Prof. Esp. Marcopolo Marinho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
“Remédio e cosméticos estão no radar da Hypermarcas”
Daciane de Oliveira Silva
PETI Planejamento Estratégico de TI
BSC – BALANCED SCORECARD
Estratégias e Indicadores
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard BSC
BSC Balanced Score Card
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Secretaria de Administração e Gestão Estratégica do Estado de Roraima
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Software de Gestão Estratégica
Prof. Esp. Sandro Everton Leão
conhecimentos em resultados
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Marcela Araujo Outubro
MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Gestão por Competências
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Orçamento Governamental GESTÃO ESTRATÉGICA. Orçamento Governamental ESTRATÉGIAS EMERGENTES.
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
PETI Planejamento Estratégico de TI
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Transcrição da apresentação:

Prof. Esp. Marcopolo Marinho Aula 07 Instrumentos de gestão estratégica: análise de portfólio de negócios, planejamento estratégico, Balanced Scorecard. Matriz GUT. Conhecer o presente... Prof. Esp. Marcopolo Marinho www.portalgerenciais.com.br/gestrategica

BALANCEAMENTO DE PORTFÓLIO

Gerenciamento de Portfólio auxilia a DETERMINAR O que é possível fazer (temos capacidade de fazer)?; O que é necessário (fazer isto é a nossa missão)?; Quais projetos (oportunidades ) deveriam ser procurados? Quais projetos deveriam ser iniciados? Quais projetos devem continuar? Quais projetos deveriam ser acelerados ou modificados? Quais projetos/produtos deveriam ser parados ou cancelados?

BALANCEAMENTO DE PORTFÓLIO Há quatro objetivos na gestão do Portfólio: Maximizar o VALOR DO PORTFÓLIO; Procurar o BALANCEAMENTO dos portfólios (escolha de produtos e projetos corretos); Assegurar que o seu portfólio é estrategicamente alinhado; Assegurar de que você não tem muitos produtos e ou projetos inviáveis.

PORTFÓLIO HYPERMARCAS Medicamentos Anapyon, Anaseptil Pó, Atroveran, Biotônico Fontoura, Bisuisan, Coristina D Doril, Epocler, Escabin, Estomazil, Gelol, Hemovirtus, Lacto-Purga, Licor de Cacau, Lucretin, Maracugina, Melhoral, Merthiolate, Metiocolin, Mirador, Rinosoro Tiratosse, Merthiolate, Vitasay, entre outras marcas. Beleza e Higiene Pessoal Avanço, Bigfral, Biocolor, Bozzano, Cenoura & Bronze, Hydrogen, Jontex, Leite de Colônia, Lovetex, Microtex, Monange, NyLooks, Olla, Pom-Pom, Risqué, Très Marchand, New Care, Fraldas Cremer, Sabonetes Pom-Pom, Sanifill, York, Sapeka, entre outras. Alimentos Adocyl, Finn, Zero-Cal, Supra Sumo A Hypermarcas decidiu colocar na “prateleira” 26 marcas de sua divisão de bens de consumo. “Enxugamos de 60 para 34 para concentrar em portfólio que faz mais sentido para a companhia”, conta Nicolas Fischer, presidente dessa área. Essa redução significa que das 2.034 apresentações desses produtos (diferentes formatos de um item) recuou para 1.224. No ano passado, a divisão de consumo encerrou com faturamento de R$ 1,79 bilhão. O negócio farmacêutico encerrou 2012 com receita de R$ 2,07 bilhões. Fonte: O Fluminense

Fundada em 2001, a Hypermarcas S. A Fundada em 2001, a Hypermarcas S.A. é a maior empresa brasileira de produtos de marcas de saúde e bem-estar, com presença sólida nos segmentos de medicamentos, saúde, beleza e higiene pessoal. Detém um portfólio completo de produtos e marcas, construído por meio de diversas aquisições de sucesso, lançamentos e intenso trabalho de marketing e inovação. A companhia se organiza em duas divisões de negócio: Farma, que concentra as atividades relativas ao setor farmacêutico, e Consumo, que atua nos mercados de beleza e higiene pessoal. A divisão Farma detém um dos mais completos portfólios do país, com presença nos principais segmentos farmacêuticos do mercado brasileiro e liderança em medicamentos isentos de prescrição médica (OTC) e similares, além de participação crescente em genéricos e posição de destaque em produtos de prescrição. Entre as principais marcas da divisão, destacam-se Addera D3, Alivium, Benegrip, Biotônico Fontoura, Doril, Engov, Epocler, Histamin, Lisador, Polaramine, Predsim, Rinosoro, Torsilax e Neo Química Já a divisão Consumo possui marcas consagradas, líderes ou vice-líderes no mercado nacional, como Bozzano, Finn, Jontex, Monange, Olla, Paixão, Pom Pom, Risqué e Zero-Cal, dentre outras, em categorias de grande potencial de crescimento. A empresa conta ainda com uma ampla estrutura de vendas e distribuição com abrangência nacional, e cada um dos negócios conta com forças de vendas segmentadas e especializadas, com profissionais experientes. Seus produtos são distribuídos para mais de 700 mil pontos de vendas em todo o território brasileiro, diretamente a varejistas ou indiretamente, via distribuidores e atacadistas. Desde 2011, a Hypermarcas adota estratégia de crescimento orgânico, sustentável, rentável e com geração de caixa, com base em marcas fortes em posição de liderança em seus segmentos, operações eficientes e de baixo custo, além de organização ágil e com foco em resultados. A empresa tem sede em São Paulo, onde inaugurou nova sede corporativa no final de 2013. Desde 2011, a plataforma operacional da Hypermarcas vem sendo concentrada na região Centro-Oeste do Brasil e, até o final de 2014, a companhia deverá ter suas principais operações consolidadas no Estado de Goiás, nas cidades de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia.

