COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.

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SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
Transcrição da apresentação:

COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO A avaliação do desempenho do pessoal docente visa:  A melhoria da qualidade das atividades educativas das crianças e das aprendizagens dos alunos, das estratégias de intervenção com jovens e adultos com necessidades especiais, bem como a valorização e o desenvolvimento profissional dos docentes;  A melhoria da prática pedagógica;  A valorização e aperfeiçoamento individual;

OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO  Identificar as necessidades de formação do pessoal docente;  Detetar os fatores que influenciam o rendimento Profissional;  Promover o mérito;  Facultar indicadores de gestão;  Promover o trabalho de cooperação;

OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO  Promover o acompanhamento e supervisão da prática docente;  Valorização do trabalho e da profissão docente;  Responsabilização do docente quanto ao exercício da sua atividade profissional;

NATUREZA DA AVALIAÇÃO Componente EXTERNA Centra-se na dimensão científica e pedagógica; Através da observação de atividades educativas, aulas ou estratégias de intervenção; Por avaliadores externos. A avaliação é composta por duas componentes, uma interna e outra externa. Componente INTERNA Efetuada pelo estabelecimento de educação, de ensino, de instituição de educação especial e serviço técnico da Direção Regional de Educação; Realizada em todos os escalões.

A OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS, AULAS OU ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO É FACULTATIVA, EXCEPTO NOS SEGUINTES CASOS EM QUE É OBRIGATÓRIA PARA:  Docentes em período probatório;  Docentes integrados nos 2º e 4º escalões da carreira;  Para a atribuição da menção de Excelente, em qualquer escalão;  Docentes integrados na carreira que tenham obtido na última avaliação de desempenho a menção de Insuficiente.

CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA BOLSA DE AVALIADORES

BOLSA DE AVALIADORES  É constituída na dependência do Diretor Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa;  São responsáveis pela avaliação externa da dimensão científica e pedagógica do processo de avaliação de desempenho docente;

BOLSA DE AVALIADORES É composta por docentes de todos os grupos de recrutamento que cumulativamente:  Estejam integrados na carreira docente, preferencialmente no 5.º escalão ou superior;  Sejam titulares de formação em avaliação do desempenho docente, supervisão pedagógica ou com experiência profissional em supervisão pedagógica no âmbito da formação de docentes e com última avaliação do desempenho igual ou superior a Bom.

BOLSA DE AVALIADORES EXTERNOS É coordenada e gerida pelo Diretor Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa, a quem compete :  Desenvolver os procedimentos necessários à constituição e atualização da bolsa;  Calendarizar os procedimentos de avaliação externa respeitando os prazos expressamente indicados e divulgando aos intervenientes;  Afetar o avaliador externo a cada avaliado;  Apoiar os avaliadores e monitorizar o processo de avaliação externa;

BOLSA DE AVALIADORES EXTERNOS DA R.A.M. É constituída, até ao momento por um total de 323 docentes:  100 das creches, unidades de educação pré- escolar e 1ºciclo do ensino básico;  223 dos 2º, 3º Ciclos do ensino básico e ensino secundário;

A OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS, AULAS OU ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO COMPREENDE DOIS PERÍODOS DE AVALIAÇÃO: 1º Período – 01/01/2014 a 31/08/2014  Rececionados 257 requerimentos, sendo 232 obrigatórios(2º e 4º escalões) e 25 facultativos (restantes escalões). 2º Período – 01/09/2014 a 31/08/2015  Apresentados 678 pedidos, sendo 606 obrigatórios(2º e 4º escalões) e 72 facultativos (restantes escalões). Nota: Nota: Presentemente encontram-se afetos 140 avaliadores externos no universo de avaliados no 1º período.

BOLSA DE AVALIADORES EXTERNOS  Aos docentes afetos à função de avaliador externo que não estejam a exercer as funções em exclusividade, é concedida a redução até 2 tempos da componente não letiva de estabelecimento.  A partir do 2º avaliado, o avaliador beneficia de uma redução de 1 tempo da componente letiva, por cada avaliado atribuído.  Os avaliadores externos deverão ter pelo menos 2 avaliados atribuídos.

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DOS DOCENTES

 Procederá à aferição e acompanhamento das necessidades aferidas ao nível da componente externa da avaliação de desempenho do pessoal docente, ao nível técnico, pedagógico e formativo.

A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DOS DOCENTES É COMPOSTA POR:  1 docente da área da Educação;  1 docente de Educação Especial;  1 docente do 1º Ciclo do Ensino Básico  1 docente da área das Línguas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário;

A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DOS DOCENTES É COMPOSTA POR:  1 docente de Ciências Humanas e Sociais dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário;  1 docente da área das Ciências Exatas da Natureza e Tecnologias dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário ;  1 docente da área das Expressões dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.