Aula 1 Competências Profissionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CAPITAL INTELECTUAL Thomas Stewart
Advertisements

O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Matemática para todos Educação Básica
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
POR QUE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ?
Disciplina: TGA Professora: Ms
Gestão do Capital Humano no Banco do Brasil
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 2
- Um novo tempo de Competitividade -
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Professora Andréia Oliveira Vicente
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Profissional de GC / Função de GC
Gestão das Organizações
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
ILDH – Coaching Individual e Grupal
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Instituição de Ensino São Francisco
Gabriel Bastos Machado
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Mercado de Trabalho.
Processos Administrativos Aula 1
Estratégia de Operações
Discussão e aprofundamento dos temas abordados aula 2 e Exercícios.
Comportamento Organizacional Introdução
Uma onda de reorganizações
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Como Administrar na Sociedade Moderna
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL ATUAL Esclarecendo um pouco mais...
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Aula 1 Competências Profissionais Professor; Leandro Laranjeira Rodrigues

A evolução do Mercado de Trabalho. Pré História ( Como era antigamente) Grécia Antiga – Não havia senso de comunidade, trabalho baseado no $. Idade Média – Senhor Feudal x Camponês. Artesanato – Primeira forma de produção;Fim da idade média – Produção independente do Artesão – Ampliação do consumo eleva o volume da produção e a produção industrial.

A evolução do Mercado de Trabalho. Revolução Industrial - Passagem da manufatura para industria mecânica – Introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta produção. Revolução Industrial – Modelo Mecanicista ( Rotina de Trabalho) Revolução Industrial – Modelo Clássico, para apertar parafuso não precisa pensar.

Atualmente..... Final do Século XX: -Mudança na Gestão de Pessoas -Empregabilidade - Estrutura e gestão mais flexíveis e participativas.

As Transformações das Empresas RH – Gestor Estratégico = Setor /Vantagem Competitiva Trabalho em Equipes. Pró-Atividade Funcionário 24 / 7 (24 horas,7dias por semana) Ex; Celular. Ações Empreendedoras.

As mudanças no Mundo. Nós estamos aqui ! 1960 ........Era da Informação .........Era da? Exemplo; Choque de gerações. X,Y Z

As Diferenças... As pessoas são diferentes, os profissionais cada vez mais parecidos, o que vai fazer a diferença? CHA DE COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS /HABILIDADES / ATITUDE

Professor; Leandro Laranjeira Rodrigues AULA 2 Professor; Leandro Laranjeira Rodrigues

O FUTURO PROFISSIONAL Conhecimentos Atitudes Habilidades Competências

O Mundo procura novos talentos.

O que são as Competências. C.H.A. Competência – Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada função na busca de resultados concretos. Competência pressupõe: - operações mentais; - capacidade para usar habilidades; - emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas;

Como se definem Competências Habilidades ? É a prática de determinadas habilidades que constrói a competência . Abriga três dimensões:

O conhecimento é o saber O conhecimento é o saber. Envolve a educação formal, saber o que, saber o porquê, saber para que e a capacidade de aprender; A habilidade é o saber-fazer. São as experiências, o saber como, as técnicas, o conhecimento tácito e o modelo mental; A atitude é o saber ser. Ou seja, ter determinação,responsabilidade,comprometimento, motivação e iniciativa.

Conhecimento – informação adquirida através de estudos ou pela experiência que uma pessoa utiliza. “Saber” Habilidade – é a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões exigidos pela organização. “Saber fazer” Atitude – comportamento manifesto que envolve habilidade e traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação. “Querer fazer

C H A Competência Competência Técnica Comportamental Conhecimento Habilidade QUERER FAZER Atitude SABER TÉCNICA SABER FAZER

C H A Competência Competência Comportamental Técnica Conhecimento Habilidade QUERER FAZER Atitude SABER TÉCNICA SABER FAZER Idiomas Normas Técnicas Informática Ferramentas Cálculos Matemáticos ... Iniciativa Criatividade Flexibilidade Comunicação Foco no Cliente Foco em Resultado ...

Diferenciando Competência X Habilidade Competência: “Resolver problemas” Habilidades: Saber ler Saber calcular Saber interpretar dados Tomar decisões Registrar por escrito

Tipos de Competências; Competências Organizacionais. Competências Funcionais. Competências Individuais. Competências Duráveis.

