Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Curso de Filosofia - UFRN
Recursos didáticos nas aulas de Ciências e Biologia
XXV ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES
RESULTADOS E DISCUSSÃO
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Paulo Vinícius Rampinelli
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
Título igual ao do resumo submetido
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Elaboração de um projeto de pesquisa
Programação Formação Continuada 2016
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Plano de Trabalho Docente PTD
LICENCIATURA EM LETRAS
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
Organização de um Relatório
Gráfico & Tabelas Plano de Aula.
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
Plano da Disciplina: Filosofia.
24 de Fevereiro de 2018 Vila Velha - ES
Gêneros de Divulgação científica:
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Exemplo: Pedro Santos, Joana Padilha, *João da Silva (Orientador)
Desenvolvimento ou corpo do pôster
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Exemplo: Pedro Santos, Joana Padilha, *João da Silva (Orientador)
Estagio Supervisionado em Docência
Teorias do currículo.
Gamificação nas aulas de Geografia “Lendo imagens e
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – SEAA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
Orientações Gerais para alunos e orientadores
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
Transcrição da apresentação:

Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:

Livros Coleção Química Vol. 1,2 E 3 - Martha Reis 2018 PNLD Fonte:

Introdução Fonte: (2018)

Metodologia A realização deste trabalho se deu mediante a escolha de livros de química (PNLD 2018) do ensino médio disponibilizado pelo professor, dos quais o grupo optou por trabalhar com os livros: química, de autoria de Martha Reis. Fonte: Fonte: (2018).

Escolha do livro e dados analisados. O Banco Mundial situa o livro em quarto lugar de importância na aprendizagem dos alunos. Já a Unesco considera o livro como o “suporte mais fácil de manejar e mais econômico”. No Brasil, a política educacional considera o livro didático como “um dos principais insumos da instituição escolar”.(Educabrasil, 2001). Fonte: própria. Fonte: Livro:Autor (a):Editora:Volume:Assunto: Química Martha Reis Marques da Fonseca Ática1 Estados Físicos da Matéria

Química: Martha Reis

Analise critica do livro quanto a conteúdo e formas de abordagem do assunto. Fonte: própria.

Fonte: Fonseca, Martha Reis Marques da. Química : ensino médio - 2. ed. -- São Paulo : Ática, 2016.

Análise do PNLD para disciplina de Química na área temática. Fonte: própria.

Análise do PNLD para disciplina de Química na área temática. Fonte: [...], busca utilizar-se da química para mostrar aos estudantes o que nos distingue uns dos outros na diversificação cultural entre raça, cor e diferença particular da aparência ou sentimento; isso tudo, para focalizar o aluno a um direcionamento de odiosidade, voltados para as questões merecidas, como a poluição, os venenos nos alimentos, etc. (REIS, 2017). Fonte:

Análise do PNLD para disciplina de Química na área temática. Fonte: própria. Figura 2: O tema de cada Unidade é apresentado com um breve texto de introdução. Figura 3: Um texto jornalístico relacionado ao tema da Unidade, do qual são extraídas questões.

Análise crítica do livro quanto às competências Figura 4: Experimentos investigativos que introduzem um assunto. Figura 5: Processos químicos realizados em laboratório e um pouco do cotidiano da área química.

a falta de laboratórios nas escolas; a deficiência dos laboratórios, traduzida na ausência de materiais, tais como reagentes e vidrarias; a inadequação dos espaços disponibilizados para aulas experimentais; a grade curricular de Ciências, em função do escasso tempo disponível, dificulta a inclusão de atividades de laboratório; a escassez de roteiros que contemplem explicitamente a relação teoria experimento. (SILVA; MACHADO; TUNES, 2010, p ). Análise crítica do livro quanto às competências Fonte: (2018) Fonte:

Considerações finais Podemos percebe que e um ótimo livro para se aplicar no ensino, já que tem um bom embasamento teórico e prático. Se formos fazer uma análise da educação que vivemos hoje em dia o livro da autora seria um ótimo recurso, já que estamos vivendo uma educação onde a sociedade exige que se tenha certa pratica em qualquer área, a então educação tecnicista que já era discutida pelo autor Bobbit em seu livro “the curriculum” (1918). Fonte: (2018)

REFERÊNCIAS. OBC - Sugestões bibliográficas. Disponível em:. Acesso em: 05 jun ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015: TABELA PERIÓDICA. Disponível em:. Acesso em: 05 jun FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: ensino médio / Martha Reis. 2. ed. - São Paulo: Ática, FARIAS, Natalia Dias De. EXPERIÊNCIAS DE FÍSICO-QUÍMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Disponível em:. Acesso em: 07 jun CUNHA, Jaqueline Mendes da, et alli. ANÁLISE DO LIVRO DE QUÍMICA DE MARTHA REIS: PROPOSTA DE ATIVIDADES PRÁTICAS E LINGUAGEM ADEQUADA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. IV CONEDU. Disponível em:. Acesso em: 08 jun SANTOS, M. E. V. M. A cidadania na “voz” dos manuais escolares. Porto: Livros Horizonte, HAMILTON. David. Sobre as origens dos termos classes e curriculum. Teoria e educação ; p