Belém, 20/06/2005 Dra. Letícia Sampaio Suñé O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Comissão Técnica de Avaliação Institucional -

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Belém, 20/06/2005 Dra. Letícia Sampaio Suñé O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Comissão Técnica de Avaliação Institucional - Inep Professora Titular - UFBA

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - É um instrumento político, teórico e metodológico que norteará as ações educacionais da IES para consecução de sua missão e dos seus objetivos. - É o documento central da ação institucional e educativa. - Expressão da vontade explícita e compartilhada da instituição educativa, visando atingir determinados fins.

OBJETIVOS DO PPI -Propiciar a qualidade das atividades acadêmicas nas dimensões formal (ou técnica) e política visando o bom desenvolvimento do educando, o preparo para a cidadania e a qualificação para o trabalho. -Construir a identidade da IES. -Projetar o fazer acadêmico da IES em atenção às orientações provenientes do poder central e da legislação.

Como operacionalizar ? Missão Vocação Objetivos Princípios Diretrizes PPI Documento central que estabelece as políticas para o fazer acadêmico fiel à filosofia institucional Como construir o arcabouço institucional a partir das afirmações de intencionalidade? PROPÓSITOS INSTITUCIONAIS Instrumento de alavancagem institucional, norteado pelas políticas estabelecidas no PPI, utilizando como referências o diagnóstico situacional e a visão de futuro da IES. PDI É contextualizado no PPI porque o planejamento institucional deve estabelecer ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI. ARTICULAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO

O projeto pedagógico é mais do que uma formalidade institucional: é uma reflexão sobre a educação superior, sobre o ensino, a pesquisa e a extensão, a produção e a socialização dos conhecimentos, sobre o aluno e o professor e a prática pedagógica que se realiza na universidade. Ilma P. Veiga, 2004

Um bom Projeto Pedagógico Institucional deverá estabelecer a missão, a vocação, os objetivos, os princípios e as diretrizes de uma instituição educacional de ensino superior; revelar as características da instituição, de tal sorte que se torne em instrumento permanente de recorrência da instituição educacional. Nele não cabem adereços; ser um documento substantivo que delineie os caminhos da instituição educacional; ter caráter permanente, duradouro. Deverá ser, assim, o credo da instituição educacional. Não pode e não deve ser substituído a cada momento. (Edson Franco, “Na Busca da Identidade do Ensino Superior Particular”).

Dimensões do Projeto Pedagógico Institucional - PPI ESTADOSOCIEDADEINSTITUIÇÃO Políticas Públicas Sociais Demandas/ Necessidades Filosofia, história, inserção, características, perfil, missão

ENSINO E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PESQUISAEXTENSÃO CONCEPÇÃO FINALIDADES DA EDUCAÇÃO RELAÇÃO COM A SOCIEDADE

Estruturação do PPI com base nas práticas significativas e inovadoras das unidades acadêmico-administrativas das IES, identificando e equacionando as potencialidades. INSTITUTOS FACULDADES DEPARTAMENTOS

Níveis de articulação que devem ser considerados na construção de projetos pedagógicos inovadores: A situação real e a desejada, reduzindo a distância entre o discurso e a prática Os diversos atos operacionais e administrativos, conceituais e pedagógicos O projeto pedagógico institucional e os projetos pedagógicos dos cursos

PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A FORMULAÇÃO DO PPI (1)Nasce dentro da instituição educativa (2)É concebido e executado coletivamente. (3)Deve ser concebido a partir de uma reflexão e análise da missão, dos princípios, dos valores que a comunidade interna professa, do meio sócio-geo- econômico e político em que a instituição se insere e tendo em conta as suas potencialidades, sua trajetória, experiências e tradição.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PPI Missão A missão da universidade brasileira, seja ela estatal ou não estatal, deve dizer o que ela faz, para quem faz e em que medida ela é exclusiva nesse fazer. Dentro da missão devem ser estabelecidos os propósitos da IES. A vocação (viés do fazer) pode estar embutida na missão ou ser declarada separadamente. A consistência institucional é verificada quando as políticas e diretrizes para o fazer acadêmico guardam estreita coerência com a missão institucional.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PPI OBJETIVOS Objetivo (geral): é o alvo ou situação que se pretende atingir. Aqui se determina para onde a instituição deve dirigir seus esforços. Objetivo funcional (específico): é o objetivo intermediário, relacionado às áreas funcionais, que deve ser atingido com a finalidade de alcançar os objetivos da instituição..

