SUSTENTABILIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Advertisements

Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
O que é sustentabilidade ?. Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais; Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
Classificação dos Métodos de Ensino:
“Só erra quem produz. Mas, só produz quem não tem medo de errar. As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Centro Educacional Unificado
O Sistema OCB SESCOOP como ferramenta de desenvolvimento do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro Encontro Unimed RJ 17 a 20 de agosto de 2017.
desafios, compromissos e respostas
ELLEN WHITE E OS PEQUENOS GRUPOS
O ensino de História: teoria e prática
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
Planejamento.
1.º DreamLab na UAb Integrando a sustentabilidade - quais os sonhos? Novos caminhos de diálogo e colaboração Local: Universidade Aberta, Palácio.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Projeto Político Pedagógico - PPP
Profa. Mestre Marta Ajej
Apresentação de Resultados Alcançados /2009
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Treinamento.
O conceito básico da Agenda 21
Gestão das Organizações
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. O homem é concebido como um ser totalmente.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
O Papel dos Cursos Corporativos na Formação Continuada
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Consultoria Referência RH
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
IDEIA DE ÁREA E FRAÇÕES: uma relação necessária.
Setembro 2004.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS DO ENFERMEIRO GESTOR
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Instituições, crianças pequenas e questões relevantes
(35) A DIREÇÃO E O SENTIDO DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Júlia Eugênia Gonçalves.
Possibilidades para o desenvolvimento do Projeto
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

SUSTENTABILIDADE A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. A sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

A ESCOLA E O PLANETA Educar para uma vida sustentável A escola está sendo chamada a integrar a linha de frente do movimento em busca de soluções para que o planeta possa continuar existindo e sendo um lugar habitável para as futuras gerações.

EDUCAR PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL É preciso reorientar os programas educacionais no sentido de promover conhecimentos, competências, habilidades, princípios, valores e atitudes relacionadas com a sustentabilidade.

. É necessário reeducar os sistemas educacionais e introduzir uma cultura de sustentabilidade e da paz, torná-los mais cooperativos e menos competitivos.

EDUCAR PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL Para introduzir uma cultura da sustentabilidade nos sistemas educacionais, é preciso reeducar o sistema. Mudar o sistema implica mudar as pessoas que podem mudar o desenvolvimento.

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Dois conceitos que se complementam: Não há sustentabilidade nas ações que não se apoiarem na educação. A qualidade da educação é sustentável quando orientada para a formação dos alunos.

A sustentabilidade se assenta sobre uma mudança de paradigma Do PARA Fazer para... Fazer com Controle sobre Controle com Prover... Construir Ter... Ser Grande Efetivo

SUSTENTABILIDADE Valorização das pessoas Responsabilidade social Perspectiva de futuro Orientação para o desenvolvimento Qualidade Visão sistêmica, perspectiva interativa Redes e parcerias

SUSTENTABILIDADE Valores universais Consistência Coerência Mudança de atitudes, comportamentos, ações e não apenas de discurso. “O medo de conhecer é sobretudo o medo da responsabilidade de fazer” Abraham Maslow

O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE PASSA PELA EDUCAÇÃO Educação Corporativa Capacitação é uma das chaves do sucesso para os desafios da incorporação de preceitos de sustentabilidade no dia a dia organizacional.

A SUSTENTABILIDADE COMEÇA POR SUA ORIENTAÇÃO PARA APRENDER, ENSINAR E PROMOVER A APRENDIZAGEM COMO UM MEIO DE VIDA E COM ESPÍRITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

SUSTENTABILIDADE PRESSUPÕE PROMOVER ESPÍRITO DE COLABORAÇÃO E TRABALHO CONJUNTO