“O Acesso à Justiça como Direito: a ação do Serviço Social nos Núcleos de Prática Jurídica” Andréa Luiza Curralinho Braga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária em curso reconhecido pelo MEC; O profissional é denominado Assistente Social; A profissão.
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
POLÍTICA DE APOIO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Profª me Adriana Buytendorp Coordenadora da Coordenadoria De Políticas Para Educação Especial- COPESP/SUPED/SED.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Desenho teórico da pesquisa
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Transcrição da apresentação:

“O Acesso à Justiça como Direito: a ação do Serviço Social nos Núcleos de Prática Jurídica” Andréa Luiza Curralinho Braga

Abordagem geral: A presente pesquisa se caracteriza: Estudo, quanto à questão do acesso à justiça gratuita como direito da população; Análise da ação do Serviço Social nos Núcleos de Prática Jurídica - NPJs no contexto das instituições de ensino superior, públicas e privadas no município de Curitiba, Paraná; Explicitar sobre a articulação coletiva da categoria na Comissão Sociojurídica do CRESS-PR, pelo Grupo de Estudos das Assistentes Sociais dos Núcleos de Prática Jurídica – GEAS-NPJ.

Os Núcleos de Prática Jurídica se apresentam como espaços sócio-ocupacionais novos para o Serviço Social, há pouca produção científica sobre a atuação dos Assistentes Sociais nos NPJs; Necessidade de se ampliar a discussão não somente por assistentes sociais, mas juristas, outros profissionais que trabalhem com o acesso à justiça e com os usuários deste direito. A importância de se refletir sobre a atuação profissional e as articulações coletivas dos Assistentes Sociais no âmbito de atuação sociojurídica, seus limites e possibilidades de atuação. Relevância da Pesquisa:

Compreender como se dá o acesso à justiça gratuita em Curitiba - Paraná, destacando a atuação do Serviço Social nos Núcleos de Prática Jurídica das universidades públicas e privadas. Objetivo Geral da Pesquisa:

Objetivos Específicos da Pesquisa: Conhecer e apresentar processo de trabalho dos Assistentes Sociais nos Núcleos de Prática Jurídica no município de Curitiba, Paraná; Pesquisar espaços que atendam a demanda de acesso à justiça; Identificar como os assistentes sociais que atuam nos NPJs compreendem à assistência jurídica gratuita; Propalar o acesso à justiça gratuita em Curitiba.

Organização do Estudo: Primeira parte: Compreender o contexto dos direitos sociais e do acesso à justiça no Brasil contemporâneo, Construção histórica dos direitos sociais no Brasil, Políticas sociais no contexto capitalista, As políticas públicas e o acesso à justiça; Assistência jurídica gratuita como direito da população.

Algumas considerações da primeira parte: Direitos sociais no contexto capitalista e a contraposição da universalidade do acesso X definição de critérios de elegibilidade (cidadania regulada); Acesso à justiça gratuita garantido na Constituição Federal em seu Art. 5º como dever do Estado; Assistência Jurídica pelo Estado deverá ser realizado pelas Defensorias Públicas (não instituição da Defensoria no Paraná) e a assistência jurídica gratuita é regulada pela Lei 1060/1950; A diferenciação do acesso à justiça: no seu sentido amplo (sujeitos sociais e suas condições materiais e políticas para acessarem a justiça); e sentido restrito (acesso ao judiciário).

Algumas considerações da primeira parte: A Lei 1060/1950 do acesso a justiça gratuita expõe a terminologia de ‘necessitados’, na Constituição Federal há a terminologia de ‘concessão’ ao acesso a justiça aos ‘beneficiários’. Isto não se contrapõe com a conotação de direito legítimo de acesso à justiça da população? Na Lei 1060/1950 e Constituição Federal, usa-se o termo ‘hipossufientes’ para os que economicamente poderão acessar à justiça gratuita. Termo amplo e que abre-se para diversas interpretações. A importância de discutir como o Assistente Social intervêm em na complexidade que permeia a prática profissional e as questões relacionadas sobre o acesso à justiça e nas legislações específicas.

Segunda Parte: O Serviço Social no campo de atuação Sociojurídico e o acesso à justiça: Contextualização do trabalho do assistente social no campo Sociojurídico e sua relação com o projeto ético- político profissional; A inserção dos Assistentes Sociais nos Núcleos de Prática Jurídica; Cotidiano do Serviço Social nos Núcleos de Prática Jurídica.