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PPI POLÍTICAS E DIRETRIZES GERAIS Política: é a definição dos níveis de delegação, faixas de valores e/ou quantidades limites e de abrangência das estratégias e ações para a consecução dos objetivos. A política fornece parâmetros ou orientações para a tomada de decisões. Corresponde a toda base de sustentação para o planejamento estratégico. Normalmente, são estabelecidas por área funcional (e/ou atividade fim) da organização (ensino, pesquisa, extensão, gestão, avaliação), embora se ressalte que a política é um parâmetro ou orientação para a tomada de decisões pela organização como um todo. Diretrizes: é o conjunto estruturado e interativo dos objetivos, estratégias e políticas da organização.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PPI DIRETRIZES PARA O ENSINO Organização Didático-Pedagógica Perfil do Egresso Princípios metodológicos Processos de avaliação Práticas pedagógicas inovadoras Políticas de estágio, prática profissional e atividades complementares Políticas e práticas de EAD Políticas de educação inclusiva Articulação entre ensino, pesquisa e extensão

PPI ESTABELECE Missão Objetivos Políticas e Diretrizes PDI PLANEJA O CUMPRIMENTO POR MEIO DE: Estratégias e metas que devem ser implementadas por meio de Programas, Projetos e Planos de Ação

PROJETOS, PROGRAMAS E PLANOS DE AÇÃO Projetos: são trabalhos a serem feitos com responsabilidade de execução, resultados esperados com quantificação de benefícios e prazos para a execução preestabelecidos, considerando os recursos humanos, financeiros, materiais e de equipamentos, bem como as áreas envolvidas necessárias a seu desenvolvimento. Programas: são os conjuntos de projetos homogêneos quanto o seu objetivo maior. Planos de ação: são os conjuntos das partes comuns dos diversos projetos quanto ao assunto que está sendo tratado.

EXEMPLOS VOLTADOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO: DESDOBRAMENTOS DAS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS NO ÂMBITO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI

EXEMPLOS DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS Políticas de Recursos Humanos: (1) Política de atenção aos estudantes: criar mecanismos, acessíveis a todos os alunos, visando aumentar a sua auto- estima e motiva-los nas atividades acadêmicas. (2) Política de capacitação docente: todos os docentes da instituição deverão ser beneficiados com algum tipo de ação de aperfeiçoamento ou formação no período de 10 anos

Objetivos geraisEstratégiasMetas 1. Fortalecer, nos estudantes sua auto- estima e o sentimento de pertença à instituição 1.1. Implantar um programa cultural e de intercâmbio acadêmico 1.2. Implantar serviço de acompanhamento psico- pedagógico ao discente 1.3. Premiação dos melhores trabalhos de IC Designar um grupo de trabalho responsável pela operacionalização do programa (dez-2005) Apresentação, pelo grupo, de proposta com programação e recursos necessários (fev-2006) Manifestação, pelos dirigentes, sobre a viabilidade de aporte dos recursos (mar-2006)

Objetivos geraisEstratégiasMetas 2. Criar um programa contínuo de formação e aperfeiçoamento docente 2.1. Implantar um programa de formação docente 2.2. Implantar um programa de acompanhamento pedagógico ao docente Estabelecer um plano de capacitação com critérios critérios claros (mar-2006) Estabelecer o alcance do plano ou seja, o número de docentes beneficiados em determinado período de tempo (mai-2006) Viabilizar fontes de suporte financeiro ao programa (jul-2005)

Referências utilizadas: Documento do Forgrad Documento de Conceituação do PPI, do PDI e do PPC, Comissão Técnica de Avaliação Institucional do Inep (2005). Ilma P. Alecastro Veiga, Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico, Papirus (2004). Édson Franco, Em Busca da Identidade no Ensino Superior Particular. Uma Experiência Pessoal, ABMES Editora (2004). Letícia S. Suñé, Princípios da Avaliação Institucional e do Planejamento Estratégico, material didático do curso “Gestão Escolar e Integração Escola-Empresa: Reflexões e Proposições em Direção à Qualidade” (2004).