Orientações para elaborar o portfólio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Advertisements

Profa. Therezinha Conde
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
Profª Ms. Juliana Schivani
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
AUTOAVALIAÇÃO.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
C.E.PROF.HORACIO MACEDO Missão: Desenvolver ações educativas contextualizadas para promover a vivência de valores éticos e solidários, com ênfase na preparação.
O que é a Educação Física?
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
Estágio IV.
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
Relatório de Autoavaliação Institucional
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
30anos CENPEC.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
I Encontro de Licenciaturas da
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
O que é Educação Ambiental?
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Capacitação Pedagógica Aula 02
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
Reflexividade e formação de professores
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Orientações para elaborar o portfólio Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado II – Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro Programa de Formação de Professores

Conteúdo Capa, contracapa, agradecimento, sumário Caracterização Local, descrição da turma, condições de realização do estágio, carga horária, datas (início e término das atividades) Apresentação Planejamento Atividades pretendidas, materiais adotados, justificativa Descrição das aulas

Fotos Escola, sala de aula, atividades dos alunos, atividades propostas Mediante concordância da coordenação/ direção Fotos e vídeos de alunos poderão ser tiradas apenas mediante autorização

Conteúdo Atividades Cada atividade deve ter registro no portfólio Fazer uma síntese de cada atividade, refletida e analisada à luz dos referenciais das disciplinas Elaborar “Considerações Finais”

O portfólio Articulação com teoria e prática Instrumento avaliativo Eixo organizador do trabalho pedagógico Importância durante todo o processo Formação de professores Uma forma do professor vivenciar os processos que seus alunos desenvolvem

Aluno desenvolve e produz teoria da sua própria ação Produções do portfólio: constituir de reflexões sobre as possibilidades com seus alunos Licenciando constrói a sua autonomia enquanto se forma Contreras (2002): “Autonomia deve ser entendida como a independência intelectual que se justifica pela ideia da emancipação pessoal da autoridade e do controle repressivo, da superação das dependências ideológicas ao questionar criticamente nossa concepção de ensino na sociedade” Formação do cidadão para ter inserção social crítica

“O portfólio possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico, de articular e solucionar problemas complexos, de trabalhar colaborativamente, de conduzir pesquisa, de desenvolver projetos e de o aluno formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem”

Avaliar pelo portfólio Leva em conta a trajetória percorrida Analisa o progresso do aluno Valoriza todas as suas produções Analisam-se as últimas comparando-as com as primeiras, de modo que se perceba o avanço obtido Aluno tem oportunidade exercer julgamento, iniciativa e autoridade

Princípio básicos Construção pelo próprio aluno Possibilitando-lhe fazer escolhas e tomar decisões Reflexão sobre as suas produções Criatividade Aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de aprender Auto-avaliação Aluno está permanentemente avaliando o seu progresso Parceria professor-aluno e entre alunos Eliminando-se ações e atitudes verticalizadas e centralizadoras Autonomia perante o trabalho

“O portfólio é um instrumento riquíssimo que garante a beleza da construção própria, individual, personalizada. Costumo dizer aos cursistas que é um momento de duplo prazer no processo educacional: você como autor/produtor de sua vivência e ao mesmo tempo leitor de sua obra, de sua prática, de sua atuação pedagógica. Autor e leitor de si mesmo!”

Critérios para a elaboração Propósitos gerais e específicos Apresentar análise do material incluído Conter propostas/formulações para enfrentamento das dificuldades Incluir reflexões sobre o processo de aprendizagem Apresentar organização para facilitar a compreensão Construir ao longo do semestre Apresentar síntese conclusiva Apresentar avaliação final do trabalho

Referência VILLAS BOAS, B. M. F. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc.[online]. 2005, vol.26, n.90, pp. 291-306 TORRES, Sylvia Carolina Gonçalves. Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2007.