Prof. Andrea Valéria Steil, Dra. Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da Educação Corporativa a Distância Prof. Andrea Valéria Steil, Dra. 27/04/2006
Educação e Aprendizagem Corporativa Educação corporativa Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais Consecução da estratégia Aumento do desempenho Papel da educação a distância Como planejá-la? Como estruturá-la? Como gerenciá-la? ?
SUMÁRIO Alguns números em educação corporativa - Planejamento da educação corporativa a distância Perfil do gerente de projeto de educação corporativa a distância
Correlação positiva entre educação corporativa e aumento de produtividade Um aumento de 1 ano na média educacional resulta em um aumento de produtividade de 10,5%. Investimentos em educação dão mais retorno potencial do que investimentos em capital. Um investimento de 10% ou mais em educação corporativa resulta em um aumento de 8,5% de produtividade. Um aumento de 10% nos investimentos em educação corporativa resulta em aumento de 1% no valor adicionado por funcionário (venda – custo dos insumos). (BLACK & LYNCH, 1996; IRELAND & HITT, 2001; OFTE, 1998)
Planejamento da educação corporativa Próximas etapas Definições Táticas Estabelecer a Estratégia de Educação a Distância 5o Passo 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e Individuais 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo
Estratégia é ao mesmo tempo planos para o futuro e padrões do passado Mintzberg Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo
(1) Conhecer a Estratégia Organizacional Conheça integralmente o foco do negócio de sua organização. Conheça detalhadamente o planejamento estratégico e as táticas de sua organização. Saiba como se dá o processo de planejamento estratégico. Tenha acesso e apoio dos principais executivos da organização.
Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo
(2) Identificar a Estratégia de Aprendizagem Atual
(2) Identificar a Estratégia de Aprendizagem Atual (cont.) It is not about e-learning; it is about learning strategy first. Verifique se a estratégia de aprendizagem atual alimenta a estratégia organizacional. Em 80% dos casos, a estratégia de aprendizagem é inadequada (VINTEN, 2000). Profissionais de treinamento e educação corporativa pouco familiarizados com abordagens importantes: gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e capital intelectual (COULSON-THOMAS, 2000).
3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo
(3) Diagnosticar a Cultura Organizacional Implantação da educação a distância = Mudança Organizacional Uma das principais variáveis influenciadoras do sucesso ou fracasso na operacionalização de mudanças organizacionais Cultura organizacional
(3) Diagnosticar a Cultura Organizacional (cont.) Invisíveis a olho nú mas determinantes: - Atitude sobre EAD - Valores - Sentimentos - Estrutura de poder informal
(3) Diagnosticar a Cultura Organizacional (cont.) Cultura favorável à EAD Aprendizagem permanente Organização focada no desenvolvimento de competências Valorização do on-the-job learning Descentralização no planejamento de carreira - Foco na gestão do conhecimento Foco na autonomia - Apoio da alta gerência – to walk the talk Aprendizagem integrada a sistemas de RH
4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e individuais Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo
(4) Mapear as Competências Organizacionais A partir da estratégia organizacional, mapeie um conjunto de competências organizacionais e individuais. Competências organizacionais Conjunto de características organizacionais que tem o potencial de garantir a consecução exitosa de sua estratégia. Inclui valores, conhecimentos, habilidades, capital estrutural e de clientes. Modelo de competências Mapear e descrever os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o alcance dos objetivos organizacionais e associá-los a diferentes cargos e/ou atividades organizacionais.
Próximas etapas Definições Táticas Estabelecer a Estratégia de e-learning 5o Passo 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e individuais Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo
(5) Estabelecer a estratégia de educação a distância Delineie a Estratégia de educação a distância de sua organização!!!! Lembrando... - Identifique a oportunidade ou problema a ser equacionado (o que se quer com a educação a distância) - Foco: Auxiliar na consecução da estratégia? Aumentar o desempenho? Auxiliar na mudança cognitiva e comportamental? Diminuir custos?
(5) Estabelecer a estratégia de E-learning (cont.) - Especifique o relacionamento entre a política de aprendizagem e outros subsistemas organizacionais. - Estabeleça ex-ante como os resultados serão avaliados. - Garanta uma compreensão top/down; bottom up do que seja educação a distância. - Estabeleça o escopo - Será interno ou envolverá a cadeia produtiva? POR FAVOR!!!! (e) = meio Learning é o que interessa
Exemplos de “Melhores Práticas” em Planejamento da educação a distância Corporativa Cisco Systems, IBM, Dell Computers, GTE, Shell, Unipart, Rockwell Collings, U.S. Navy EAD focada no negócio Planejamento detalhado e criterioso Suporte e comprometimento da alta gerência Integração da EAD com outras estratégias: GC, carreira e avaliação de desempenho Forte endomaketing Redução de custos com capacitação (BOWLES, 2002)
Exemplos de “Melhores Práticas” em Planejamento da Educação Corporativa a Distância Equilíbrio nas fontes de conteúdo: pacotes prontos, desenvolvimento customizado e desenvolvimento interno Desenho educacional cuidadoso – Aprendizagem 1o; Tecnologia 2o. Estabelecimento de parceria com a área de tecnologia da informação Apropriado mix de atividades on-line e presenciais Gerenciamento por competências (BOWLES, 2002)
Perfil do Gerente de Projetos O PERFIL PROFISSIONAL - Nível gerencial ou superior COMPETÊNCIAS: - Aprendizagem de adultos - Desenho educacional - Análise de hiatos de desempenho - Gerenciamento de mudança - Liderança - Inteligência competitiva - Conhecimento do negócio
Estrutura e Perfil do Gerente de Projetos - Gerenciamento de contratos - Avaliação de projetos - Análise de custos e ROI - Benefícios e limitações da educação a distância - Avaliação de tecnologias de educação a distância - Endomarketing - Sistemas de RH
Desenvolvimento Interno x Compra Tecnologia Qual é o negócio de sua organização? - Se a resposta não for educação a distância (ou variações sobre o mesmo tema), compre ou licencie a tecnologia HOJE: - mais de 150 empresas com foco exclusivo em LMS - tecnologia nacional disponível - Interoperabilidade, padrões internacionais, escala, consolidação no mercado, pesquisa e desenvolvimento.
UM BOM PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO A TODOS!! OBRIGADA