem outras empresas, agentes, acordos comerciais e etc.

Esquema Gráfico

Participantes dos canais de distribuição OBJETIVOS E FUNÇÕES Por que existem intermediários no processo de comercialização de produtos? A estratégia da empresa define o esquema de distribuição (canais). As atividades logísticas são definidas a partir da estrutura planejada para os canais de distribuição. OBJETIVOS Garantir disponibilidade do produto. Intensificar o potencial de vendas. Buscar cooperação entre os elos da cadeia de suprimentos. Garantir o nível de serviço preestabelecido. Garantir o fluxo de informações. Buscar a redução de Custo na “Cadeia de Valor”.

Participantes dos Canais de Distribuição Fabricante – são os responsáveis pelos processos de transformação de materiais e componentes em produtos acabados. São chamadas comumente de manufaturas ou de produção. As empresas manufatureiras são participantes altamente visíveis do canais, porque oferecem utilidade de forma, ao criarem os produtos que se tornam a principal preocupação do processo de distribuição com um todo.

Participantes dos Canais de Distribuição Atacadistas – Talvez o participante de canal menos compreendido e menos visível seja o atacadista. Os atacadistas representam negócios que estão originalmente engajados na compra de mercadorias de fabricantes e na revenda a varejistas, usuários industriais ou usuários empresariais. O principal negócio dos atacadistas está em sua especialização em desempenhar sortimento de modo a reduzir custos e risco para os outros membros do canal.

Participantes dos Canais de Distribuição Varejistas – O varejo é o negócio de venda de produtos e serviços para consumidores que compram para seu próprio uso e benefício (cons. Finais). Os varejistas desempenham funções que se combinam para oferecer a seus clientes alvo os produtos certos, no local certo, no tempo certo, na quantidade certa e no preço certo. As estratégias específicas empregadas por empresas de varejo variam dramaticamente, de comercialização em massa até desconto, produtos super-especializados, serviços diferenciados, e muitos outros.