Administração de Empresas Equipe: Lorena Moraes Marcio Moraes Messias Silva Thiago Mendes Gestão pela Qualidade Total.

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Transcrição da apresentação:

Administração de Empresas Equipe: Lorena Moraes Marcio Moraes Messias Silva Thiago Mendes Gestão pela Qualidade Total

Figura 1 - Mudanças nos conceitos dominantes de qualidade em empresas japonesas líderes (SHIBA et alli, 1993:16)  A Gestão pela Qualidade Total (GQT) tem adequação às necessidades latentes dos clientes, o foco é a concepção de produtos ou serviços que venham satisfazer àquelas necessidades dos clientes as quais eles ainda não têm consciência plena. Qual o conceito que melhor define a abordagem em questão?

Qual o método de aplicação desta abordagem?  Os métodos de gestão da qualidade evoluíram no sentido de capacitar a organização para o mercado, procurando antecipar às necessidades dos clientes.  É importante antecipar que os métodos adequados a um conceito não necessariamente excluem os métodos dos demais.

Qual o método de aplicação desta abordagem? (cont.)  A evolução dos métodos da gestão da qualidade requer uma maior integração, tanto vertical (diretrizes) quanto horizontal (processos e atividades) da empresa. A Figura 3 representa essa necessidade correlacionado- a ao conceito da qualidade. Figura 3 – Integração vertical e horizontal relacionadas às sucessivas inovações na TQM (SHIBA et alli, 1993:21)

Qual o método de aplicação desta abordagem? (cont.)  Planejamento estratégico, estabelecimento de objetivos e mobilização da organização.

Qual o método de aplicação desta abordagem? (cont.) Em termos do subsistema sistema de gestão, existem quatro processos interagindo com sinergia entre si. São eles:  gestão pelas diretrizes,  gestão da rotina do trabalho do dia-a-dia, e  gestão por processos ou gestão interfuncional. Abrangem todos os níveis hierárquicos da organização (Estratégico, Tático e Operacional.

Qual o método de aplicação desta abordagem? (cont.) Indicadores de Desempenho (acompanhar a implementação das diretrizes. Uma das propostas mais difundidas é o Balanced Scorecard. O modelo tem quatro perspectivas diferentes:  A perspectiva dos clientes (tempo, qualidade, desempenho e serviço, e custo);  A perspectiva interna (os processos críticos para atingir satisfação dos clientes e produtividade);  A perspectiva da inovação (dos produtos e processos);  A perspectiva financeira (lucratividade, crescimento e valor para os acionistas). Figura 5 – As quatro perspectivas do Balanced Scorecard (KAPLAN & NORTON, 1992:72)

Quais os objetivos que se pretende alcançar, com vistas à elevação da competitividade organizacional?  Alcançar através da Gestão pela Qualidade Total a geração da vantagem competitiva sobre os concorrentes.  Atingir os objetivos de satisfazer as necessidades dos stakeholders de uma organização.

MUITO OBRIGADO