Análise dos indicadores de rotatividade e absenteísmo para ações de Gestão com Pessoas Ricardo Fedrizzi Gestor de Pessoas Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba
Indicadores Segundo o dicionário Aurélio indicador significa “que indica”, “que dá a conhecer” É uma ferramenta de Gestão que mostra o cenário da organização Suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades
Cenário das organizações Carência de mão-de-obra especializada Dificuldade em encontrar profissionais que apresentem as competências necessárias para assumir determinado cargo Dificuldade em atrair e reter os funcionários Excesso de afastamentos legais ou não
Cenário das organizações Analisar os indicadores com uma Visão sistêmica Servindo de direcionador para tomada de decisões dos motivos da rotatividade e absenteísmo
Ações de análise Envolvimento de toda organização Alinhar com o planejamento estratégico Estabelecer os instrumentos de análise Implementar ações de acordo com as possibilidades da organização
Absenteísmo Ausência dos funcionários ao trabalho Ausência justificadas Atestados médicos Ausência injustificadas Faltas injustificadas
Rotatividade São as admissões e demissões de funcionários da organização Perda do Capital Intelectual
Indicadores A análise da rotatividade e absenteísmo pode ser feita em conjunto Os motivos podem gerar resultados negativos nos dois indicadores
Indicadores Ações Atuação conjunta Gestão de Pessoas SESMT Recrutamento e seleção Avaliação de desempenho Treinamento e desenvolvimento Líderes
Indicadores Ações Olhar crítico Analisar o ambiente de trabalho Desenvolver os líderes Traçar o perfil epidemiológico dos funcionários
Indicadores Ações Implantar programas de qualidade de vida que melhorem o ambiente de trabalho e a saúde dos funcionários Ginástica laboral Controle das doenças prevalentes Palestras de orientação Encaminhamentos diversos
Indicadores Implantar uma ferramenta de comunicação com os funcionários Pesquisa de clima organizacional Entrevista de Desligamento Café com a Diretoria Liderança
Resultados Criar ações de acordo com que está estabelecido no planejamento estratégico da organização Política de Gestão com pessoas Acompanhar quais foram os resultados das ações implantadas