As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Era uma vez um escritor que morava em uma tranqüila praia,
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pedagogia de Jesus – parte 2 Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Andreia Fernandes Oliveira.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Abordagem Humanista GLEYDSON ROCHA. CARL ROGERS
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Paulo Vinícius Rampinelli
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
desafios, compromissos e respostas
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
A escola como formadora do sujeito
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO PROCESSO
EMEB XXXXXXXX DEVOLUTIVA HTPC ___ DE ________ DE 2017.
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
RELEMBRANDO PARA NÃO ESQUECER E CONTINUAR LEMBRANDO: TENDÊNCIAS AULA 02.
Disciplina de Preparação Pedagógica Fellipy – Ivan
Problemas e problematizações
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. O homem é concebido como um ser totalmente.
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira.
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
Estagio Supervisionado em Docência
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
PROJETO “TEIA DO SABER”
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor » »Como anda a educação? » »Todo professor é igual? » »Será que sempre foi assim? » »Alguém pensou diferente?

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Um casal andava pela praia quando viu um jovem que recolhia estrelas-do-mar na areia trazidas pela maré e as jogava no oceano. Curioso, o casal perguntou-lhe a razão de tal iniciativa. "O sol está muito quente. Se ficarem na areia vão secar e morrer." O casal então lhe disse: "Meu jovem, isso não fará muita diferença, pois há milhares de quilômetros de praia e centenas de milhares de estrelas-do-mar na areia. Você joga umas poucas de volta ao oceano, mas a grande maioria vai morrer." O jovem então pegou mais uma estrela na areia e jogando-a ao mar disse: "para esta aqui eu fiz a diferença. Na manhã seguinte, após pensar muito sobre o assunto, o casal uniu-se ao jovem e juntos começaram a jogar estrelas-do-mar no oceano.

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Refletindo Do mesmo modo, tentando melhorar a educação e a sociedade, muitos pensadores têm se dedicado a pensar em diferentes formas de educar o povo. Abordagem tradicional - Abordagem comportamentalista - Abordagem humanista - Abordagem cognitivista - Abordagem sócio-cultural Surgiram então as diferentes abordagens pedagógicas: Abordagem tradicional - Abordagem comportamentalista - Abordagem humanista - Abordagem cognitivista - Abordagem sócio-cultural

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Pedagogia tradicional surgiu + ou - no séc XVII. Tem como base aulas expositivas, ou seja, aulas onde o aluno é apenas um ouvinte e o professor é o transmissor do conhecimento que deve ser decorado pelo aluno.

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Comportamentalista Ensino-Aprendizagem: os estudantes aprendem e é de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento. Estímulo = resposta;Ensino-Aprendizagem: os estudantes aprendem e é de responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento. Estímulo = resposta; Professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-arendizagem;Professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-arendizagem; A avaliação é igualmente realizada no decorrer do processo, já que são definidos objetivos finais e intermediáriosA avaliação é igualmente realizada no decorrer do processo, já que são definidos objetivos finais e intermediários

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Humanista Ensino-aprendizagem – conceitos básicosEnsino-aprendizagem – conceitos básicos Potencialidade para aprender; Tendência à realização;Potencialidade para aprender; Tendência à realização; Aprendizagem significativa;Aprendizagem significativa; Professor = facilitador da aprendizagem;Professor = facilitador da aprendizagem; Cada educador eficiente deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos;Cada educador eficiente deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos; Liberdade para aprender;Liberdade para aprender; Auto-avaliação.Auto-avaliação.

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Cognitivista Um ensino que procura desenvolver a inteligência deverá priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social.Um ensino que procura desenvolver a inteligência deverá priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. Teoria PiagetianaTeoria Piagetiana Tudo o que se ensina à criança a impede de inventar ou de descobrir. ( Piaget, em Bringüier, 1978, p. 93);Tudo o que se ensina à criança a impede de inventar ou de descobrir. ( Piaget, em Bringüier, 1978, p. 93); Professor = sempre um orientadorProfessor = sempre um orientador Avaliações-Reproduções livres, expressões próprias, relacionamentos, explicações práticas e causais.Avaliações-Reproduções livres, expressões próprias, relacionamentos, explicações práticas e causais.

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Sócio-cultural Alunos participam do processo junto ao professor;Alunos participam do processo junto ao professor; Metodologia: Ativa; Dialógica; Crítica.Metodologia: Ativa; Dialógica; Crítica. Avaliação do processo consiste na auto-avaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos.Avaliação do processo consiste na auto-avaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos. Educador e educando são, portanto, sujeitos de um processo em que crescem juntos, porque “… ninguém educa ninguém, ninguém se educa; os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. ( Freire, 1975c, p 63) ;

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor »TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS »As Tendências Pedagógicas que se firmam nas escolas brasileiras na maioria dos casos não aparecem em forma pura, mas com características particulares, muitas vezes mesclando aspectos demais de uma linha pedagógica (PCN, 1997)

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor »TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS »As Tendências Pedagógicas que se firmam nas escolas brasileiras na maioria dos casos não aparecem em forma pura, mas com características particulares, muitas vezes mesclando aspectos demais de uma linha pedagógica (PCN, 1997)

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Alguns dados revelam que são preferidas pelos professores as abordagens cognitivista e sócio-cultural deixando as abordagens tradicional e comportamentalista em segundo plano. E também que a abordagem que mais faz sucesso neste momento histórico é a cognitivista.

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor SOBRE OS QUADRINHOS Que tipo de pedagogia eles representam? Essa ainda é uma realidade nas escolas? O que vocês pensam sobre a escola hoje? Precisa mudar ou não? Qual a sua sugestão? Enfim, façam como aquele casal que foi ajudar a salvar as estrelas do mar e vamos juntos pensar em novos caminhos para a educação. TAREFA

As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor

Enfim, façam como aquele casal que foi ajudar a salvar as estrelas do mar e vamos juntos pensar em novos caminhos para a educação. FIM