Por que Planejar ? Avaliar Perspectivas Agir sobre o Mercado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Comunicação Integrada de Marketing
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Administração Estratégica
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Financeira III
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Análise do Meio Ambiente
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento Estratégico
Etapas do Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Planejamento de estratégias:
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Planejamento Estratégico
Planejamento Organizacional Integrado
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Planejamento Estratégico de MKT
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Plano de negócio.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Planejamento de Comunicação
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Princípios de gestão da qualidade
Gestão Estratégica de Negócios
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Prof. Ms. Rogério Morgado Marketing Turístico 2 Material de Referência 1°. Sem I Jan/08.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
CONTROLLER: Características
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Por que Planejar ? Avaliar Perspectivas Agir sobre o Mercado Priorizar Sistemas de Informação Antecipar-se à situações desfavoráveis Criar Participação de Mercado Criar um Modelo Funcional do Negócio

Plano Estratégico “B” Futuro “A” Presente Trajetória A melhor maneira “É um conjunto coerente de grandes prioridades e decisões que orienta o gerenciamento do presente e a construção do futuro da empresa num horizonte de longo prazo e sob condições de incerteza.” Aonde e quando pretendemos chegar ? “B” Futuro Trajetória A melhor maneira de evoluir de “A” para “B” Onde Estamos ? “A” Presente

Condições para a Formulação de um Plano Estratégico Compromisso absoluto e irrestrito da alta gestão. Formação de um Grupo Executivo para a elaboração da estrutura. Definição da extensão do calendário estratégico. Comunicação ao público interno sobre a implantação do planejamento estratégico.

Planejamento Estratégico O Planejamento Estratégico busca responder a três perguntas básicas: Qual é o negócio em que estamos agora ? 2. O que está acontecendo no Ambiente ? 3. O que o Negócio deveria estar fazendo ?

MISSÃO Declaração de propósitos ampla e duradoura que identifica e distingue a organização Três atributos essenciais : CONCISÃO CLAREZA CREDIBILIDADE A Missão Define : A RAZÃO DE SER DA EMPRESA SEU MERCADO ALVO SEU NEGÓCIO OU LINHAS DE PRODUTOS / SERVIÇOS CONDIÇÕES DE DESEMPENHO ESSENCIAIS

VISÃO DE FUTURO VALORES A Visão de Futuro é a descrição (ou imagem) da situação desejada para a empresa em um determinado ano horizonte. É um “sonho bom”, difícil, porém alcançável no futuro. VALORES São idéias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência.

MISSÃO Ser a melhor opção em comunicação com mobilidade. VISÃO DE FUTURO Ser a empresa líder e inovadora em soluções móveis de comunicação, informação e entretenimento. Comprometida na geração de valor aos clientes, colaboradores, acionistas e comunidade. VALORES Ética: Respeitar os princípios, as políticas e os procedimentos definidos pela empresa e regulamentados pela lei e pela sociedade, trabalhando com honestidade, profissionalismo e transparência.  Comprometimento: Operar de forma planejada e integrada, apoiada numa visão sistêmica, estimulando o trabalho em equipe, promovendo o compartilhamento de responsabilidades e assegurando o alcance dos objetivos de rentabilidade e sustentabilidade da liderança.  Inovação: Estimular a criatividade, liderando o uso de tecnologias de ponta a serviço dos clientes, implantando soluções diferenciadas, antecipando-se no lançamento de produtos e serviços, assegurando a competitividade.  Compromisso com o Cliente: Identificar e satisfazer as necessidades presentes e futuras dos clientes, oferecendo produtos e serviços que superem as expectativas, com alto padrão de qualidade e atendimento, prometendo responsavelmente o que estamos em condições de cumprir.  Humanização: Estimular o contínuo crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, trabalhando com entusiasmo, paixão e alegria, praticando a justiça, construindo e mantendo relações de confiança, de lealdade e transparência com os clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e o mercado.  Responsabilidade Social: Contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentado da sociedade, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.

Missão, Visão & Valores MISSÃO Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas. VISÃO Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores. VALORES Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética. Nossa comunicação deve ser clara e precisa. Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado. Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

O PROCESSO DE MARKETING O plano estratégico define a missão e os objetivos gerais da empresa; Dentro de cada unidade de negócio o marketing ajuda a realizar os objetivos estratégicos gerais; O processo de marketing consiste em: analisar as oportunidades de marketing; selecionar os consumidores-alvo; desenvolver o mix (composto) de marketing; administrar o esforço de marketing.

