Núcleo: Letras Português, Espanhol

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

Profª Socorro Brandão Coordenadora Regional do Projeto Diretor de Turma Educar na perspectiva.
DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Paulo Vinícius Rampinelli
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Informações importantes
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID
Programação Formação Continuada 2016
Laboratório de Produção Textual Laboratório de Produção Textual
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Informações importantes
Desafios do próximo PNE
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
Organização Projeto Turma Mais.
Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto
Informações importantes
Atividades Complementares Curso de Letras 2011/2º
Jovens Empreendedores
“Sem educação, o Homem é apenas uma possibilidade”
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados
LICENCIATURA EM LETRAS
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Escola Americana de Brasília
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL – Prof. Jailson Dantas
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
I Encontro de Licenciaturas da
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Cinema e Educação Tudo que Aprendemos Juntos
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
IV Conferência Estadual
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Campus de União da Vitória
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
Realizar Formação Continuada
Projeto Interdisciplinar São Paulo 2018
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Vaga de estágio Entre no mercado de trabalho e mostre que você tem TALENTO!! Cursos: Letras, Formação: 1º ao 2º semestre no período noturno. Área de atuação:
Caminhando ao encontro da Aprendizagem 2018
Edição de literatura indígena
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
VIII Fórum Institucional de Ensino
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Núcleo: Letras Português, Espanhol e respectivas Literaturas Campus Jaguarão Coordenadora de área: Prof.ª Dr.ª Ida Maria Marins Escola parceira: Instituto Estadual de Educação Espírito Santo - Prof.ª Maria Élia Martins E-mail para contato: pibidletras2019@gmail.com

IEEES – INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPÍRITO SANTO Foto: Daniel Machado IEEES – INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPÍRITO SANTO

IEEES Fonte: SIC – Serviço de Informação ao Cidadão – Prefeitura Municipal de Jaguarão. Disponível em: https://www.jaguarao.rs.gov.br/?page_id=319 Acesso em 19/05/2019

Algumas atividades desenvolvidas em 2018 Estudos relacionados ao PPP da escola: Fonte: Maria Martins (2018) Fonte: Maria Martins (2018)

Algumas atividades desenvolvidas em 2018 Diagnóstico da Realidade Escolar: Fonte: Alessandra Barreto Vitória (2019)

Algumas atividades desenvolvidas em 2018 Observações em Sala de Aula: Fonte: Alessandra Barreto Vitória (2019)

Algumas atividades desenvolvidas em 2018 Elaboração dos gráficos relacionados a realidade Escolar: Fonte: PIBID Institucional Unipampa. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/pibid/category/letras/didatico-pedagogicas-letras-jaguarao/ Acesso em 19/05/2019

Elaboração de Relatório sobre a realidade Escolar:

Elaboração de Relatório sobre a realidade Escolar: Apresentação dos resultados: Fonte: PIBID Institucional Unipampa. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/pibid/category/letras/didatico-pedagogicas-letras-jaguarao/ Acesso em 19/05/2019

Algumas atividades desenvolvidas em 2018  Formações em Língua Portuguesa, Literatura e Língua espanhola Fonte: PIBID Institucional Unipampa. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/pibid/category/letras/didatico-pedagogicas-letras-jaguarao/ Acesso em 19/05/2019

Algumas atividades desenvolvidas em 2018 Escolha dos livros de literatura: Análise de produções textuais: Fonte: Maria Martins (2018) Fonte: Maria Martins (2018)

Algumas atividades desenvolvidas em 2019 Catalogação dos livros de literatura da biblioteca Fonte: Maria Martins (2019)

Algumas atividades desenvolvidas em 2019 Catalogação dos livros de literatura da biblioteca Fonte: Deliardo Silveira (2019)

Algumas atividades desenvolvidas em 2019 Participação da atividade alusiva ao aniversário da escola Fonte: Deliardo Silveira (2019) Fonte: Tuesly Machado (2019)

Intervenções em sala de aula

Grupo 1: Componentes: Amanda Luisa Arcoverde Gomes, Celina Edite Meroni Bretanha, Rodolpho Meroni Bretanha Turma: 1º Ano EM Tema do projeto: Desigualdade social Gênero: Memorial, tendo HQ e Diário como gêneros motivadores

Grupo 1: Objetivo geral: Compreensão da intertextualidade, interdiscursividade e transcrição entre textos Ação/prática social prevista: Roda de leitura dos memoriais elaborados pelos alunos durante as oficinas.

Grupo 2: Componentes: Alessandra Barreto P. Vitória, Daniel de Souza Machado, Isaura Isaltina da Rosa. Turma: 2º Ano EM Tema do projeto: Desigualdade social Gênero: Diário

Grupo 2 Objetivo geral: Promover a reflexão sobre a diversidade social presente na escola, como forma de compreensão e integração social; Ação/prática social prevista: Elaboração de uma coletânea de relatos dos alunos, em formato de diário.

Grupo 3 Componentes: Deliardo Silveira, Mariana Cavallari e Tuesly Machado. Turma: 3º Ano EM Tema do projeto: Desigualdade social Gênero: Artigo de Opinião, tendo a música como gênero motivador

Grupo 3 Objetivo geral: Explanar noções sobre desigualdade social e artigo de opinião, focando na argumentação, para um bom desempenho na questão textual. Ação/prática social prevista: Apresentação de um Seminário Integrador junto a alunos e professores da escola, o qual trate do tema: desigualdade social.

Muito Obrigado!