Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
Advertisements

Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
GT-4 Conteúdos formadores nos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação e Ciência da Informação Florianópolis 2016.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS Alvaro Martins Fernandes Júnior Siderly do Carmo Dahle de Almeida Marivaldo da Silva.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
XXV ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Graduação em Enfermagem - EAD
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Angelita Marçal Flores
O ensino de História: teoria e prática
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
Introdução a Educação a Distância
inovação e design na educação
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Via Libras: Proposta Inovadora no Ensino de Libras na Modalidade EaD.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO - INCA -
Realizar Formação Continuada
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
VIII Fórum Institucional de Ensino
Transcrição da apresentação:

A MODALIDADE SEMIPRESENCIAL EM UM GRUPO EDUCACIONAL PRIVADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia Danilo Candido Bulgo

OBJETIVO Apresentar o modelo institucional proposto na criação da modalidade semipresencial em um Grupo Educacional Privado, com a perspectiva de ensino híbrido, bem como a importância do tutor presencial nesse processo de ensino-aprendizagem.

UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENSINO HÍBRIDO: É uma das novas tendências da Educação; Promove a integração de conteúdo online no ambiente virtual de aprendizagem e conteúdo presencial; Propicia que as aulas sejam mais ativas, acessíveis e flexíveis; Permite que o aluno tenha mais liberdade em seu aprendizado; Familiariza os alunos com as TIC’s devido a interação entre o ambiente virtual de aprendizagem e as aulas presenciais.

UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENSINO HÍBRIDO:   Figura 1: Formato do ensino híbrido Fonte: CLAYTON CHRISTENSEN INSTITUTE. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos, 2013. Disponível em http://www.pucpr.br/arquivosUpload/5379833311485520096.pdf. Acesso em 09.05.17

UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENSINO HÍBRIDO: O formato dos cursos semipresenciais do Grupo Educacional Privado estudado, pode ser considerado como um modelo de ensino híbrido, o qual o aluno tem: O conteúdo no ambiente virtual de aprendizagem mediado por um tutor online; e A teleaula presencial semanal, mediada por um tutor presencial.

O MODELO SEMIPRESENCIAL Implantado em fevereiro de 2015 pela PREAD; Se caracteriza por dois processos educativos; O primeiro é definido pela vivência dos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem; E o segundo com aspectos de presencialidade, decorrentes da participação destes nas teleaulas, transmitidas em tempo real para os polos de educação à distância;

O MODELO SEMIPRESENCIAL No ambiente virtual, o aluno tem acesso à videoaula, ao powerpoint narrado e ao material teórico de cada unidade para realizar seus estudos; A teleaula discute uma temática inédita, porém relacionada com o conteúdo disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem; Os encontros presenciais são momentos em que os alunos conseguem trocar conhecimentos e experiências, otimizando o processo de ensino-aprendizagem.

O MODELO SEMIPRESENCIAL A metodologia utilizada para a elaboração das teleaulas é a da problematização com arco de marguerez, que tem como ponto de partida a realidade que, observada sob diversos ângulos, permite ao estudante extrair e identificar os problemas nela existentes e discutir e propor soluções. Figura 2. Metodologia empregada. Fonte: setordeproduçãoaud

O MODELO SEMIPRESENCIAL - DIFERENCIAIS As teleaulas acontecem uma vez por semana, com transmissão em tempo real para cada curso semipresencial e é gravada; Caso o aluno tenha algum impedimento e não possa participar das atividades no polo, ele receberá o link da aula gravada e poderá ter acesso ao conteúdo ministrado e assim aprofundar seus estudos; Os alunos também recebem o material didático impresso para auxiliar os estudos.

O MODELO SEMIPRESENCIAL – O PAPEL DO TUTOR Zelar pela infraestrutura da sala; Acompanhar a participação e interesse dos alunos; Relatar aos tutor de estúdio qualquer anormalidade; Intermediar as dúvidas dos alunos via chat com o tutor de estúdio, que serão respondidas em tempo real pelo professor da teleaula; Motivar e incentivar os alunos a participarem da atividade prática de cada módulo; Enviar as devolutivas da turma para que o professor da teleaula realize um feedback sobre as respostas dos alunos.

O MODELO SEMIPRESENCIAL – PERCEPÇÃO DOS AUTORES O perfil do aluno que busca cursos semipresenciais é variado; A flexibilidade por melhores horários de estudo; fatores socioeconômicos com base no valor das mensalidades; Contato presencial com outros alunos e tutor; Troca de experiência com os colegas de sala de aula; Necessidade da presencialidade.

O ACOLHIMENTO DO TUTOR NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Com o crescimento da modalidade semipresencial no Grupo Educacional Privado estudado, o papel do tutor presencial se torna parte fundamental para que exista integração entre o aluno e atividades presenciais, possibilitando um aprendizado mais proveitoso. Figura 3: Evolução de matrículas nos cursos semipresenciais Fonte: Elaborado pelos autores com base no Relatório de alunos matriculados do Grupo Educacional pesquisado

Segundo os referenciais de qualidade do MEC/SEED: O ACOLHIMENTO DO TUTOR NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL O tutor é quem facilita o conhecimento, orientando os alunos sobre os conteúdos a serem estudados e discutidos em sala de aula. Segundo os referenciais de qualidade do MEC/SEED:

O ACOLHIMENTO DO TUTOR NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL O tutor atua como mediador durante os encontros presenciais, tendo em vista suas habilidades e competências na ação de uma prática exploratória e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem; Schlosser (2010), afirma que o tutor é o orientador do aluno em EaD e cabe a ele acompanhar a vida acadêmica dos estudantes, apontando caminhos e encontrando, em parceria, soluções para determinados problemas ou propostas.

O ACOLHIMENTO DO TUTOR NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL O tutor é o elemento de transição e ligação na relação entre professor e aluno; É um facilitador do conhecimento e, por essa ação, deve estar inteiramente consciente e integrado quanto aos conteúdos, metodologias, matérias, atividades e, sobretudo, o contexto em que seu aluno está inserido, sua realidade, suas limitações e, principalmente, seu potencial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A modalidade semipresencial é um grande diferencial para aqueles alunos que buscam interação interpessoal, troca de conhecimentos e experiências, otimizando o processo de ensino-aprendizagem. As aulas em tempo real, a presença do aluno na universidade e o papel do tutor em sala de aula são fundamentais para que o curso ganhe notoriedade e crescimento; A partir da experiência vivenciada, pelos autores deste artigo, os momentos presenciais semanais auxiliam no crescimento profissional, acadêmico e social destes alunos, tendo em vista que a troca de experiências, debates e argumentações geradas durante as aulas colaboram para a evolução do aluno em seu processo de formação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A educação híbrida pode contribuir para que o ensino aconteça de maneira eficiente, uma vez que, parte do conteúdo é estudado no ambiente virtual de aprendizagem e outra parte na sala de aula presencial. A conscientização do tutor de seu papel como facilitador para o processo de aprendizagem, tem se mostrado fundamental. O Grupo Educacional Privado realiza oficinas sobre a importância do papel do tutor na condução das teleaulas, com o intuito de aproximar o tutor do aluno e aperfeiçoar sua conduta em sala de aula.