INSTITUTO CHIAVENATO de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
BALANCED SCORECARD 1 1.
Universidade Federal de Goiás
Daciane de Oliveira Silva
Planejamento estratégico de pessoas
Qualidade Total.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Aula 17 – 24/11/2011
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Gestão do Capital Humano no Banco do Brasil
Planejamento Estratégico e BSC - Balanced Scoredcard
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Profº Angelo Polizzi Filho, M.Sc.
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
- Minister (subordinação ou obediência)
conhecimentos em resultados
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Modelo de Planejamento
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

“PROJETO GRUPOS VIAMAR E MAX MOTORS “NOVOS VENTOS NOVOS RUMOS”
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Seu Agente de Mudança..
Transformando estratégia em ação
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
FERRAMENTAS DE MARKETING
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
Processos Administrativos Aula 1
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Gestão de Pessoas (Turma GEPB07) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Intervenção em Gestão de Pessoas
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.

O LADO HUMANO DA ADMINISTRAÇÃO A Face Humana dos Negócios Idalberto Chiavenato

Recentidade da Administração. Um Lugar ao Sol. Abrangência. Importância. Complexidade.

Pesquisa do CFA realizada pela FIA/USP: Administrador é um profissional com visão do todo. É hábil na formação e coordenação de equipes. Tem capacidade de formular e implementar soluções. Tem o inglês como segunda língua. E conta com pelo menos uma especialização em seu currículo. A participação feminina vem crescendo ano a ano.

O velho conceito de organizações: Uma organização é um conjunto integrado e coeso de recursos no sentido de alcançar objetivos organizacionais. (Era Industrial)

O novo conceito de organizações: Uma organização é um conjunto integrado e coeso de competências sempre e sempre atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes o façam. (Era da Informação)

ADMINISTRAÇÃO Como Ciência Como Tecnologia Como Arte

ADMINISTRAÇÃO Como Ciência: - Teorias, - Fundamentos, - Princípios, - Abordagens, - Pesquisas, - Pressupostos.

Ciência Organizações: Conceitos Foco Concentrado Missão Visão Estratégia Alinhamento Abordagens Foco Concentrado Sinergia Sustentabilidade Retorno Investim. Acionistas

ADMINISTRAÇÃO - Técnicas, - Processos, Como Tecnologia: - Modelos, - Aplicações, - Diagnóstico, - Sistemas, - Planos e Controles. Como Tecnologia:

Tecnologia Recursos: Ferramentas Foco Concentrado Operações Processos Projetos Modelos Programas Foco Concentrado Produtividade Qualidade Excelência Clientes

ADMINISTRAÇÃO - Comportamentos, - Atitudes, Como Arte: - Interações, - Intervenções, - Valores, - Liderança, - Motivação. Como Arte:

Arte Pessoas e Competências Competências Foco Concentrado Equipes Cultura Clima Engajamento Foco Concentrado Confiança Solidariedade Cooperação Entusiasmo

Ciência Tecnologia Arte Foco Integrado Ciência Tecnologia Arte Organização Recursos Pessoas e Competências Missão Visão Estratégia Alinhamento Valores Operações Processos Projetos Modelos Programas Equipes Cultura Clima Engajamento Foco Concentrado Sinergia Sustentabilidade Retorno Investim. Acionistas Produtividade Qualidade Excelência Clientes Confiança Solidariedade Cooperação Entusiasmo

