APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
Formação de Professores e uso de Tecnologias
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Letícia Mahlmeister João Mattar
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Projecto E-learningUP|
Carla Maria Maluf Ferrari Claudia D’Arco Raquel Acciarito Motta
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Evolução do ensino a distância
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
inovação e design na educação
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Currículos e Programas
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA Cleber Bianchessi Mestrando em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER Prof. Dr. Ademir A. Pinhelli Mendes Mestrado Educação e Novas Tecnologias - UNINTER

PROBLEMA DE PESQUISA - Parte da questão: O Kahoot! é uma ferramenta que contribui significativamente no processo de aprendizagem na disciplina de História no ensino médio? - A aprendizagem baseada em elementos de games torna-se um diferencial para o aluno e professor ao introduzir a metodologia ativa na construção do conhecimento?

SUJEITOS DA PESQUISA Esta prática pedagógica foi desenvolvida com duas turmas de alunos do 3º ano do ensino médio do período matutino sendo o 3ºK com 39 alunos matriculados e 3ºL com 38 alunos matriculados no ano de 2017 e pertencentes a um colégio da rede pública estadual e localizado no centro da cidade de Curitiba PR na disciplina de História.

OBJETIVOS analisar as possibilidades e potencialidades da aprendizagem baseada em games como ferramenta facilitadora e otimizada da aprendizagem no ensino de História. verificar o envolvimento dos alunos com a aprendizagem proporcionado pelas metodologias ativas e orientados por elementos de games.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Encontra-se em Piaget (1974) a compreensão da aprendizagem enquanto como efeito de aquisição do conhecimento, das habilidades e dos comportamentos por parte do aluno. Admitindo que o conhecimento seja construído ativamente pelos indivíduos, Papert (1986) preconiza que ensinar significa em propiciar condições para que os estudantes se envolvam em atividades que sustentem este procedimento construtivo.

PERCURSO METODOLÓGICO Apresenta experiências de aprendizagem realizadas em sala de aula no ensino de História com a utilização do game interativo Kahoot! como possibilidade pedagógica e metodológica relacionada ao processo de revisão e avaliação dos conteúdos assimilados pelos alunos com possibilidade de feedback com revisão instantânea ou simultânea.

RESULTADOS é preciso destacar que o uso do game interativo Kahoot! apresentou resistência por ser algo inovador. os resultados foram mais profícuos que limitativos, pois os aprendizes apresentaram aumento no estímulo à aprendizagem devido à inclusão de método interativo diferenciado, instigante e autônomo. indica que a aprendizagem com games proporciona a inovação da prática docente e discente por meio da revisão e avaliação no processo de ensino e aprendizagem.

a dinamicidade da aprendizagem possibilita aos alunos aprender por meio de um recurso tecnológico produzindo resultados interessantes, especialmente por dispensar o uso de papel nas tarefas e com o uso do celular criando uma dinâmica célere e síncrona. a experiência foi enriquecedora e promissora, pois o Kahoot! se constitui de potencialidades ao permitir que o alunos participem de todo processo da construção do conhecimento com incentivo da exploração inovadora, como ferramenta educativa capaz de aumentar o interesse do aluno para a aprendizagem e melhore as práticas educativas do professor.

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO Os recursos das tecnologias digitais estão presentes no cotidiano escolar permitindo diversas facilidades às informações, prestação de serviços, comunicação e, inclusive, oportunidades diferenciadas de aprender e empreender. Torna-se cada vez mais importante adequar as práticas pedagógicas à cultura dos estudantes. O impacto dos recursos tecnológicos no cotidiano dos alunos é cada vez maior, daí a importância em proporcionar a construção do conhecimento por meio do uso de novas metodologias mediadas por novos recursos tecnológicos.

REFERÊNCIAS GEE, James Paul. Bons videogames e boa aprendizagem. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 27 n. 1, pp. 167-178, jan./jun. 2009. MATTAR, João. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional. 2017. MORAN, José. Desafios que as tecnologias nos trazem. Editora Papirus: São Paulo, 21ª edição, 2013. PAPERT, Seymour. Constructionism: a new opportunity for elementary science education. Massachusetts Institute of Technology, The Epistemology and Learning Group. Proposta para a National Science Foundation, 1986. PIAGET, Jean. GRECO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Editora Freitas Bastos, 1974.

“A missão do professor não é dar respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na internet. A missão do professor é provocar a inteligência, é provocar o espanto, a curiosidade”. Rubem Alves