Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Administração Estratégica
Seleção de estratégias
Escolas Estratégicas Introdução
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Estratégia 2 Universidade de Brasília
Estratégia Universidade de Brasília
Administração Estratégica
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Prof. Antonio Carlos Guil
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Elaborando Um Plano de Negócios
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Referencial Rumo à Excelência
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Funções da Administração
Estratégia.
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
- Minister (subordinação ou obediência)
Introdução à Teoria Geral da Administração
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Aprendendo a ser empreendedor
Estratégia – considerações iniciais
Estratégia no nível de negócios
Estratégia Organizacional
O PROCESSO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Planejamento e estratégia
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Planejamento de Comunicação
Balanced Scorecard.
Processos Administrativos Aula 1
Planejamento e Estratégia
Planejamento e Estratégia
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Estratégias e Políticas Empresariais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica de Negócios
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Transcrição da apresentação:

Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes executivos”. (Richard Whittington)

A origem da palavra estratégia Strategos (“a arte do General”). Origem grega. Intimamente relacionada com a questão militar. Arte da ciência militar dedicada à condução de uma guerra e de suas manobras militares. Não há nenhuma organização que não tenha estratégia, ela pode não estar formalizada, mas sempre existe uma, certa ou não, coerente ou não.

O conceito de estratégia “Se pudéssemos, de início, saber onde estamos e aonde nos dirigimos, poderíamos melhor julgar o que fazer e como fazê-lo” Abrahan Lincoln Hamel e Parahalad (1994) A essência da estratégia está em desenvolver vantagens competitivas no futuro mais rápido antes que os concorrentes possam imitar. Para eles, a melhor vantagem competitiva de todas ocorre quando uma organização tem a capacidade de, não obstante, melhorar suas habilidades já existentes e aprender novas habilidades.

O conceito de estratégia Andrews (1992) A estratégia corporativa é o padrão de decisões de uma organização que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas; produz as principais políticas e planos para atingir aquelas metas e define o alcance do negócio da organização, bem como o tipo de organização que ela é ou deseja ser. Podemos concluir Para cada organização existirá uma estratégia. Ainda segundo Andrews Quando uma organização estabelece uma estratégia, está escolhendo o seu caráter formando a sua imagem institucional, estabelecendo uma individualidade organizacional e definindo o seu papel no mercado.

O conceito de estratégia Ansoff Explica estratégia como: o negócio em que estamos; as tendências que se verificam; decisões heurísticas (perguntas e respostas) de primeira ordem; padrão de decisões; nicho competitivo; e características de portfólio. Em sua visão, estratégia baseia-se em conhecimento incerto e incompleto. Assim há a possibilidade de algumas oportunidades serem perdidas. Chandler Determinação básica das metas e objetivos de longo prazo de uma organização, bem como a adoção de ação e alocações de recursos necessários para atingir essas metas.

Estratégia Onde estamos? Para onde queremos ir? Por que? Qual caminho seguir?

Definição Estratégia é a base sobre a qual são feitos planos, prioridades são estabelecidas e modificadas, a comunicação externa e interna é estruturada, os riscos são gerenciados e a trajetória da empresa é alterada, em resposta a fatos novos. Processo de mobilização através do qual a organização estabelece sua identidade organizacional, analisa seu ambiente externo e interno, atual e futuro e elabora quais serão suas ações estratégicas orientadas para o mercado. Conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações que as empresas utilizam para obter vantagem competitiva explorando as competências essenciais em mercados de produtos específicos.

Abordagens genéricas de estratégia Abordagem Clássica Abordagem Evolucionária Abordagem Processualista Abordagem Sistêmica Perspectivas genéricas sobre estratégia Resultados Maximização dos lucros Clássica Evolucionária Processos Emergentes Deliberados Sistêmico Processual Plural Fonte: O que é estratégia, Whinttington

Características principais Abordagem Clássica Características principais O apego à análise racional. O distanciamento entre concepção e execução. O compromisso com a maximização do lucro. “O objetivo estratégico de uma empresa é obter retorno do capital, e se em um caso específico o retorno a longo prazo não for satisfatório, o defeito deve ser corrigido ou a atividade deve ser abandonada”. Alfred Sloan, em sua biografia, My years with General Motors.

Demais características das abordagens Clássica Mais antiga e mais influente. Conta com métodos de planejamento racional predominantes nos livros. Dominar os ambientes internos e externos exige um bom planejamento. O planejamento pode adaptar e antecipar as mudanças de mercado. As estratégias são mais bem desenvolvidas por meio da análise racional, afastada do “campo de batalha” dos negócios. Evolucionista O ambiente é implacável e imprevisível para que se façam previsões eficazes. Aconselham os estrategistas a manterem custos baixos e opções abertas Os mercados são imprevisíveis e difíceis para justificar grandes investimentos em planejamento estratégico. Do seu ponto de vista, é o mercado, e não os gerentes que faz as escolhas mais importantes.

Demais características das abordagens Processualista Pra eles, as estratégias eficazes emergem diretamente do envolvimento íntimo com as operações diárias e as forças básicas da organização. A estratégia emerge mais de um processo pragmático de aprendizado e comprometimento do que de uma série racional de grandes saltos pra frente. Sistêmica A estratégia é importante, mas não como é visto pelos clássicos. Para eles, não há um caminho melhor para desenvolver a estratégia: simplesmente jogue pelas regras locais.