Gerenciando o marketing

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Transcrição da apresentação:

Gerenciando o marketing Empreendedorismo – Idalberto Chiavenato cap 11

Marketing Está voltado completamente para o mercado e para o cliente. Função = fazer com que os produtos/ serviços da empresa cheguem da melhor forma possível ao consumidor final É o conjunto de ações destinada a criar produtos e serviços e colocá-los à disposição do mercado no local, tempo e volume adequados.

4 P’s Produto Promoção Preço Place – distribuição/ localização

Produto/ serviço Variedade e mercadoria Seleção de produtos Serviços a oferecer Desenho da loja atmosfera Local / distribuição Localização da loja Localização da marca Entrega Canais de suprimento

Promoção Propaganda Grau de venda pessoal Publicidade Promoção de vendas Preço Níveis de preço Planos de crediário oferecidos Cartões de crédito aceitos Markdown dos itens de vendas

CONSUMIDOR Localização Preço Produto Promoção

Composto mercadológico Produto/serviço – criação, desenvolvimento, adequação Marca- identificação, caracterização do produto Embalagem – criação, desenvolvimento, armazenamento, transporte Preço – de acordo com o mercado, concorrente

Pesquisa de mercado – consumidor e concorrência Propaganda – divulgação Venda Promoção Distribuição Atendimento ao cliente

No contexto do empreendedorismo Criar, inovar para ser ímpar, garantir o sucesso do empreendimento. Atendimento ao cliente Satisfação do cliente Qualidade Preço Imagem Disponibilidade no mercado Durabilidade Facilidade e uso

Pós-venda Comunicação com o cliente Marca Diferencial em relação aos concorrentes Clareza e seriedade nas negociações Responsabilidade social da empresa Ética profissional

Cadeia de clientes Fornecedores Clientes internos Clientes externos

Quem é o meu cliente? Com base no consumidor temos o marketing industrial e o de consumo. Ex. prensas tornos mecânicos matérias-primas roupas serviços bancários cinema alimentos

O processo dinâmico de vendas 1- pesquisa de mercado consumidor 2- propaganda 3- venda – a)pessoal b) impessoal c)virtual 4- promoção de vendas

5- Canais de distribuição Produtor consumidor Produtor – representante – consumidor Produtor-represent.- atacadista- consum. Produtor- represe. – atacad. Varejista- consumidor A escolha do canal será determinada pelo preço do produto.

6- Merchandising – todos os aspectos relacionados com a apresentação do produto: características, tamanho,nome marca, embalagem, etc 7- Pós venda – pode receber vários nomes: Assistência técnica Atendimento ao consumidor Atendimento ao cliente, etc

Fase onde se objetiva monitorar o cliente e sua apreciação do produto. Nesta fase procura-se identificar falhas no processo e saná-las.