COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Advertisements

DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
Dra. Flávia Marçal Pantoja de Araújo Profa. Adjunta-UFRA Advogada
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
EDUCAÇÃO ESPECIAL Orientação Técnica: Abril /2017 Supervisão: Shirley, Silvia PCNP Educação Especial : Cristhiane PNCP Alfabetização: Márcia.
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL PROFESSOR: WAGNEILSON DE FARIAS LOPES
Aula 8: Plano Nacional de Educação
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
Programa Mais Educação (Antigo)
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Universidade Federal de Pelotas
Aspectos Legais e o papel da interlocução com as famílias
Percepção de professores e funcionários para análise da política e gestão universitária Carlos Eduardo Candido Pereira-Doutorando José Luís Bizelli -
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Atendimento Educacional Especializado no Consórcio AMVAPA
Seminário INEP Plano Nacional de Educação: desafios para monitoramento e avaliação de metas e estratégias Educação Infantil Lívia Fraga Vieira 11 e 12.
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Plano Nacional de Educação
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Orientadora: Danieli B. da Silva
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Legislação Brasileira da Educação Especial
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – MOGI DAS CRUZES
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
ANO 2 UNIDADE 1.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Ministério da Educação / República de Angola
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
um desafio contemporâneo
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Economia, política e valorização dos profissionais da Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS.
2018 VAMOS RECORDAR!!.
Orientações de estágio
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
A docência na educação superior
Educação Especial Curso: Pedagogia UAB – UFC aulas 1 e 2 20 e 21 de março de 2019 Professor Marney Eduardo Ferreira Cruz.
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
Profª Marta Leonor S.P.P.Vieira/2014 com.br
Transcrição da apresentação:

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

A ESCOLA INCLUSIVA A política de inclusão na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.

É UM TRABALHO DESAFIADOR! Compromisso! Parceria ! Oportunidade para TODOS! Envolve mudança em todos nós ! É UM TRABALHO DESAFIADOR! Valorização !

META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO “universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”. O prazo para que esta Meta seja atingida é até 2024

Para garantir o cumprimento dessa meta o governo federal deverá promover FINANCIAMENTO; FORMAÇÃO DE EDUCADORES; ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO; PESQUISA; ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA; TRANSPORTE; EQUIPAMENTOS; MATERIAIS DIDÁTICOS, ENTRE OUTROS.

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA AEE Um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola comum e fora dela.

O que faz o professor do Aee? Apoia o desenvolvimento do aluno; Adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos; Ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização; Tecnologia Assistiva (TA):recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, e consequentemente promover vida independente e inclusão; Acompanha o uso desses materiais e recursos em sala de aula.

O AEE não substitui o papel do docente, mas sim contribui para ampliar o acesso ao currículo, conforme orienta o Decreto nº 7.611/11

ATUALMENTE: 19 SRM MUNICIPAIS COM 30 PROFESSORES META PARA 2018 : AMPLIAR O SERVIÇO EM 6 ESCOLAS/CEIs

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA PROFESSORES BILÍNGUES PROFESSORES DE LIBRAS TRADUTORES E INTÉRPRETES GUIA INTÉRPRETE ACESSIBILIDADE

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR- Cuidador Profissional de nível médio com curso de apoio escolar

POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR- Mediador Profissional licenciado com curso de apoio escolar

"Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença."