PESQUISA DE META AVALIAÇÃO E REVISÃO DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO A pesquisa de meta avaliação foi realizada em A pesquisa,

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PESQUISA DE META AVALIAÇÃO E REVISÃO DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO A pesquisa de meta avaliação foi realizada em A pesquisa, realizada entre junho e setembro daquele ano contou com a participação de 1667 professores, 94 supervisores, 265 gestores e 89 técnicos lotados na Secretaria de Estado da Educação e nas Unidades Regionais de Educação, o que corresponde a 12,7% dos profissionais da rede estadual de ensino efetivamente na ativa. A pesquisa constitui-se como primeira etapa de um processo que envolve várias atividades de estudo e consulta e pretende culminar na reestruturação do documento cujas mudanças sugeridas entrem em vigor no ano letivo de A pesquisa de meta avaliação foi realizada em A pesquisa, realizada entre junho e setembro daquele ano contou com a participação de 1667 professores, 94 supervisores, 265 gestores e 89 técnicos lotados na Secretaria de Estado da Educação e nas Unidades Regionais de Educação, o que corresponde a 12,7% dos profissionais da rede estadual de ensino efetivamente na ativa. A pesquisa constitui-se como primeira etapa de um processo que envolve várias atividades de estudo e consulta e pretende culminar na reestruturação do documento cujas mudanças sugeridas entrem em vigor no ano letivo de 2017.

