DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO.
PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
NOVO ENSINO MÉDIO Análise da MP 746/2016. AS MUDANÇAS – JUSTIFICATIVA - IDEB do EM estagnado desde Desempenho de Português e Matemática é menor.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Sistema de avaliação de ensino

Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Estágio IV.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Fórum Extraordinário – Undime/Bahia Mesa III - Base Nacional Comum Curricular e novas arquiteturas curriculares Angela Luiz Lopes 05/04/2018 Angela Luiz.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
TC Projetos de Estudos Integradores:
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
2018 VAMOS RECORDAR!!.
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Documento que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica – de forma progressiva e por áreas de conhecimento 1 Referência nacional e obrigatória para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos estados, do DF e dos municípios e das propostas pedagógicas das escolas 2 Soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 3

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC 3ª versão BNCC 2ª versão BNCC 1ª versão BNCC Contribuições de professores, especialistas e associações científicas jan-mar 2017 27 seminários estaduais Mais de 9 mil contribuições jun-ago 2016 12 milhões de contribuições na consulta pública out 2015 – mar 2016 Aprovação no CNE e homologação pelo MEC dez 2017 Seminários (1 por UF) organizados pelo Consed e pela Undime Estudo dos currículos em vigor

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC (Re)elaborar o currículo da rede de ensino a partir as diretrizes da BNCC; Formar professores e gestores escolares para trabalhar o conteúdo da BNCC em sala de aula (planejamentos, avaliações internas, etc.) Adequar materiais didáticos; Repensar avaliações nacionais, estaduais e municipais.

PLANEJAMENTO Realização de eventos formativos e de mobilização; Consulta Pública Oficinas Jornada pedagógica I Jornada pedagógica II Seminário final Impressão dos materiais curriculares.

PLANEJAMENTO OFICINAS Componente/Sala Professores convidados Língua Portuguesa 50 Educação Física Arte Língua Inglesa História Geografia Ciências da Natureza Matemática Anos Iniciais Educação Infantil Total 500

PLANEJAMENTO JORNADAS PEDAGÓGICAS I e II 19 encontros 14 cidades pólo 12 regiões de integração 3503 participantes/jornada

PLANEJAMENTO JORNADAS PEDAGÓGICAS I e II Região de Integração Cidade Pólo Participantes Jornada 1 Guajará - Região Metropolitana Pólo 1 – Belém 708 Jornada 2 Marajó Pólo 2 – Belém 198 Jornada 3 Pólo 3 – Belém 193 Jornada 4 Araguaia Pólo 4 – Rio Maria 143 Jornada 5 Pólo 5 – Redenção 158 Jornada 6 Carajás Pólo 6 – Marabá 177 Jornada 7 Pólo 7 – Paraupebas 129 Jornada 8 Guamá Pólo 8 – Castanhal Jornada 9 Pólo 9 – Castanhal 159 Jornada 10 Rio Capim Pólo 10 – Paragominas 124 Jornada 11 Pólo 11 – Paragominas 142 Jornada 12 Rio Caeté Pólo 12 – Bragança Jornada 13 Pólo 13 – Salinas Jornada 14 Tocantins Pólo 14 – Abaetetuba Jornada 15 Lago do Tucuruí Pólo 15 – Tucuruí 110 Jornada 16 Baixo Amazonas Pólo 16 – Santarém 111 Jornada 17 Pólo 17 – Santarém 146 Jornada 18 Xingu Pólo 18 – Altamira Jornada 19 Tapajós Pólo 19 – Itaituba 126 TOTAL 3503

PLANEJAMENTO SEMINÁRIO Documento Curricular do Estado do Pará 1000 participantes Consolidação da elaboração do Documento Curricular

REGIME DE COLABORAÇÃO A CF 88 prevê que “a União, os Estados e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino”. A colaboração está nas raízes do PNE que, seguindo os princípios da LDB/96, considerou os diferentes papéis dos entes federados para garantir acesso à Educação de qualidade em todo o território nacional.

PREMISSAS PARA O ÊXITO DO REGIME DE COLABORAÇÃO Estados assumem compromisso em conjunto com os municípios pela aprendizagem de todos os alunos do estado (não apenas de sua rede) Colaboração ocorre independentemente de questões partidárias Agenda de prioridades é construída conjuntamente, a partir do diálogo entre os entes e com isonomia entre eles Cooperação é formalizada, incluindo instâncias de governança e termos de cooperação entre estados e municípios

55 Municípios representados A Consulta Pública da Proposta de Documento Curricular do Estado do Pará ficou aberta entre os dias 21/08/2018 e 21/10/2018. 2354 pessoas participaram 15.000 contribuições aproximadamente 55 Municípios representados Participações expressivas: 1º Ananindeua 2º Terra Santa 3º Canaã dos Carajás 4º Belém 5º Parauapebas 6º Oriximiná

BNCC E CURRÍCULO

BNCC E CURRÍCULO BNCC Plano de Aula dos professores Currículo do estado Documentos orientadores das redes: matrizes, elementos locais e regionais, etc Projeto Pedagógico das Escolas (PPs) Plano de Aula dos professores

