Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.

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Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica

Guia de Implementação BNCC e DRC-MT

Transição Ed. Infantil para o Ens. Fundamental Habilidades de Pensamento Habilidades de Investigação Habilidades de Raciocínio Habilidades de Formação de Conceitos Habilidades de Tradução DRC-MT Anos Iniciais – p. 7-8

“[...] A Feira de Ciências e a Semana da Leitura são exemplos que propiciam uma interação que [...] além de importante para a aprendizagem, também promovem a integração entre os estudantes e entre eles e a comunidade”. DRC-MT Anos Finais, p. 9.

Procedimentos da Investigação Científica no Projeto Feira de Ciências Observação; Hipótese; Coleta de dados/experimentação; Análise; Conclusão; Registro

Investigação Científica na BNCC

Linguagens – Ensino Fundamental “É importante considerar, também, o aprofundamento da reflexão crítica sobre os conhecimentos dos componentes da área, dada a maior capacidade de abstração dos estudantes. Essa dimensão analítica é proposta não como fim, mas como meio para a compreensão dos modos de se expressar e de participar no mundo, constituindo práticas mais sistematizadas de formulação de questionamentos, seleção, organização, análise e apresentação de descobertas e conclusões.” p. 64

Ciências da Natureza – E.F. “[...] a área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.” p. 321

Ciências Humanas – E.M. “[...] espera-se que os jovens elaborem hipóteses e argumentos com base na seleção e na sistematização de dados, obtidos em fontes confiáveis e sólidas. A elaboração de uma hipótese é um passo importante tanto para a construção do diálogo como para a investigação científica, pois coloca em prática a dúvida sistemática – entendida como questionamento e autoquestionamento, conduta contrária à crença em verdades absolutas.” p. 562

Matemática – E.M. Para que esses propósitos [relativos às competências e habilidades da Matemática no decorrer da educação básica] se concretizem nessa área, os estudantes devem desenvolver habilidades relativas aos processos de investigação, de construção de modelos e de resolução de problemas. Para tanto, eles devem mobilizar seu modo próprio de raciocinar, representar, comunicar, argumentar e, com base em discussões e validações conjuntas, aprender conceitos e desenvolver representações e procedimentos cada vez mais sofisticados.” p. 529

Eixo Estruturante – Itinerário Formativo - EM “Investigação Científica: supõe o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas, e a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade;” p. 478