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISAQUESTÕES PARA DEBATE Mais da metade dos participantes afirmaram que os meios de divulgação adotados pela SEDUC foram adequados e suficientes para promover o conhecimento pelos profissionais de educação das orientações teóricas e metodológicas que fundamentam a sistemática em vigor (56%) e os profissionais da se apropriaram e colaboraram com a execução e difusão do documento (58%). O que precisa ser feito para que a secretaria facilite o diálogo com as UREs e escolas de forma a garantir que documentos tenham participação democrática na elaboração e que seus resultados sejam mais conhecidos e utilizados pelas escolas?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISAQUESTÕES PARA DEBATE Apenas 34% afirmaram que pais e estudantes tiveram a compreensão satisfatória dos pressupostos da sistemática, 27% dos participantes afirmaram que a sistemática de avaliação não teve seus objetivos alcançados e apenas 39% assegura que a sistemática teve aceitação da comunidade escolar. No entanto, 57% asseguram que, de alguma maneira, a sistemática ajudou a SEDUC e as escolas a desenvolver uma cultura avaliativa. O que fazer para que os documentos oficiais melhor dialoguem com a realidade das escolas e que a sistemática de avaliação se consolide como um documento de fortalecimento da cultura avaliativa na rede estadual de ensino?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISAQUESTÕES PARA DEBATE A substituição dos diários impressos pelo o SIAEP foi bem avaliada 84% assegura que, além do aspecto operacional, o recurso tecnológico favorece a prática avaliativa na rede estadual de ensino; 71% consideram que a atual estrutura visual do SIAEP não o incompatibiliza com as orientações da sistemática de avaliação. O que pensar a respeito? São necessários ajustes no SIAEP para torná-lo mais próximo das orientações da sistemática de avaliação?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISAQUESTÕES PARA DEBATE 62% dos participantes asseguram que as orientações da sistemática quanto aos critérios de avaliação são claras e 72,7% afirmam que se utiliza de critérios de avaliação para atender os níveis/especificidades da turma. Esse percentual de respostas indica uma boa aceitação da noção dos critérios apresentada na sistemática ou, com referência à nova perspectiva curricular a ser adotada, será preciso rever essa orientação?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISAQUESTÕES PARA DEBATE 71,7% dos entrevistados disseram concordar com a progressão continuada no ciclo da infância (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) considerando a natureza da aprendizagem das crianças nessa fase da vida. Embora a orientação de progressão parcial ainda não seja uma prática institucionalizada em toda a educação básica, na atual conjuntura é possível abrir para a discussão de forma que esse procedimento seja uma orientação prevista na nova sistemática de avaliação?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISAQUESTÕES PARA DEBATE Embora os participantes sejam divididos em relação às suas preferências pessoais por nota ou conceito (35% e 31% respectivamente), a maioria (64%) assegura que a adoção de notas facilita o trabalho dos professores do ponto de vista operacional. Segundo 51% dos participantes, a prática avaliativa com o uso dos conceitos nunca foi bem aceita porque foi mal compreendida por boa parte dos docentes. Há de fato relevância na discussão sobre a adoção de notas ou conceito ou sobre a superioridade de um sobre o outro em relação ao alinhamento metodológico à sistemática?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISAQUESTÕES PARA DEBATE 64% dos participantes concordam que a atual orientação de garantir aos estudantes o direito à recuperação final os estudantes que tenham baixo desempenho independentemente do número de disciplina precisa ser revista. Praticamente o mesmo percentual assegura que a recuperação paralela tem acontecido de forma a superar os déficits de aprendizagem dos alunos e que os conteúdos escolares são trabalhados de forma diferenciada de maneira a garantir melhor adequação às dificuldades de aprendizagens os estudantes. Os dados demonstram a importância dada pelos profissionais à recuperação paralela, porém apontam alguma inquietação em relação aos critérios para a recuperação final? No atual panorama em que se encontram as escolas estaduais para atender à necessidade de revisão nas orientações quanto à recuperação, que mudanças seriam importantes, viáveis e exeqüíveis?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISA QUESTÕES PARA DEBATE 66% dos participantes afirmam que o conselho de classe é soberano e fundamental na tomada de decisões pedagógicas na escola e 68% consideram esse conselho imprescindível na tomada de decisão sobre a situação final dos estudantes. Ainda sobre o conselho, 62% asseguram que o mesmo realiza quatro encontros anuais com o objetivo de discutir o desempenho dos estudantes e readequar as práticas pedagógicas com vista a melhoria da qualidade de ensino, mesmo um percentual razoável de 39,4% afirmar que este não ocorre como deveria nem adotar critérios satisfatórios. Isso explica o porque de 80% dos participantes da pesquisa acharem que o sistema estadual de ensino precisa definir com clareza em sua sistemática de avaliação critérios objetivos padronizados para todas as escolas de maneira a garantir unidade nos procedimentos dos conselhos de todas as escolas; A rede estadual de ensino precisa garantir em sua sistemática orientações metodológicas, recomendar instrumentos e critérios padronizadas para o desenvolvimento das atividades do conselho de classe?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISAQUESTÕES PARA DEBATE 74,6% dos participantes concordam com a afirmação de que as estratégias e instrumentos para a coleta de dados para a avaliação devem ser diversificados e devem estar alinhados à proposta curricular e diversificação dos conteúdos escolares, embora um percentual razoável de 44,2% afirme que a aplicação de testes (prova) ainda seja o instrumento mais utilizado pela escola. A prática avaliativa na escola tem sido pautada na diversificação de estratégias e instrumentos? No caso das provas, tem sido utilizadas estratégias para torná- la um instrumento mais eficiente e compatível com as orientações curriculares voltadas para a leitura, raciocínio lógico e resolução de situações- problema?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISA QUESTÕES PARA DEBATE Quanto às avaliações externas e indicadores de qualidade da educação nacional, estadual e das escolas, há um alto percentual de 90,7% dos participantes que considera profundamente relevante conhecer e discutir seus resultados e tomar decisões com base nos mesmos, mas um percentual 60% asseguraram que os indicadores de sua escola são conhecidos e discutidos no âmbito de sua escola e, 54,8% dos participantes dizem que em sua escola há ações, programas ou projetos claramente definidos a partir dos indicadores educacionais. O que é necessário para que os resultados das avaliações e indicadores das escolas sejam mais conhecidos e utilizados pedagogicamente pelas escolas?

QUESTÕES PARA DEBATE E SÍNTESE NA JORNADA PEDAGÓGICA DADOS DA PESQUISA QUESTÕES PARA DEBATE Quanto aos registros, 70% afirmam que são utilizados para reavaliar sua prática e planejamento de ações interventivas, 68% afirmam que os registros influenciam nas decisões do desempenho do aluno, mesmo quando são provisórios a luz de novas aprendizagens e 51% afirmam que O supervisor escolar usa de registros para dar devolutiva aos professores do que observa durante o acompanhamento pedagógico no ano letivo A escola organiza seus registros de forma a garantir que esses se constituam como insumos úteis para análise e tomada de decisões para a melhoria da aprendizagem dos estudantes na escola?

TRABALHO EM GRUPO CONTRIBUIÇÕES PARA AVALIAÇÃO