Natureza da Pesquisa em Ensino de Física. Primeiro problema: o que se pesquisa? Segundo problema: como se pesquisa? Terceiro problema: para quê se pesquisa?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
QUAL O NAVEGADOR QUE POSSO UTILIZAR? NOVO SISTEMA ONLINE DO CEE/MT MOZILA FIREFOX Versão 3.5 ou superior Internet Explorer 7 ou superior Google Chrome.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Prof. Dr° Vagner Custódio
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Ensino tradicional.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Oficina Reações Químicas
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Natureza da Pesquisa em Ensino de Física

Primeiro problema: o que se pesquisa? Segundo problema: como se pesquisa? Terceiro problema: para quê se pesquisa?

De que trata? Qual a abordagem? Como está estruturado? Qual a natureza dos resultados? Outros elementos (se for o caso) Leitura inicial

Alberto Parâmetros para avaliar a produção literária em História e Filosofia da Ciência voltada para o ensino e divulgação das idéias da Física Daniel Os Princípios Fundamentais na Historia da Física Evelyn Educação em Física: Discutindo ciência, tecnologia e sociedade Helton Três versões do pragmatismo deweyano no Brasil dos anos cinqüenta Jessica O IMAGINÁRIO DE ESTUDANTES DE FÍSICA ANALISADO A PARTIR DO TESTE AT-9 Marcos Bonaldi A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA ESCOLA Mariana Ensinando a natureza estatística da segunda lei da termodinâmica no Ensino Médio Paulo Roberto Física Moderna no ensino médio e sua necessidade de sincronização Reinaldo Energia, um debate vital para o país Richard Física das Radiações: Interação da radiação com a matéria Rodrigo Currículo inovador para a formação de professores em ciências da natureza do ensino fundamental Sofia A abordagem histórica do experimento da dispersão da luz branca em livros didáticos Vera Uma proposta para o ensino da astronomia e astrofísica estelares no Ensino Médio Diurno

AndréA ficção científica de Julio Verne e o Ensino de Física AntonioTRIZ: Criatividade como uma ciência exata? BrunoControle remoto: Princípio de funcionamento Clistines Nós e os céus: um enfoque antropológico para o Ensino de Astronomia Fabiola Instrução pelos colegas e ensino sob medida: Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem de Física JaquelineA Física no contexto da Biologia Molecular Mário A Formação de Professores em Tecnologias: da inclusão digital à prática pedagógica Monalisa Aprendizagem científica informal no PIBID: Identificando e interpretando focos Samuel As questões de Física e o desempenho dos estudantes no ENEM Noturno

Abordagem/Enfoque ReflexõesProposiçãoAnáliseDiagnóstico Levantament o concepções, valores, representações comportament. raciocínios, Etc... curso, contexto, livros, materiais, artigos, software, Etc... (Estudo de caso) proposta + desenv.

I. Introdução II. Contexto III. Objetivos IV. Procedimentos/Estratégia V. Desenvolvimento VI. Resultados VII. Considerações/Conclusão Estrutura

A necessidade da formação continuada de professores na área de Ciências mostra-se premente num mundo onde as transformações, nos diversos setores da sociedade, são muito velozes. Contudo, muitos professores do ensino básico não têm como dar continuidade a essa formação em função das condições de trabalho, que os obriga a trabalhar dezenas de horas em sala de aula. A educação a distância está se configurando como uma alternativa para suprir a demanda por uma formação continuada de professores, já que “a formação contínua dos professores é uma das aplicações mais evidentes dos métodos de aprendizagem aberta a distância” (LEVY, 1999, p.71). Dentre os cenários, modelos e tecnologias da Educação a Distância, Struchiner e Giannella (2001) apontam, como tendência, os ambientes virtuais de aprendizagem, onde os recursos das tecnologias da informação e da comunicação potencializam a interatividade e a autonomia do aluno, não se restringindo à interação professor-aluno, mas ampliando a integração. Introdução Exercício – estruturação do texto

