Roberson Feitoza Cardoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Advertisements

PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
O ensino de História: teoria e prática
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
Introdução a Educação a Distância
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Elenilton Vieira Godoy 2017
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Elaboração de Projetos
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Plano da Disciplina: Filosofia.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
em Educação em Direitos Humanos
Discente Pedagogia - Licenciatura
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Roberson Feitoza Cardoso Planejamento Educacional na Educação a Distância Sarah Vieira Matos Roberson Feitoza Cardoso Núcleo Integrado de Educação a Distância SESI/SENAI Goiás Goiânia 2018

Planejamento Educacional . O planejamento educacional pode ser definido como “ o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação, incluindo definição de prioridades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional” (LUCKESI,2008).

Planejamento educacional na EaD O planejamento educacional na educação a distância, ocorre muito antes de seu início, assim como em todo seu decorrer e após o seu término. Visto que as novas tecnologias se desenvolvem a cada dia, e é necessário a realização de cursos que atendam a essas novas demandas.  Segundo uma matéria da BBC a 4ª revolução pode ser compreendida: “A quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas [...] A automatização acontece através de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem. Os sistemas ciberfísicos, que combinam máquinas com processos digitais, são capazes de tomar decisões descentralizadas e de cooperar - entre eles e com humanos - mediante a internet das coisas.“(PERASSO, 2016)

Planejamento SESI/SENAI Segundo Luckesi (2008, p. 105) “O ato de planejar é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. “ O planejamento educacional na educação a distância do SESI/SENAI tem como objetivo analisar como seria o discente que queremos formar ao final do curso, planejar a execução, elaboração e atualização dos cursos, alinhar os planos e os documentos contidos nos cursos e validar os mesmos por meio de uma equipe pedagógica e técnica, avaliar como estamos meio a modernização atual, e atendimento a demanda da industrialização 4.0, por fim analisar os resultados obtidos ao final do curso, e planejar ações que visem sua melhoria.  

Procedimentos Metodológicos O conteúdo dos cursos são desenvolvidos pelo Departamento Nacional, que observa as demandas dos núcleos regionais e juntamente com uma equipe técnica e pedagógica desenvolve o material de Plano de Curso e Plano de ensino a ser utilizado em cada curso ofertado. Porém, as unidades ofertantes dos cursos possuem autonomia para realizar adaptação nas situações de aprendizagens a serem desenvolvidas, como trabalhar com determinado aluno, no planejamento das aulas e demais ações desenvolvidas. Para que se ensine algo, o conteúdo a ser trabalhado precisa ter significado ao aluno, é necessário que se atribua características e atributos de acordo com a particularidade dos sujeitos, sociais, históricos, interdisciplinares que estão além dos conceitos.

Apresentação e Discussão dos Resultados Para que o curso ocorra é necessário a existência e validação de todos os documentos, o Plano de Curso, Guia do aluno, Plano de ensino, Plano de tutoria, Plano de estudos do aluno, Situações de Aprendizagem, Planos de Aulas presenciais (nos cursos que possuem). É observado se os objetivos centrais selecionados estão inter-relacionados com o conteúdo, se o professor utilizou de diferentes estratégias para realizar o ensino do aluno, se há uma variedade de atividades e recursos planejados e se estão alinhados com a matriz curricular.  

Considerações finais “Planejar, então, remete a: querer mudar algo; acreditar na possibilidade de mudança da realidade; perceber a necessidade teórico-metodológica; vislumbrar a possibilidade de realizar aquela determinada ação. Para que a atividade de projetar seja carregada de sentido, é preciso, pois, que, a partir da disposição para realizar alguma mudança, o educador veja o planejamento como necessário (aquilo que se impõe, que deve ser, que não se pode dispensar) e possível (aquilo que não é, mas poderia ser, que é realizável).(VASCONCELLOS,2015)”

Em suma, o planejamento educacional na educação a distância ocorre na perspectiva de promover estratégias e métodos de ensinos atualizados com as demandas atuais que garantam a permanência do aluno e o aproveitamento dos cursos, em uma visão significativa do sujeito em sociedade, buscando sua formação humanística e integral.

Referencial Bibliográfico ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em : Acesso em: 18 jun. 2018. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96. Disponível em: Acesso em: 18 jun.2018. FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. p.49. FREIRE, Paulo. CONSCIENTIZAÇÃO: Teoria e Prática da Libertação: Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. Tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra. LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008. Cap. 6. p. 102-119. PERASSO, Valeria. O que é a 4ª revolução industrial: e como ela deve afetar nossas vidas. 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309>. Acesso em: 06 ago. 2018. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (Brasília). Departamento Nacional. Norteador da Prática Pedagógica: Formação com base em competências. Brasília: Senai/DN, 2006. 88 p. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico: elementos metodológicos para elaboração e realização. 25. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2015. 1 v. Cadernos Pedagógicos do Liberted VYGOSTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.