Orientações para elaborar o portfólio Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado II – Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro Programa de Formação de Professores
Conteúdo Capa, contracapa, agradecimento, sumário Caracterização Local, descrição da turma, condições de realização do estágio, carga horária, datas (início e término das atividades) Apresentação Planejamento Atividades pretendidas, materiais adotados, justificativa Descrição das aulas
Fotos Escola, sala de aula, atividades dos alunos, atividades propostas Mediante concordância da coordenação/ direção Fotos e vídeos de alunos poderão ser tiradas apenas mediante autorização
Conteúdo Atividades Cada atividade deve ter registro no portfólio Fazer uma síntese de cada atividade, refletida e analisada à luz dos referenciais das disciplinas Elaborar “Considerações Finais”
O portfólio Articulação com teoria e prática Instrumento avaliativo Eixo organizador do trabalho pedagógico Importância durante todo o processo Formação de professores Uma forma do professor vivenciar os processos que seus alunos desenvolvem
Aluno desenvolve e produz teoria da sua própria ação Produções do portfólio: constituir de reflexões sobre as possibilidades com seus alunos Licenciando constrói a sua autonomia enquanto se forma Contreras (2002): “Autonomia deve ser entendida como a independência intelectual que se justifica pela ideia da emancipação pessoal da autoridade e do controle repressivo, da superação das dependências ideológicas ao questionar criticamente nossa concepção de ensino na sociedade” Formação do cidadão para ter inserção social crítica
“O portfólio possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico, de articular e solucionar problemas complexos, de trabalhar colaborativamente, de conduzir pesquisa, de desenvolver projetos e de o aluno formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem”
Avaliar pelo portfólio Leva em conta a trajetória percorrida Analisa o progresso do aluno Valoriza todas as suas produções Analisam-se as últimas comparando-as com as primeiras, de modo que se perceba o avanço obtido Aluno tem oportunidade exercer julgamento, iniciativa e autoridade
Princípio básicos Construção pelo próprio aluno Possibilitando-lhe fazer escolhas e tomar decisões Reflexão sobre as suas produções Criatividade Aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de aprender Auto-avaliação Aluno está permanentemente avaliando o seu progresso Parceria professor-aluno e entre alunos Eliminando-se ações e atitudes verticalizadas e centralizadoras Autonomia perante o trabalho
“O portfólio é um instrumento riquíssimo que garante a beleza da construção própria, individual, personalizada. Costumo dizer aos cursistas que é um momento de duplo prazer no processo educacional: você como autor/produtor de sua vivência e ao mesmo tempo leitor de sua obra, de sua prática, de sua atuação pedagógica. Autor e leitor de si mesmo!”
Critérios para a elaboração Propósitos gerais e específicos Apresentar análise do material incluído Conter propostas/formulações para enfrentamento das dificuldades Incluir reflexões sobre o processo de aprendizagem Apresentar organização para facilitar a compreensão Construir ao longo do semestre Apresentar síntese conclusiva Apresentar avaliação final do trabalho
Referência VILLAS BOAS, B. M. F. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc.[online]. 2005, vol.26, n.90, pp. 291-306 TORRES, Sylvia Carolina Gonçalves. Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2007.