Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

Concep ç ão e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância- Mara Regina Lemes De Sordi Faculdade de Educação UNICAMP.
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
EAN – EDUCACAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SC.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
PILAR Nº 03 – APRENDER A CONVIVER   ESPÍRITOS E HOMENS INTEGRAM-SE NAS REALIDADES EXISTENTES   CONVIVER COM RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E HARMONICAMENTE.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
FORMADORA : Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE – 2010
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia

XI Endip – Goiânia, maio de2002 Tema: Universalismo e Relativismo: desafios para as práticas escolares. Apresentado: Antônio Flávio Barbosa Moreira UFRJ

Entendendo o texto Currículo, Diferença Cultural e Diálogo.

1ºApresentando o estudo E ressaltando a importância do Multiculturalismo

FatoFato A sociedade cultural contemporânea é MULTICULTURAL.

MissãoMissão Identificar as diferenças, analisá-las e então, estimular o respeito, a tolerância e a convivência entre elas.

ObjetivoObjetivo Evitar que uma política da diferença destrua a construção de projetos comuns.

MensagemMensagem Podemos ter, com as diferenças culturais, a construção de grandes projetos que contribuirão para o crescimento de nosso país.

MensagemMensagem Estímulo ao diálogoEstímulo ao diálogo Estratégias pedagógicas adequadasEstratégias pedagógicas adequadas Atores estimulados e comprometidosAtores estimulados e comprometidos

MulticulturalismoMulticulturalismo Indica o “caráter plural” das sociedades ocidentais contemporâneas.

MulticulturalismoMulticulturalismo Condição inescapável do mundo atual, presente, sem volta, está aí.

MulticulturalismoMulticulturalismo Revela-se hoje uma temática quase obrigatória nas discussões sobre sociedade e educação.

Multiculturalismo Caráter plural O mundo responde de diferentes formas

MulticulturalismoMulticulturalismo Elementos importantes: Variedade de povosVariedade de povos RaçasRaças TradiçõesTradições CostumesCostumes

MulticulturalismoMulticulturalismo Elementos importantes: SistemasSistemas TendênciasTendências GostosGostos Interesses políticos,Interesses políticos, econômicos e econômicos e sociais. sociais.

MulticulturalismoMulticulturalismo Elementos importantes: Definições conflitantes de mundo socialDefinições conflitantes de mundo social Relações de poder – papel crucial auxiliando a conformar o modo como o indivíduo, grupo e instituições reagem à realidade cultural.Relações de poder – papel crucial auxiliando a conformar o modo como o indivíduo, grupo e instituições reagem à realidade cultural.

MulticulturalismoMulticulturalismo Todos esses elementos e muito mais, têm de ser levados em consideração nesse mundo em que vivemos hoje.