Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses Gestão de Tecnologia e Inovação Antônio V. Mañas
Perguntas Quais os tipos de habilidades que são importantes no nível gerencial? Como elas poderiam ser agrupadas? Qual é o grau de importância de cada grupo conforme se avança na hierarquia das empresas?
Gestor Características do Trabalho Trabalho em ritmo intenso Variedade Agir sobre pressão Contatos informais e comunicação oral para as informações que necessita Grande número de relações horizontais inclusive no ambiente externo
Gestor Conteúdo do Trabalho Interpessoais Representante da Organização Clima Organizacional – relacionamento com seus subordinados Contatos Externos
Gestor Conteúdo do Trabalho Informação Obtenção de informações da Organização Disseminador Interno Porta-Voz: disseminador externo
Gestor Conteúdo do Trabalho Tomada de Decisão Empreendedor: promove mudanças controladas, inicia novos projetos Solucionador de Conflitos Alocador de Recursos Negociador
Gestor Segundo Katz(1986) Administração bem sucedida Dirige as atividades de outras pessoas Assume a responsabilidade de atingir determinados objetivos por meio da soma de esforços. Administração bem sucedida Habilidade Técnica Habilidade Humana Habilidade conceitual
Gestor Habilidade Técnica Compreensão e proficiência num determinado tipo de atividade Métodos Processos e Procedimentos Técnicas Conhecimento especializado, capacidade de análise, facilidade no uso de instrumentos e técnicas dentro da área.
Gestor Habilidade Humana Trabalhar de maneira eficaz como integrante de um grupo Desenvolver esforço conjunto com os demais componentes da equipe que dirige Habilidade de trabalhar com os outros Reconhece a percepção dos superiores, parceiros e subordinados e no modo que se comporta posteriormente.
Gestor Habilidade Humana Consciência das atitudes, opiniões, convicções e limitações Habilidade em comunicar aos demais dentro do modo de pensar dos outros, aquilo que pretende dizer com seu próprio modo de agir Criar ambiente agradável e de segurança onde as pessoas possam se expressar sem receio e sejam incentivados a participar Não deve ser ocasional
Gestor Habilidade Conceitual Considerar a empresa como um todo O êxito de qualquer decisão passa a depender da habilidade conceitual das pessoas que tomam a decisão e das pessoas que a implementam Ingrediente unificador e coordenador do processo administrativo
Importância das Habilidades Habilitação: capacidade de transformar conhecimentos em ações, deve permitir que se faça distinção entre três aptidões distintas: Executar qualquer atividade técnica Compreender e motivar pessoas e grupos Coordenar e integrar todas as atitudes e interesses da organização na direção de objetivos comuns
Importância das Habilidades Níveis inferiores Habilidade Técnica A medida que o gestor passa a ocupar níveis hierárquicos mais altos, a necessidade técnica vai decrescendo de importância. No topo da administração, a habilidade técnica pode ser quase inexistente
Importância das Habilidades Em qualquer nível Habilidade Humana Fundamental no nível de supervisor, cuja função é a de conseguir a colaboração do pessoal em seu grupo Nível médio: se preocupa primordialmente em facilitar a comunicação dentro da empresa Alta administração: autocrítica e sensibilidade no relacionamento humano
Importância das Habilidades Níveis Superiores Habilidade Conceitual Se torna cada vez mais importante em cargos administrativos de maior responsabilidade
Importância das Habilidades CONCEITUAL HUMANA TÉCNICA
Resumindo A empresa é um organismo vivo. Vivo porque é composto por pessoas as quais utilizam outros recursos para atingir objetivos predeterminados. A capacidade de mudar suas relações com o ambiente é que cria na empresa a sua vocação de competitividade. Os indivíduos enquanto parte de uma organização não podem se dar ao luxo de parar.
Resumindo De forma que quanto maior a capacidade do indivíduo de se posicionar para mudanças, desde a sua concepção, até a sua implantação e implicações dentro de uma empresa maior será a sua chance de atingir níveis hierárquicos maiores. E as mudanças?
Resumindo A preparação para mudanças requer: Análise do contexto onde a empresa está inserida Avaliação estrutural da empresa Dimensionamento dos sistemas de informações e conhecimento da empresa Visão compreensiva da mudança por todos os componentes da empresa.