O PROCESSO DE MARKETING Ambiente tecnológico natural Ambiente demográfico econômico Canais de marketing Planejamento de marketing Análise de marketing Produto Públicos Consumidores-alvo Preço Praça Fornecedores Promoção Implementação do marketing Controle de marketing Concorrentes Ambiente político-legal Ambiente sócio-cultural

DESENVOLVENDO O MIX DE MARKETING: PRODUTO Variedade de produtos, Qualidade, Design, Características, Nome da marca, Embalagem, Tamanhos Serviços e Garantias PROMOÇÃO Propaganda Venda pessoal Promoção de vendas Relações públicas PREÇO Lista de preços Descontos Subsídios Período para pagamento Condições de crédito Consumidores-alvo Posicionamento pretendido PRAÇA Canais, Cobertura, Sortimentos, Localização, Estoque, Transporte e Logística

Planejamento Estratégico - Implementação e Controle ANÁLISE Medida dos resultados Diagnóstico dos resultados Ações corretivas Planejamento corporativo Planejamento divisional Planejamento do negócio Planejamento do produto Organização Implementação

ORGANIZAÇÃO DE MARKETING O ciclo de planejamento em marketing: O bom planejamento: diferença entre o fracasso e o sucesso; Processo decisório baseado nas seguintes respostas: Quem são os Clientes em potencial? Qual o segmento de mercado que interessa? Qual a necessidade e desejo desse segmento? Onde esses Clientes encontrarão o meu produto ou serviço? O que será comunicado na propaganda para esses Clientes? Onde será veiculada essa propaganda? Quanto esse segmento pode pagar pelo produto ou serviço? A missão da empresa potencializa o comprometimento a longo prazo; Ex: Missão da Localiza: “encantar Clientes em aluguel de carros buscando a excelência”.

quantidade de itens que se deseja vender (Ex: mensal); Não econômicos: Estabelecer objetivos congruentes com a missão (depende das condições internas do negócio e do mercado em questão); Econômicos: lucro desejado; quantidade de itens que se deseja vender (Ex: mensal); Não econômicos: obter equipe de vendas altamente motivada; aumentar fidelidade dos clientes; Defensivos: aumentar o capital gerado com o negócio; expandir a participação no mercado. O ciclo de planejamento inclui: análise de potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças (PFOA) plano de marketing; implantação e controle.

ANÁLISE MERCADOLÓGICA Mercados e ambientes de marketing: identificar mercados atraentes e evitar ameaças ambientais; Identificar forças e fraquezas, ações de mercado atuais e potenciais, para determinar que oportunidades devem ser perseguidas; Fornecer informações e outros subsídios às outras funções de administração de marketing. PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO Possibilita a empresa decidir o que fazer com cada unidade de negócio (qual estratégia de marketing deve ser usada para atingir os objetivos estratégicos gerais); Um plano detalhado para cada negócio, produto ou marca;

CONTEÚDO DE UM PLANO DE MARKETING: Resumo executivo: breve visão do plano proposto para ser examinado rapidamente pela administração; Situação atual do Marketing: dados relevantes de background (cenário, prática, experiência etc.) sobre o mercado, produto, concorrência e distribuição; Análise das ameaças e oportunidades: identifica as principais ameaças e oportunidades que podem causar impacto no produto; Objetivos e aspectos específicos: define os objetivos da empresa para o produto nas áreas de venda, de mercado e de lucro, além das questões que afetarão esses objetivos;

CONTEÚDO DE UM PLANO DE MARKETING (continuação) Estratégia de marketing: apresenta ampla abordagem de marketing a ser usada para que os objetivos do plano serem atingidos; Programas de ação: especifica o que será feito, quem fará, quando será feito e quanto custará; Orçamento: uma projeção de lucros e perdas que prevê os resultados financeiros esperados; Controles: indica como o acompanhamento do plano será monitorado.

IMPLEMENTAÇÃO MERCADOLÓGICA Processo que transforma as estratégias e os planos de marketing em ações de marketing para que os objetivos estratégicos sejam atingidos. Enquanto o plano diz respeito ao o quê e o por quê das atividades de marketing, a implementação diz respeito ao quem, onde, quando e como. Todos os níveis do sistema de marketing trabalham em conjunto para implementar planos e estratégias. A implementação depende de vários elementos-chave: programa de ação; estrutura organizacional; sistemas de decisão e recompensa da empresa; recursos humanos; cultura empresarial. Marcelo M Souza

CONTROLE MERCADOLÓGICO: Avaliar os resultados das estratégias e dos planos de marketing, além de desenvolver uma ação corretiva para assegurar que os objetivos sejam alcançados. Medir o desempenho Avaliar o desempenho Desenvolver ação corretiva Estabelecer metas O que queremos alcançar? O que está acontecendo? Por que está acontecendo? O que devemos fazer sobre isso? Processo de controle Controle operacional e controle estratégico. Auditoria de marketing (exame sistemático, abrangente e periódico de todo o processo para identificar problemas e oportunidades).