Este estudo tem como objetivo a análise de um curso a distância para a formação continuada de professores, viabilizado pelo InterAge e oferecido a várias regiões do país (ARAÚJ0, 2005). As questões de estudo que nortearam essa pesquisa procuraram caracterizar em que medida a realização das atividades do curso favoreceu a progressão do Conhecimento Profissional Docente O InterAge (REZENDE et al., 2003) é um ambiente virtual construtivista de aprendizagem, elaborado pelo NUTES/UFRJ, voltado para a formação continuada de professores de Física e Matemática. Em linhas gerais, a metodologia dos cursos a distância viabilizados pelo InterAge procura desenvolver o conhecimento profissional docente (PORLÁN e RIVERO, 1998) a partir de situações problema que são resolvidas na forma de planejamento de uma ou mais unidades de ensino, com o apoio de um banco de recursos pedagógicos e da interação on line com outros professores e tutores. Objetivo/Contexto

Os conteúdos dos planejamentos de aula, elaborados pelos professores ao final do curso, será analisado qualitativamente, buscando classificar as metodologias de ensino-aprendizagem propostas segundo as concepções apontadas por Porlán & Rivero (1998) sobre o conhecimento escolar. Espera-se que os participantes tenham iniciado a apropriação dos recursos pedagógicos presentes no InterAge. Espera-se que essa apropriação possa ser identificada através do contraste entre o conhecimento prático, que os participantes trazem de suas experiências como docentes ou discentes, e o conhecimento teórico, apresentado principalmente nos textos de apoio; Para coletar os dados necessários ao estudo foram utilizadas as ferramentas do próprio InterAge, accessíveis no modo do coordenador que, basicamente, armazena os dados pessoais, os planejamentos elaborados pelos cursistas, os dados de navegação dos participantes e apresenta estas informações em análises estatísticas A participação dos fóruns de discussão e a comunicação por foram analisadas quantitativamente. O conteúdo dessas mensagens será investigado por EGG (2005). A partir dos dados gravados no histórico de navegação, serão analisados quantitativamente os acessos ao ambiente, aos textos de apoio oferecidos, aos materiais educativos e aos links. Procedimentos/Estratégia

O curso teve duração de sete semanas e nele foi apresentada uma situação-problema da prática pedagógica do professor de Física (intitulada Métodos tradicionais de ensino e os conceitos de calor e temperatura) que teria que ser resolvida na forma de um planejamento de aula que incorporasse os recursos pedagógicos oferecidos. Desenvolveram as atividades desse curso a distância 31 professores de oito Estados brasileiros, sendo que todos os participantes inscritos no curso lecionam no ensino médio. Após o início do curso, 8 participantes nunca mais acessaram o InterAge; 18 participaram das atividades, mas não cumpriram todas as tarefas solicitadas; e apenas 5 concluíram todas as etapas do curso. As poucas justificativas dadas para o abandono incluíram a falta de tempo, a sobrecarga de trabalho de trabalho nas escolas e problemas técnicos com o computador. Os participantes concluintes foram bastante participativos ao longo de todo o curso. A média de envio de mensagens desse grupo foi igual a 13,2 mensagens, enquanto que a média dos não concluintes foi igual a 3,4. Observou-se que, apesar do curso ter como objeto de estudo uma única situação-problema, os textos de apoio relacionados às demais situações-problema presentes no InterAge despertaram o interesse da maioria dos participantes. Os planejamentos dos professores Márcio, Bruno e Oto (nomes fictícios) não apresentaram alterações significativas em suas concepções. Eles acessaram a menor quantidade de recursos pedagógicos do grupo de concluintes. Os professores Leo e Rafael apresentaram alterações significativas em suas concepções. Rafael apresenta coerência em seu planejamento, com concepções ligadas ao ensino tradicional nas duas primeiras versões de planejamento, que evoluem para concepções tecnicistas. As versões de Leo, por sua vez, apresentam concepções incoerentes entre si. Desenvolvimento/Dados/Resultados

Considerando as análises realizadas, aparentemente, a progressão do conhecimento profissional docente se relacionou mais á apropriação dos recursos pedagógicos do que à orientação dos tutores. No entanto, o número pequeno de concluintes pode comprometer qualquer generalização. Por outro lado, é a redução do número de participantes ao longo do processo aquilo que mais chamou a atenção.. Considerações/Conclusão