GESTÃO EMPRESARIAL UMA QUESTÃO DE SOBERANIA UMA QUESTÃO DE TECNOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Daciane de Oliveira Silva
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Administração de Sistemas de Informação II
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
CONSULTORIA EMPRESARIAL
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Oficina: Gestão da Estratégia
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
Revisão 2 b.
FACULDADE DOS GUARARAPES
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Planejamento estratégico
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA Prof. Diego H. Minholi.
Princípios de Sistemas de Informação
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Marcela Araujo Outubro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Balanced Scorecard Abordagem geral
Sistemas de Informações Gerenciais
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
Iniciando na logística empresarial
Planejamento e Responsabilidade Social
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Repensando a Logística
FERRAMENTAS DE MARKETING
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Diagnóstico Organizacional
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
BSC Jefferson Bueno.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
Gerenciamento de mudanças e Matriz de Oportunidade vs Risco
Evolução Histórica Pré-História
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Abordagens para a Gestão de Processos Prof. Pedro Xavier da Penha Faculdades Integradas Funcec Curso de Administração Setembro/2009.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO EMPRESARIAL UMA QUESTÃO DE SOBERANIA UMA QUESTÃO DE TECNOLOGIA UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

GESTÃO EMPRESARIAL (VISÃO MACRO) L = R - D L = P.M. - C

GESTÃO EMPRESARIAL PRINCÍPIOS OBJETIVOS CARACTERÍSTICAS

GESTÃO EMPRESARIAL PRINCÍPIOS : GESTÃO BASEADA EM PROCESSO : CICLO "P.D.C.A“ A MEDIÇÃO É UM ASPECTO CRÍTICO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL. ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO NA COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS E ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS TEM SIDO UM DESAFIO PARA AS ORGANIZAÇÕES. CABE AO ADMINISTRADOR OPERACIONALIZAR ESSE COMPORTAMENTO SISTEMICO PARA ALAVANCAR O SUCESSO EMPRESARIAL.

GESTÃO EMPRESARIAL OBJETIVOS : TRANSMITIR AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS CLIENTES E CONSUMIDORES. VIABILIZAR O DESDOBRAMENTO DAS METAS DO NEGÓCIO. DAR SUPORTE Á ANÁLISE CRÍTICA DOS RESULTADOS DA EMPRESA , AS TOMADAS DE DECISÕES E AS MUDANÇAS DE RUMO. ENTENDER, GERENCIAR E MELHORAR QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE O QUE A ORGANIZAÇÃO "FAZ".

GESTÃO EMPRESARIAL CARACTERÍSTICAS : ENFOQUE NOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO. EXISTÊNCIA DE FERRAMENTAS E FORMAS DE ACOMPANHAMENTO – ENVOLVIMENTO ENFOQUE SISTÊMICO ALINHADOS COM AS METAS GLOBAIS DOS INDICADORES. COMUNICAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DAS PRÁTICAS ENTRE TODOS OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.

GESTÃO EMPRESARIAL MISSÃO PROCESSO CLIENTE PRODUTO (POR QUE DA EXISTÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO) PROCESSO (RECURSO) CLIENTE PRODUTO (QUALIDADE E SERVIÇO) (COMO GERENCIAR O FLUXO DAS INFORMAÇÕES) INFRA-ESTRUTURA DA INFORMAÇÃO

INSTRUMENTOS E FILOSOFIAS INTERNET, DEMING, STRAUS, NASSER PLANILHAS ELETRÔNICAS - (Excel // Lotus) SISTEMA "ABC" -(Kaplan//Cooper) UP`s UNIDADES DE PRODUÇÃO - (Allora) SISTEMA "ABM" - (Kaplan // Cooper) PAINEL ESTRATÉGICO - (Kahrbek Systems) BALANCED SCORECARD - (Kaplan // Norton) HOUSEKEEPING, 5S, 6 SIGMAS SAP, MAGNUS, MRP - (Muitos Outros)

DIFERENÇAS DADOS : GRUPOS DE SIMBOLOS NÃO-ALEATÓRIOS QUE REPRESENTAM COISAS QUE JÁ ACONTECERAM. SÃO FATOS OBTIDOS ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES . FREQUENTEMENTE SÃO CHAMADOS DE DADOS BÁSICOS E SÃO REGISTROS DAS TRANSAÇÕES DO DIA-A-DIA. INFORMAÇÃO : DADOS TRANSFORMADOS QUE REDUZEM AS INCERTEZAS SOBRE ALGUM EVENTO, MAS DEVEM SER COMPREENDIDO PELO USUÁRIO. CONHECIMENTO : CONJUNTO DE INFORMAÇÕES TRANSFORMADAS PARA O BENEFÍCIO DO TOMADOR DE DECISÃO.

PERFIL DE UM GESTOR ADEQUADO A NOVA REALIDADE ULTRAPASSADO   ULTRAPASSADO ADEQUADO A NOVA REALIDADE FAZER LANÇAMENTOS ANALISTA TIRAR PEDIDOS GESTÃO DO NEGÓCIO FOCO EM VOLUMES LUCRATIVIDADE MEDROSO AUDACIOSO , EXIGENTE INDIVIDUALISTA SENSO DE EQUIPE VISÃO RESTRITA VISÃO AMPLA CURTO PRAZO MÉDIO E LONGO PRAZO

A.P.G`s REUNIÕES – ENCONTRO DE PESSOAS GRUPO DE TRABALHO – DE 5 A 9 PARTICIPANTES DIVULGUE O EVENTO COM ANTECEDÊNCIA -> 48hs. DEFINA O COORDENADOR DA REUNIÃO. DEFINA CLARAMENTE QUAL O ASSUNTO - PAUTA. COMECE NA HORA MARCADA. ESTEJA CIENTE DO ASSUNTO E PREPARE-SE CONTRIBUA COM SUGESTÕES – SEMPRE FAÇA ATA, SE NECESSÁRIO COORDENADOR TIRA E DÁ A PALAVRA REFLITA SOBRE QUALIDADE // ATENDIMENTO TEMPO ÚTIL – MÁXIMO 45 MINUTOS

MENSAGEM FINAL "SISTEMA SEM PAIXÃO NÃO FUNCIONA. PAIXÃO SEM SISTEMA FUNCIONA POUCO. JUNTOS SÃO IMBATÍVEIS“ (TOM PETERS) "O MAIOR RISCO É NÃO FAZER NADA, QUANDO O MUNDO ESTÁ MUDANDO RAPÍDAMENTE" (WALTER B. WRISTON)

A TODOS OBRIGADO PELA ATENÇÃO GOU VEIA gouveia@grupomabel.com.br