Algumas considerações da segunda parte: 2º Encontro Nacional do Campo Sociojurídico: os Núcleos de Prática Jurídica, considerados como espaço de atuação sociojurídico. CFESS/Manifesta (2009) diretriz hegemônica da categoria profissional neste campo: ações que preconizam os princípios do projeto ético político profissional; direção guiada por leitura crítica da realidade; o assistente social exerce um importante trabalho na intermediação entre o sistema judiciário, o direito e seus usuários. Organização do GEAS-NPJ Grupo de Estudos das Assistentes Sociais dos Núcleos de Prática Jurídica como forma de organização coletiva da categoria profissional.

Algumas considerações da segunda parte: O trabalho no cotidiano profissional: -A importância em se valorizar a abordagem interdisciplinar; -Os NPJs são áreas de atuação sociojurídica, mas também se inscrevem no contexto da educação. -Atuação pautada na amplitude de conhecimento e conceber a sociedade em sua totalidade; -Ampliar a atuação a partir da complexidade das situações trazidas pelos usuários; -Democratização do acesso à justiça e garantia de direitos da população;

Terceiro capítulo: Compreendendo a ação do Serviço Social nos Núcleos de Prática Jurídica e sua relação com o acesso à justiça Apresentação da Metodologia de Pesquisa Científica Categorias: a) Instrumentalidade do Serviço Social, b) Serviço Social e Garantia de Direitos, c) Acesso à Justiça e Assistência Jurídica Gratuita.

Metodologia da Pesquisa. Método geral: crítico dialético de análise da realidade. Para a construção do estudo foi empregada a pesquisa qualitativa e a tipologia utilizada foi a análise de conteúdo, por valorizar as formas de expressão dos sujeitos investigados. Os dados foram coletados em entrevista semi- estruturada por questionários que traziam elementos de análise sobre o processo de prática profissional.

Metodologia da Pesquisa Questões norteadoras: a)Como as assistentes sociais compreendem a assistência jurídica gratuita enquanto direito? b)Quais as competências e atribuições, limites e possibilidades de atuação do assistente social neste campo? c) Que espaços de acesso à assistência jurídica gratuita podem ser identificados em Curitiba?

Entre os 06 Cursos em que há a inserção do Serviço Social, além do local em que a pesquisadora atua, foram encaminhados 05 questionários semi-estruturados, retornando 04 entrevistas pelas profissionais que atuam nos Cursos de Direito em instituições públicas e privadas de ensino superior no município de Curitiba, Paraná. Na realização da pesquisa é importante evidenciar que a pesquisadora, também se lança como parte integrante da investigação. Metodologia da Pesquisa

Categoria da Instrumentalidade Entende-se esta categoria pautada em GUERRA, como o determinado modo de ser que a profissão adquire dentro das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional. Identidade atribuída: assistente social realizar ‘critérios’ para o deferimento (ou não) da assistência jurídica gratuita. Identidade construída: se dá pela apreensão da realidade e o compromisso com o projeto ético-político da profissão (capacidade criativa e propositiva).

Categoria da Instrumentalidade Atribuições e competências: Dados da pesquisa:  Evidência de superação da atribuição institucional de análise socioeconômica, sendo identificado como possibilidade de atuação: o acolhimento com o usuário, rede social de atendimento, planejamento, projetos e estudos, pesquisas e formulação de materiais técnico operativos.  A pesquisadora também evidencia a partir de sua experiência a possibilidade de trabalho com demandas coletivas, ações em comunidades, práticas em projetos de extensão com a articulação de outros Cursos da Universidade como Arquitetura, Jornalismo, Psicologia.

Categoria da Instrumentalidade A instrumentalidade se apresenta em se (re) criar instrumentos para se produzir transformações na realidade social. Esta instrumentalidade se dá em um processo de construção permanente a fim de atingir a práxis.

Serviço Social e a Garantia de Direitos Compreender como o trabalho do Serviço Social vem contribuindo no acesso à justiça gratuita, os nexos existentes entre os fatores macro societários, determinantes dos atendimentos dos usuários, e as possibilidades de imprimir a práxis na defesa intransigente dos direitos sociais. Reflexão sobre as contradições colocadas no cotidiano profissional: universalidade de acesso X elegibilidade de parâmetros para a assistência jurídica gratuita. A prática profissional e institucional não e uma plataforma acabada. Importância de se problematizar a discussão, buscar alianças e concepções teóricas, se pautar em discussões coletivas.