Mapa Estratégico (Ex. VW - Fin) A composição do Mapa Estratégico auxilia a empresa a traçar o melhor caminho para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo. Com essa poderosa ferramenta de Gestão de Scorecard, é possível alinhar todos os funcionários e suas metas pessoais às metas da empresa. Dessa forma, todos entendem como suas atividades contribuem para que a Volkswagen Serviços Financeiros atinja seus objetivos. Complementando a eficácia de nosso Mapa Estratégico, temos os Valores do FSWay, que fornecem os pilares de sustentação da estratégia. Todos esses elos permitem que a empresa busque as metas de longo prazo, compartilhadas por nossa Matriz, conhecidas como WIR2018. Assim, todos compreendem a importância de nosso Mapa Estratégico (101% Performance), nossos Valores (FSWay) e como atingir nossas metas de longo prazo (WIR2018).

Professores da Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton Criam em 1992 o BSC

BSC – Balanced Scorecard O BSC é uma ferramenta de medição e de gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School David Norton e Robert Kaplan. Os métodos são usados no processo de gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura, baseando-se, normalmente, em metodologias consagradas que podem utilizar a TI e softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio.

Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial; gerência do negócio; gerência dos serviços e gestão da qualidade; Entendimento da estratégia e da visão de futuro por todos os membros da organização; Definição das responsabilidades pela estratégia nos níveis estratégicos, táticos e operacionais da organização. Alinhamento em torno da estratégia e acompanhamento de sua implantação; Análise sistêmica sobre a implantação da estratégia e alcance da visão de futuro; Definição de novos caminhos para alcançar a visão de futuro (caso seja necessário); Comunicação sobre a implementação das estratégias e decisões tomadas; Realimentação do sistema de concepção da estratégia com o aprendizado adquirido. passos estes implementados através de indicadores de desempenho.

BSC – Balanced Scorecard Possibilita a construção de indicadores de desempenho de diversas funções e atividades de uma organização, estabelecendo, com isto, um sistema de medidas para o seu desempenho e a promoção das definições e formalizações das estratégias organizacionais, através dos objetivos estratégicos, indicadores, metas e projetos estratégicos.  Com o BSC, a organização terá estratégias claramente definidas, contando com um mapa/painel de medição de desempenho e com um conjunto de projetos estratégicos formulados para o alcance das metas e resultados de médio e longo prazos.

Alguns pontos a observar para obter a integração do BSC com as estratégias da organização são: Utilização de vetores de desempenho; Identificação de relações de causa e efeito entre os indicadores.

Esta ferramenta baseia-se na utilização de cartões de identificação que têm como objetivo sinalizar o desempenho durante o cumprimento das metas e estratégias da organização.

A metodologia aplicada permite que a missão e as estratégias sejam expressas em um conjunto de medidas que servirão de base para um sistema de gestão estratégica.

Na metodologia BSC, o trabalho é desenvolvido em equipe, pelos gestores da organização e resulta num modelo consensual da instituição inteira, para o qual todos prestam sua contribuição.   O BSC caracteriza-se como o núcleo de um modelo de gestão estratégica, proporcionando clareza, foco e alinhamento às ações da entidade, contribuindo com a transparência das informações gerenciais comunicando e descrevendo a estratégia para toda a organização. De forma equivocada o BSC é visto como um sistema de indicadores usado para gerar estratégias ou até mesmo como um simples software orientado para diagnósticos operacionais. 

MATRIZ GUT Gravidade: qual o impacto que este problema irá gerar para as pessoas, processos da empresa, resultados a curto e longo prazo, etc.? Urgência: qual o tempo que você precisa resolver este problema e o tempo que você tem para resolvê-lo? Tendência: como este problema pode aumentar, quais suas chances de crescer (muito ou pouco) e será que ele pode acabar por si só?