Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
Livros Coleção Química Vol. 1,2 E 3 - Martha Reis 2018 PNLD Fonte:
Introdução Fonte: (2018)
Metodologia A realização deste trabalho se deu mediante a escolha de livros de química (PNLD 2018) do ensino médio disponibilizado pelo professor, dos quais o grupo optou por trabalhar com os livros: química, de autoria de Martha Reis. Fonte: Fonte: (2018).
Escolha do livro e dados analisados. O Banco Mundial situa o livro em quarto lugar de importância na aprendizagem dos alunos. Já a Unesco considera o livro como o “suporte mais fácil de manejar e mais econômico”. No Brasil, a política educacional considera o livro didático como “um dos principais insumos da instituição escolar”.(Educabrasil, 2001). Fonte: própria. Fonte: Livro:Autor (a):Editora:Volume:Assunto: Química Martha Reis Marques da Fonseca Ática1 Estados Físicos da Matéria
Química: Martha Reis
Analise critica do livro quanto a conteúdo e formas de abordagem do assunto. Fonte: própria.
Fonte: Fonseca, Martha Reis Marques da. Química : ensino médio - 2. ed. -- São Paulo : Ática, 2016.
Análise do PNLD para disciplina de Química na área temática. Fonte: própria.
Análise do PNLD para disciplina de Química na área temática. Fonte: [...], busca utilizar-se da química para mostrar aos estudantes o que nos distingue uns dos outros na diversificação cultural entre raça, cor e diferença particular da aparência ou sentimento; isso tudo, para focalizar o aluno a um direcionamento de odiosidade, voltados para as questões merecidas, como a poluição, os venenos nos alimentos, etc. (REIS, 2017). Fonte:
Análise do PNLD para disciplina de Química na área temática. Fonte: própria. Figura 2: O tema de cada Unidade é apresentado com um breve texto de introdução. Figura 3: Um texto jornalístico relacionado ao tema da Unidade, do qual são extraídas questões.
Análise crítica do livro quanto às competências Figura 4: Experimentos investigativos que introduzem um assunto. Figura 5: Processos químicos realizados em laboratório e um pouco do cotidiano da área química.
a falta de laboratórios nas escolas; a deficiência dos laboratórios, traduzida na ausência de materiais, tais como reagentes e vidrarias; a inadequação dos espaços disponibilizados para aulas experimentais; a grade curricular de Ciências, em função do escasso tempo disponível, dificulta a inclusão de atividades de laboratório; a escassez de roteiros que contemplem explicitamente a relação teoria experimento. (SILVA; MACHADO; TUNES, 2010, p ). Análise crítica do livro quanto às competências Fonte: (2018) Fonte:
Considerações finais Podemos percebe que e um ótimo livro para se aplicar no ensino, já que tem um bom embasamento teórico e prático. Se formos fazer uma análise da educação que vivemos hoje em dia o livro da autora seria um ótimo recurso, já que estamos vivendo uma educação onde a sociedade exige que se tenha certa pratica em qualquer área, a então educação tecnicista que já era discutida pelo autor Bobbit em seu livro “the curriculum” (1918). Fonte: (2018)
REFERÊNCIAS. OBC - Sugestões bibliográficas. Disponível em:. Acesso em: 05 jun ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015: TABELA PERIÓDICA. Disponível em:. Acesso em: 05 jun FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: ensino médio / Martha Reis. 2. ed. - São Paulo: Ática, FARIAS, Natalia Dias De. EXPERIÊNCIAS DE FÍSICO-QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Disponível em:. Acesso em: 07 jun CUNHA, Jaqueline Mendes da, et alli. ANÁLISE DO LIVRO DE QUÍMICA DE MARTHA REIS: PROPOSTA DE ATIVIDADES PRÁTICAS E LINGUAGEM ADEQUADA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. IV CONEDU. Disponível em:. Acesso em: 08 jun SANTOS, M. E. V. M. A cidadania na “voz” dos manuais escolares. Porto: Livros Horizonte, HAMILTON. David. Sobre as origens dos termos classes e curriculum. Teoria e educação ; p