ESTRUTURA DA BASE EDUCAÇÃO BÁSICA Competências gerais Ensino Fundamental Áreas de conhecimento Competências específicas de área Componentes curriculares Competências específicas de componente Anos iniciais Anos finais Unidades temáticas Objetos de conhecimento Habilidades Educação Infantil Direitos de aprendizagem e desenvolvimento Campos de experiências 0 - 1a 6m 1a 7m – 3a 11m 4a – 5a 11m Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

PROPOSTA DE DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E A BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEXTO HISTÓRICO 2007 2008 2009 2011 MARCO I Conferência Estadual de Educação – subsidio ao Plano Estadual de Educação 2007 1ª reunião para construção da Política Educacional para o Estado do Pará. Resultado: Caderno de Educação Básica I; Seminários com Profissionais da Educação da EI, EF e EM; e Fórum exclusivo para EM Integrado – Resultado: Caderno de Educação Básica II; Relatório Final da Conferência; I Seminário Estadual de Educação Infantil – Regime Colaboração . 2008 Lançamento da Política de Educação Infantil do Estado do Pará ; Lançamento do Caderno da Política de Educação Básica do Estado do Pará; Lançamento do Caderno O EM Integrado no Pará como Política Pública. 2009 - Subsidio à construção do documento preliminar de reorientação curricular; - Organização a partir de ementas das áreas de conhecimento o EF e EM Integrado e referenciais gerais para EI. RETOMADA DE DISCUSSÕES - Seminários com docentes e gestores da Educação Básica e docentes da Educação Superior Organização em GTs de acordo com as áreas de conhecimento propostas pelas DCN. 2011

Homologação da terceira versão da BNCC CONTEXTO HISTÓRICO Resgate do debate para elaboração de um documento de reorientação curricular; Reunião das produções sobre currículo; Reunião com a ACREPA; Definição de estratégias para a nova agenda de trabalho. Definição de uma concepção de organização do conhecimento a partir de eixos estruturantes, subeixos e objetivos de aprendizagem 2013 Apreciação pelos profissionais da rede estadual de ensino do Documento Preliminar da DIRETRIZ CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ. 2014 1ª Versão da BNCC (outubro) 2015 2ª Versão da BNCC e Seminários Regionais Institui a Medida Provisória EM – Lei nº 746/2016 2016 2017 Homologação da terceira versão da BNCC Início do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) nas Ufs em regime de colaboração 2018

OBJETIVO GERAL Reorientar e definir princípios e diretrizes gerais para as escolas do Estado do Pará, sinalizando percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da educação básica capazes de garantir os campos de experiência e as aprendizagens a serem alcançadas para a Educação Infantil e os objetivos de aprendizagens, e/ou competências e habilidades propostos para os ciclos e anos do Ensino Fundamental.

PRINCÍPIOS NORTEADORES O Respeito às diversas Culturas Amazônicas e suas inter-relações no Espaço e no Tempo A Educação para a Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica A Interdisciplinaridade no processo Ensino-Aprendizagem

EIXOS ESTRUTURANTES A proposta curricular do estado do Pará apresenta como concepção de organização do conhecimento os eixos estruturantes que se configuram como campos temáticos amplos e privilegiados, capazes de mobilizar conhecimentos/conteúdos eleitos na escola e tratados cientificamente na articulação com saberes produzidos historicamente e reelaborados por homens e mulheres.

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ EDUCAÇÃO INFANTIL

PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORGANIZADA A PARTIR DE EIXOS ESTRUTURANTES Interações Brincadeira Nesta Proposta Curricular, temas de tamanha relevância são indicados para reflexão e reelaborados no cotidiano escolar por meio de quatro Eixos Estruturantes no desenvolvimento das unidades escolares. O espaço/tempo e suas transformações; Linguagens e suas formas comunicativas; Valores à vida social; Cultura e identidade;

EIXOS ESTRUTURANTES ASSEGURAM OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM Interações Brincadeira Conviver Conhecer-se Brincar Expressar-se Nesta Proposta Curricular, temas de tamanha relevância são indicados para reflexão e reelaborados no cotidiano escolar por meio de quatro Eixos Estruturantes no desenvolvimento das unidades escolares. O espaço/tempo e suas transformações; Linguagens e suas formas comunicativas; Valores à vida social; Cultura e identidade; Participar Explorar

ORGANIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Campos de experiência Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Aprendizagens a serem alcançadas pelos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA O EU, O OUTRO E O NÓS ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES De modo geral e segundo a BNCC, os campos de experiências estão baseados no que propõe as DCNEI, no que concerne aos saberes e conhecimentos essenciais para o aprendizado da criança, associado às suas experiências. *Os campos potencializam experiências de distintas naturezas e áreas. CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

ORGANIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Campos de experiência Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Aprendizagens a serem alcançadas pelos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM “Os objetivos de aprendizagem (learning outcomes), estabelecem o que o estudante deve ser capaz de saber e de saber fazer de modo a completar com sucesso um determinado período de aprendizagem (uma aula, uma unidade curricular, um curso).” “No caso da educação infantil […] os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são considerados como essenciais para o entender as vivências, os comportamentos, as habilidades da criança dentro dos eixos estruturantes de interações e brincadeira.”

