Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE R.H.
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Qualidade Total.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
A Qualidade na Estrutura Organizacional
Empresa Privada – Grandes empresas
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Política de Gestão de Pessoas do GDF
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Os múltiplos papéis da área de RH
O sistema de administração de recursos humanos
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Módulo: Gestão de Pessoas, Talentos e Competências
A Política de Gestão de Pessoas
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Gestão por Competências
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
RH ligado à... PRESIDÊNCIA Dir. RH Dir. Industrial Dir. Comercial Dir.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Formação Profissional IV
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Seu Agente de Mudança..
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
CURSOS ABERTOS. necessidade sua  Treinamento para a equipe?  Desenvolvimento de líderes?  Atualização profissional?
Universidade Corporativa Procenge
MAIO 2010.
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Prof. Vinicius Padilla PRÁTICA DA PSICOLOGIA CLÍNICA EM HOSPITAIS.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Cícero Domingos Penha Diretor de Relações Corporativas.
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS UESPI Universidade Estadual do Piauí Gestão Hospitalar O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS Fonte: Gestão Hospitalar, Administrando o Hospital Moderno, capítulo 4. Autor: Ernesto Lima Gonçalves João Airton Santos Porto joaoayrton@yahoo.com.br

Gestão de Pessoas DILEMA VIVIDO PELOS HOSPITAIS Necessidade de modernização das formas de trabalho Cultura Organizacional arcaica Como falar em trabalho de equipe se... ... os profissionais se encontram e desencontram ao sabor das escalas de plantão? Como investir em capacitação se... ... as pressões de custo obrigam a reduzir a folha de pagamentos? Como envolver e motivar os profissionais se... ... estes correm de um hospital a outro, a fim de manter seus dois ou três empregos?

Gestão de Pessoas DILEMA VIVIDO PELOS HOSPITAIS Necessidade de modernização das formas de trabalho Cultura Organizacional arcaica Modernizar é uma necessidade por razões concretas. Os hospitais precisam buscar a máxima eficiência – fazer mais com menos – garantindo a qualidade. É comum a busca da eficiência gerar retrocessos (busca constante de custos, sem aumento de produtividade).

Gestão de Pessoas DILEMA VIVIDO PELOS HOSPITAIS Necessidade de modernização das formas de trabalho Cultura Organizacional arcaica Como a maior parte dos custos refere-se a despesa com pessoal, eles refletem em... ... dispensa de profissionais ... congelamento de contratações ... ausência de investimento em capacitação e treinamento ... adoção de relações trabalhistas precárias.

Gestão de Pessoas DILEMA VIVIDO PELOS HOSPITAIS Necessidade de modernização das formas de trabalho Cultura Organizacional arcaica Consequências para os profissionais: Busca de múltiplos empregos; Utilização do sistema de plantão para diversas categorias profissionais; Discrepância nas formas de contratação dentro do mesmo hospital; Insatisfação de profissionais e pacientes.

Gestão de Pessoas DILEMA VIVIDO PELOS HOSPITAIS Necessidade de modernização das formas de trabalho Cultura Organizacional arcaica Nos hospitais públicos Trabalhadores Do governo Prestadoras serviço No mesmo hospital com direitos e deveres diferenciados

Gestão de Pessoas DILEMA VIVIDO PELOS HOSPITAIS Necessidade de modernização das formas de trabalho Cultura Organizacional arcaica Nas instituições privadas Formas: Tentativa de desoneração das obrigações fiscais Descumprimento das normas legais de contratação de pessoal Profissionais autônomos, de nível universitário; Cooperativados por isenção fiscal; Estagiários.

Gestão de Pessoas DILEMA VIVIDO PELOS HOSPITAIS Necessidade de modernização das formas de trabalho Cultura Organizacional arcaica Consequências para os administradores: Difícil controle e gerenciamento dos diversos grupos; Falta de unidade organizacional; Altas taxas de absenteísmo; Baixa produtividade; Dificuldade de mobilização em torno de mudanças. Por resistências internas e falta de recursos, as soluções para os problemas citados nem chegam a ser implantadas.

Gestão de Pessoas DILEMA VIVIDO PELOS HOSPITAIS Necessidade de modernização das formas de trabalho Cultura Organizacional arcaica Para que haja modernização, é preciso romper as amarras corporativas Enfrentar a cultura estabelecida nos hospitais Gestão de Pessoas tem um papel estratégico Valorização dos profissionais Motivação; Qualidade do atendimento Humanização; Satisfação de profissionais e usuários. Novos modelos organizacionais

Gestão de Pessoas NOVO PARADIGMA A Gestão de Pessoas passa por um novo paradigma em relação ao seu posicionamento como área estratégica e decisiva para o hospital. Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS)

Negociação transformadora Gestão de Pessoas NOVO PARADIGMA O novo posicionamento se apóia em dois pilares: A transformação do antigo RH... ... em núcleo de gestão de pessoas e ... organização do comitê de gestão de pessoas. Do ponto de vista operacional, o modelo se apóia... ... trabalho em equipes estáveis ... com planejamento e avaliação participativos ... baseados em indicadores. Corporações Negociação transformadora Modernização Estabelecidas Culturas

Gestão de Pessoas NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS Passa a ser parte do staff; A área ligada diretamente à direção geral do hospital, permite cumprir seu papel estratégico; É muito difícil criar uma nova diretoria nos hospitais.

Gestão de Pessoas NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS O núcleo é estruturado a partir da constituição de 04 unidades; Recrutamento e seleção; Remuneração, benefícios e controle; Capacitação, desenvolvimento e avaliação; Atenção ao profissional.

Gestão de Pessoas NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS O núcleo de gestão de pessoas terá condições de adotar características dinâmicas e proativas chamadas transversais... ... constituir vínculos ... mecanismos de interação e... ... contato permanente com todas as áreas do hospital com foco no atendimento ao profissional.

Gestão de Pessoas NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS Foco no atendimento ao profissional Desenvolvimento profissional das pessoas e equipes Estrutura humanizada Atitude de pertencer à organização

X Gestão de Pessoas NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS Gerenciamento de prontuários de funcionários X Gerenciamento por indicadores Informatização Controle de faltas Férias

Gestão de Pessoas COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS A formação do comitê de gestão de pessoas... ... órgão participativo, com profissionais de todas as áreas do hospital... ... e que dará suporte e legitimidade para a transformação modernizadora.

Gestão de Pessoas COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS É um espaço de negociação, formação de consenso e... ... intercâmbio estrutural entre os diversos setores e níveis do hospital e... ... entre o núcleo de gestão de pessoas e a totalidade da organização.

Gestão de Pessoas COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS É composto por representantes de todos os setores do hospital juntamente com o núcleo de gestão de pessoas. Tem caráter consultivo e deve ser ouvido em todas as questões de planejamento, avaliação e definição de ações da área.

Gestão de Pessoas COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS Deve se caracterizar como uma instância de colaboração e motivação... ... e não como um órgão reivindicatório. Sua criação permite efetivar de modo mais rápido e eficaz as transformações necessárias na cultura, nos hábitos e nas tradições estabelecidas na área hospitalar.

Gestão de Pessoas COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS Direção Geral Núcleo de Gestão de Pessoas Comitê de Gestão de Pessoas Recrutamento e Seleção Remuneração, Benefícios e Controle Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação Atenção ao Profissional (DIRETORIAS) COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS Deve ter condições de trazer para a mesma mesa as demandas, questões, peculiaridades e necessidades de todos os setores do hospital. Os seus componentes levam a seus segmentos as diretrizes, as ações e o posicionamento proativo do núcleo de gestão de pessoas.