Competências Organizacionais. Fator de Qualificação – Competência Básica; - São atributos indispensáveis para a empresa administrar com eficácia o seu negócio. Fator Diferenciação – Competências Essenciais; - Tem valor percebido pelo cliente - Contribuem para a diferenciação entre concorrentes - Aumentam a capacidade de expansão.

Competências Funcionais: Conjunto de conhecimentos e habilidades que permite a execução das atribuições e funções alinhadas ás competências organizacionais (básicas e essenciais) e aos objetivos estratégicos da organização.

Competências Individuais. Representadas pelo conjunto de conhecimentos,habilidades e atitudes que cada pessoa mobiliza ao executar uma atividade.

Competências Duráveis. Atitudes,posturas e tudo que não vai se tornar obsoletos por causa da tecnologia.(Oscar Montoura) A única saída para as empresas em época que a rapidez da tecnologia acaba com os conhecimentos específicos é investir nas competências duráveis de seu pessoal.

Competências Cognitivas Aprender a pensar Resolução de problemas Criatividade Aprender a aprender

Competências Cognitivas Aprender a pensar:Desenvolver o espírito de indagação e raciocínio; discriminar mensagens e afirmação Resolução de problemas:Habilidade para resolver problemas através do conhecimento a cerca dele. Criatividade: Produção freqüente de novos produtos ou serviços que se manifestem de forma diferente. Aprender a aprender: Auto-aprendizagem e educação permanente.

Exemplos de Competências Avon: -Essenciais -confiança na relação de vendas; força de vendas. -Individuais – Capacidade de decodificar estilo de vida e necessidade das consumidoras. Brahma: -Essenciais - disponibilidade do produto;distribuição - Individuais – Possuir inteligência de mercado,foco nos clientes e consumidores.

Competências valorizadas no Mercado Flexibilidade Adaptabilidade Trabalho em equipe Criatividade Iniciativa Liderança Postura Empreendedora Domínio das novas tecnologias Capacidade para resolver problemas.

Exercício; Dissertação – Mínimo 20 linhas ! Tema 1 - ´´ As empresas já aprenderam a cuidar de suas máquinas, poucas descobriram como cuidar dos seus homens´´ Tema 2 – No ambiente mercadológico globalizado o colaborador pode ser uma vantagem competitiva?

Discussão e aprofundamento dos temas abordados aula 2 e Exercícios.

Exercício; Dissertação – Mínimo 20 linhas ! Tema 1 - ´´ As empresas já aprenderam a cuidar de suas máquinas, poucas descobriram como cuidar dos seus homens´´ Tema 2 – No ambiente mercadológico globalizado o colaborador pode ser uma vantagem competitiva?

Tema 1 Maquinas X Pessoas As maquinas ficam obsoletas e se depreciam com o tempo. Os homens tem a capacidade de evoluir, inovar, empreender.

FOCO EM RECURSOS MATERIAIS: ativos tangíveis que se depreciam Eniac

Tema 2 Cap.Humano Vantagem Competitiva A globalização e concorrência cada vez mais desleal são fatores que afetam diretamente a empresa. A diminuição do impacto desses fatores e a capacidade inovar e oferecer novos produtos e tornando a concorrência irrelevante pode ser atribuído ao Capital Humano.

PESSOAS SÃO INTELIGENTES: ativos intangíveis que podem ser eternos

Capital Intelectual e Vantagem Competitiva. Leitura Texto 1 Capital Intelectual e Vantagem Competitiva.

Capital Estrutural. É tudo aquilo que permite que o capital humano crie valor para a empresa. As empresas possuem processos para o gerenciamento do capital estrutural. Exemplos: Infra-estrutura Tecnologias Sistemas Procedimentos

Capital Humano É a parte mais importante da empresa e é desconhecida É o motor de geração de valor para os demais ativos da empresa. Caso esse motor esteja fraco ou mal direcionado, a empresa perde a competitividade e espaço no mercado. É um ativo INTANGÍVEL. Por isso as empresas tem que criar maneiras de reter esses talentos.

Valor de Mercado da Empresa A metáfora do iceberg Capital Financeiro Capital Intelectual Valor de Mercado da Empresa