APRENDIZAGENS A SEREM ALCANÇADAS Estão fundamentadas nas ideias interacionistas sobre aprendizagem e desenvolvimento, no que tange a interdependências entre esses dois processos. “[…] aprendizagem antecede o desenvolvimento […] o compasso entre o desenvolvimento e a aprendizagem não coincidem. [...] as aprendizagens tem um papel primordial no desenvolvimento da criança”. (Vygotsky, 1995, p. 109).

ORGANIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Campos de experiência Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Aprendizagens a serem alcançadas pelos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

EXEMPLO: ORGANIZADOR CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO I (BEBÊS DE ZERO A 01 ANO E 06 MESES) CAMPO DE EXPERIÊNCIA – O EU, O OUTRO E O NÓS Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Aprendizagens a serem alcançadas (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. Brincar e interagir com diferentes crianças e adultos; Reconhecer-se como pessoa, a partir de sua própria imagem reproduzida a partir de diferentes objetos e efeitos como por exemplo: espelho, projetores de imagem, sombras; Identificar-se como “eu” e o outro como “tu/ele” Reconhecer o outro como alguém que faz parte do grupo de convivência e é diferente do “eu”; Identificar o outro como alguém que tem um nome, que tem características próprias (sentimentos/sensações).

TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO - CONFLITO EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL TRANSIÇÃO REGISTROS DE DESENVOLVIMENTO ARTICULAÇÃO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREAS DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E COMPONENTES CURRICULARES Linguagens Ciências Humanas Ciências da Natureza Matemática Ensino Religioso - Língua Portuguesa - Educação Física - Arte - Língua Inglesa - História - Geografia - Estudos Amazônicos - Ciências da Natureza - Matemática - Ensino Religioso

PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ORGANIZADA A PARTIR DE EIXOS ESTRUTURANTES O espaço/tempo e suas transformações Linguagens e suas formas comunicativas Valores à vida social Cultura e identidade Nesta Proposta Curricular, temas de tamanha relevância são indicados para reflexão e reelaborados no cotidiano escolar por meio de quatro Eixos Estruturantes no desenvolvimento das unidades escolares. O espaço/tempo e suas transformações; Linguagens e suas formas comunicativas; Valores à vida social; Cultura e identidade;

Objetivos de aprendizagem EIXOS ESTRUTURANTES Eixos estruturantes Subeixos Objetivos de aprendizagem Habilidades Áreas de conhecimento Os eixos estruturantes se desdobram em subeixos e em objetivos de aprendizagem, que mantém estreito diálogo com as áreas de conhecimento e que deverão ser alcançados ao longo do tempo dos Ciclos e anos do Ensino Fundamental

BNCC E PROPOSTA CURRICULAR ESTADUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Na perspectiva de buscar adequar/aproximar a Proposta Curricular do Estado do Pará à BNCC, optamos em relacionar as Habilidades dos componentes curriculares da BNCC aos Objetivos de Aprendizagem contidos na Proposta Curricular do Estado do Pará. Proposta Curricular do Estado do Pará BNCC + Objetivos de Aprendizagem Habilidades Contribuições e consultas Na perspectiva de buscar adequar/aproximar a Proposta Curricular do Estado do Pará à BNCC, optamos em relacionar as Habilidades dos componentes curriculares da BNCC aos Objetivos de Aprendizagem que já haviam sido elaborados na Proposta do Estado. Documento Curricular do Estado do Pará

PROPOSTA CURRICULAR ESTADUAL / COMPETÊNCIAS BNCC – ORGANIZADOR CURRICULAR As Competências da BNCC, estão contidas nos Textos Introdutórios das Áreas de Conhecimento e dos respectivos Componentes Curriculares, fazendo relação com os Eixos Estruturantes e subeixos. No organizador curricular não foram colocadas explicitamente as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento da BNCC, entendemos que esses elementos estão implícitos nos Subeixos e Objetivos de Aprendizagem.

EXEMPLO: ORGANIZADOR CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ARTES VISUAIS CICLO DE APRENDIZAGEM I EIXO 2: LINGUAGENS E SUAS FORMAS COMUNICATIVAS SUBEIXOS 1. O diálogo nas diferentes formas de comunicação, expressão e manifestação artística e corporal. 2. A variação linguística, as manifestações artísticas e as práticas corporais nos diversos contextos sociais. 3. Os diferentes aspectos comunicativos das linguagens artística, corporal e linguística no contexto social como processo de formação cultural. Objetivos de Aprendizagem Habilidades 1.1. Expressar ideias, emoções, sensações por meio da articulação de poéticas pessoais em trabalhos individuais e grupais. 1.2. Valorizar as próprias expressões em arte e dos colegas. (EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.   (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

VISITE O SITE: sites. google VISITE O SITE: sites.google.com/view/probnccpara E PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA DA PROPOSTA DE DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ!

Obrigado(a)! bnccpara@gmail.com sites.google.com/view/probnccpara