Simplificando as Coisas

Modelo Simplificado Missão

Modelo Simplificado Missão Visão

Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos

A Cascata de Objetivos Estratégicos Táticos Operacionais Objetivos

Objetivos de Aperfeiçoamento Objetivos Rotineiros Objetivos de Aperfeiçoamento Objetivos Inovadores Criar e desenvolver um produto novo por mês. Desenhar um novo processo de produção. Lançar um novo programa de treinamento para vendedores em um ano. Obter 100 sugestões mensais dos funcionários Incentivar a participação dos funcionários nas decisões. Implantar programa de CRM (Customer Relationship Management). Treinar 100 homens/horas por semana. Manter a produção de 120 peças por minuto. Manter o atual nível de fidelização dos clientes. Manter o índice de acidentes em menos de 1% ao mês. Manter o índice de qualidade em 90%. Manter o nível de produtividade em 85%. Aumentar a qualidade dos produtos em 2% ao ano Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%. Incrementar a relação faturamento por funcionário de R$ 210,00 para R$ 350,00 em um ano Melhorar o atendimento ao cliente. Acelerar a entrega do pedido ao cliente.

Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Equipe

Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Equipe Trabalho

Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Equipe Trabalho Equipe

Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Equipe Trabalho Equipe Equipe

Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe

Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados

Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Administrador como missionário Administrador como visionário Administrador com ação proativa Administrador como condutor de equipes O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados

Os Múltiplos Focos

Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Organização

Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira Perspectiva dos Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Perspectiva dos Clientes Organização Como somos vistos pelos nossos clientes?

Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira Perspectiva Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Perspectiva Processos Internos Perspectiva dos Clientes Organização Em que devemos ser os melhores? Como somos vistos pelos nossos clientes?

Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira das Pessoas Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira das Pessoas Perspectiva Processos Internos Perspectiva dos Clientes Organização Em que devemos ser os melhores? Como somos vistos pelos nossos clientes? Como atingir a visão, mantendo o potencial de crescer e inovar?

Buscando Sinergia Perspectiva Objetivo Indicador Financeira Garantir o retorno Esperado Retorno sobre o Investimento (ROI) Cliente Encantar o Desempenho com o Cliente Crescimento e Aprendizado Desenvolver Competências Investir em treinamento Processos Internos Excelência Operacional Eficiência e Eficácia

Apresentando Resultados Indicadores Financeiros: * EVA (Economic Value-Added) * ROI (Return On Investment) * ROCE (Return On Capital Employed) * Rentabilidade do Negócio Indicadores sobre Clientes: * % de Satisfação dos Clientes * % de Retenção de Clientes * % de Aquisição de Clientes * % de Rentabilidade por Cliente Indicadores de Processos Internos: * Ciclo de Tempo do Processo * Desempenho de Custo * % de Atendimento a Requisitos Técnicos * Qualidade e Produtividade Indicadores de Aprendizado e Crescimento: * % de Satisfação da Equipe * % de Absenteísmo e de Turnover * Horas de Treinamento e Aprendizado * % de Produtividade da Equipe

Balanceando os Resultados Financeira Clientes Aprendizado e Crescimento Projetos Internos

Perspectivas Estratégias Objetivos Indicadores Metas Ações Resultados

Sincronismo Conectividade Integração Visão Sistêmica Sinergia

A QUEM PRESTAR CONTAS?

Stakeholders: Proprietários Acionistas Investidores Clientes e Consumidores Fornecedores Parceiros Colaboradores Comunidade Mercado Sociedade Órgãos Governamentais Sindicatos de Classe

O QUE É UM ADMINISTRADOR?

Qual é o Papel do Administrador? Planejador do trabalho. Organizador de atividades. Ativador de ações. Controlador de atividades. Articulador de ações. Líder, comunicador, motivador, coach. Alcançar objetivos. Agregar valor. Oferecer resultados.

Qual é a Finalidade? Trabalhar em uma Empresa Trabalhar em uma ONG Atuar como Consultor Interno Atuar como Consultor Externo Ser um Empreendedor Ser um Free Lancer Lecionar – ser um professor Pesquisar – ser um pesquisador

Qual é o Nível? Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Execução

O QUE REFORÇAR?

Liderança Comunicação Motivação Gestão de Conflitos Negociação Gestão da Mudança Gestão da Inovação Empreendedorismo Construção de Equipes Ética Responsabilidade Social Cidadania

INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.