Serviço Social e a Garantia de Direitos Possibilidades e limites na atuação dos NPJs evidenciados nas entrevistas: Possibilidades: ampliação de ações de cunho socioeducativo, através de conciliações, mediação, acordos extrajudiciais, potencializar o usuário para buscar a solução de seu litígio e o reconhecimento de seus direitos. Autonomia do profissional em deferir as condições básicas de seu trabalho. Reforça-se a possibilidade de se trabalhar para além do parâmetro do acesso à justiça gratuita, mas amplia-se a ação do Assistente Social nos NPJs a partir da complexidade das demandas apresentadas.

Acesso à Justiça e Assistência Jurídica Gratuita Quando indagado as profissionais, estas identificam a assistência jurídica gratuita como um direito; Quando falado no trabalho em rede de acesso à justiça gratuita em Curitiba, ocorreram concepções distintas e respostas diversas nas entrevistas realizadas. Apresenta-se limitação na articulação em rede. Sobre a compreensão que as profissionais evidenciaram sobre o acesso a justiça gratuita explicitam que é uma questão complexa, a necessidade de se ampliar e garantir o acesso, e que esta relaciona-se à ineficácia das políticas públicas.

Acesso à Justiça e Assistência Jurídica Gratuita Identificação dos Locais que realizam assistência jurídica gratuita em Curitiba: No Estado do Paraná, existe uma setorização da Secretaria de Justiça atendendo quantitativo limitado de ações. (Convênio com Fundação de Ação Social – FAS); Promotoria das Comunidades no Ministério Público, atende 08 comunidades de Curitiba; ONGs que realizam assessoria e assistência jurídica, justiça comunitária: IDDEHA, Terra de Direitos, Instituto Desembargador Alceu Machado, IDAM, entre outros.

Acesso à Justiça e Assistência Jurídica Gratuita Identificação dos Locais que realizam assistência jurídica gratuita em Curitiba: Núcleos de Prática Jurídica, constituídos nas instituições de Ensino Superior que tem o Curso de Direito: Curitiba: 15 Cursos de Direito – 06 há inserção do Serviço Social e 09 não há inserção. Nos que não há assistente social, existe convênio direto com a prefeitura de Curitiba, Conselhos Tutelares, CRAS, entre outros.

Considerações finais: O Serviço Social tem muito a contribuir na discussão do acesso à justiça, de pensá-lo no âmbito coletivo, evidenciá- la como política pública. A relevância da prática do Assistente Social, se pautar na perspectiva de atuação que tenha como diretriz a ampliação do acesso à justiça, a garantia e efetivação de direitos. A importância de evidenciar as demandas atendidas nas complexidades sociais que elas se apresentam, buscando imprimir a atitude investigativa na prática profissional.

Considerações finais: Como elemento essencial, o diálogo com os usuários, em um processo conjunto de troca e construção de saberes. Na atuação do Assistente Social na abordagem interdisciplinar, além de existir a relação direta no processo de formação do aluno de direito, extrapolar o conhecimento unidisciplinar. A prática profissional se amplia na troca de saberes e construção de alternativas para o desenvolvimento de ações nos NPJs. A relevância de discutir e ampliar discussão em torno da questão do acesso à justiça, bem como a complexidade das ações trabalhadas nos NPJs em articulação direta com instâncias coletivas, organização da categoria (como evidenciado) o espaço do GEAS, grupos progressistas, movimentos sociais.

Considerações finais: - A necessidade de estudo no ordenamento jurídico que identifique a demanda reprimida do acesso à justiça; - A importância em se ampliar a discussão da Lei 1060/1950 e da Constituição e de se pensar na assistência jurídica gratuita na coletividade e como política pública legítima, com definição mais clara dos conceitos; - Afirma-se que o foco dos Núcleos de Prática Jurídica é a formação acadêmica do aluno de Direito e que as ações desenvolvidas para o acesso a justiça são paliativas. -Evidencia-se a transferência das ações pelo Estado da questão do acesso à justiça para a esfera privada.

Como expressa IAMAMOTO: a importância de em nossos espaços socio-ocupacionais “tomarmos um banho de realidade brasileira” munindo-nos de dados, informações, indicadores que possibilitem identificar as expressões particulares da questão social e os processos sociais que a reproduzem”

A pesquisa, apresenta-se como introdutória, em um caminho de longa jornada de discussões, práticas, re(invenções) no caminho do conhecimento: “Por isto é que vou assim......não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar. Aprendi até aqui o que caminho me ensinou. A caminhar cantando como convém a mim e os que estão junto no meu caminho. Pois, agora percebo que não estou mais sozinho. (Thiago de Mello)