Formação Docente na Pós-graduação em Saúde Coletiva

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Formação Docente na Pós-graduação em Saúde Coletiva

IDEIA CENTRAL: A formação docente em saúde coletiva exige uma mudança de paradigma atualmente predominante na cultura das instituições formadoras

Entretanto, romper com os paradigmas vigentes não significa recusa pura e simples. Impõe movimentos de crítica, elaboração e superação. Trata-se de uma construção no plano epistemológico ao mesmo tempo em que se mobilizam vontades no âmbito do debate.

Pressupostos a formação docente em saúde coletiva A formação docente em saúde coletiva, enquanto campo de saberes e práticas, não pode ser compreendida em separado do projeto de reforma social. Ela proporciona, em última análise, um modelo pedagógico para a atuação no campo da saúde. Com outras palavras, os alunos são preparados para atuar sob uma perspectiva pedagógica e dialógica no âmbito da sua prática profissional e da vida.

Pressupostos a formação docente em saúde coletiva O corpo docente é um dos elementos centrais para o êxito das reformulações necessárias à formação em saúde coletiva e o alicerce fundamental sobre o qual devem ser instituídas as bases das mudanças introduzidas na formação, mas pouca atenção tem sido dada ao desenvolvimento profissional dos docentes.

As bases históricas da teoria curricular em saúde No início do século XX, o modelo conceitual flexneriano reforça a separação entre individual e coletivo, biológico e social, curativo e preventivo. A base da formação é positivista

Reforma dos currículos Assunto de expertises?

Questões Preliminares Que conteúdos devem ser privilegiados? Qual o núcleo básico de conhecimentos que deverão compor o processo de formação docente no campo da saúde coletiva?

Dificuldades relacionadas a formação docente em saúde identificadas na literatura Há uma tendência a encarar com desinteresse os aspectos pedagógicos da docência no âmbito da pós-graduação em saúde: Os próprios professores mostram-se resistentes às modificações, continuando a ensinar como sabem; evitam as novas metodologias de ensino-aprendizagem e desviam-se das concepções pedagógicas mais avançadas ou de vanguarda, especialmente quando envolvem relações democráticas entre professores e alunos.

Dificuldades relacionadas a formação docente em saúde identificadas na literatura Praticamente não existe preparo pedagógico para os professores universitários ou da pós-graduação, fato que, sem dúvida, contribui para a deficiência no domínio da área educacional; A supremacia das atividades de pesquisa é um fator que tem levado os professores a se afastarem das atividades docentes. Pesquisar e ensinar não são atividades incompatíveis, mas competem no tempo disponível do docente/pesquisador.

Dificuldades relacionadas a formação docente em saúde identificadas na literatura Os professores têm ideias, atitudes e comportamentos sobre o ensino, provenientes da formação recebida durante o período em que foram alunos. A atuação docente, nesses casos, guarda uma dimensão inconsciente e não acadêmica. Embora não se deva desconsiderar a capacidade autodidata do professorado, a formação proporcionada pela experiência é insuficiente.

A LEGISLAÇÃO No Brasil, a legislação aborda a formação do docente de ensino superior de forma superficial. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) trata, em seu artigo 66, sobre o tema: "a preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado".

Propostas - Desenvolver processos de formação sistemáticos no currículo, criativos e inovadores, cujos eixos fundamentais serão o diálogo e as bases de uma nova epistemologia; - Criação de espaços institucionais e de momentos pedagógicos para a constituição de novos sujeitos sociais. A formação docente deve experimentar novos espaços pedagógicos como “círculo de cultura em saúde” ou “rodas de conversa”.

Propostas Desenvolvimento teórico e conceitual do corpo docente e discente de modo permanente

Propostas Formação docente como projeto institucional: - Reativar as monitorias (de caráter pedagógico) nas disciplinas do currículo em saúde coletiva; - Projetos de pesquisa sobre práticas docentes (interinstitucionais) que envolvam os alunos, diretamente, ainda na sua concepção.

Um convite para a concretização de uma iniciativa ousada e inovadora Constituir novos sujeitos (individuais e coletivos) no campo da Saúde Coletiva por meio de processos de formação docente. Nessa linha de compreensão, cabe o desenvolvimento de uma proposta que assegure o envolvimento das pessoas – gente com afeto, projetos, interesses, valores e vontades.

O pensamento pedagógico brasileiro Sob a ótica de Paulo Freire a educação está para além de uma prática pedagógica de racionalidade instrumental:“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (Freire,1996).

Paulo Freire (1921- 1997) Presidência da República Casa Civil LEI Nº 12.612, DE 13 DE ABRIL DE 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:  Art. 1o  O educador Paulo Freire é declarado Patrono da Educação Brasileira.  Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.  Brasília, 13 de abril de 2012; 191o da Independência e 124o da República.  DILMA ROUSSEFF Aloizio Mercadante

Paulo Freire Características do Método Dialógico A idéia de dialogicidade distingui-se na pedagogia de Freire como reflexão compartilhada a partir da experiência da cotidianiedade.

PAULO FREIRE O diálogo, na teoria do conhecimento freireana, mais do que se constituir como pedra angular da relação pedagógica da pesquisa, possibilita a apreensão dos dados de investigação. Nesta linha de compreensão, os grupos de discussão são fontes de conhecimento e fornecem dados a serem objetos de admiração e de interpretação crítica, conferindo uma conotação epistemológica ao diálogo.

Elementos do Método PF Investigação Temática - envolve a investigação do próprio pensar do povo. Tematização - temas geradores ou temática significativa. Problematização – exercer uma análise crítica sobre a realidade problema.

Carlos Rodrigues Brandão Pesquisador do campo das ciências sociais. Pertence a linhagem da educação popular e dos métodos de investigação participativa que possui uma longa e rica história de experiências participativa e democrática em profunda ligação com os problemas do povo brasileiro e latino americano.

Carlos Rodrigues Brandão “Sempre aprendemos uns com os outros” Partilhar conhecimento aparece como princípios à realização da prática de investigação e de educação. Desse modo, a produção de conhecimento educação só é possível através da troca de saberes, de modo a se gerar um novo saber, por intermédio de reconhecimento do outro como igual.

Rubem Alves Educadores onde estarão? Em que covas terão se escondido? Professores, há aos milhares. Mas professor é ofício, não é algo que se define, por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação.

Rubem Alves Como se prepara um educador? Talvez isso não seja nem necessário e nem possível... É necessário acordá-lo .... Basta que o chamemos do seu sono ... E talvez, acordado, ele repetirá o milagre da instauração de novos mundos.

Uma proposta para o próximo encontro: A formação de educadores na Pós-graduação em Saúde Coletiva